fbpx

TIPOS DE ERRO NO EXCEL

Quais os tipos de erro você pode cometer

Tipos de Erro no Excel

Considerando que todo mundo cometa algum erro no Excel, pelo menos que a gente saiba os tipos de erro no Excel que podem existir.

A lista a seguir apresenta quais são os tipos de erro no Excel mais comuns, e apresenta alternativas para eliminá-los / reduzí-los.

Vamos a eles:

Erro #DIV/0

Este é o mais comum de todos. Acontece quando você divide algum valor por zero. Por exemplo quando você insere a fórmula =45/0 ela retorna este erro.

Como resolver:
Você pode usar uma função SE para determinar se o denominador é zero ou então usar uma função SEERRO para tratar qualquer tipo de erro:

tipos de erro no excel

Erro #NOME?

Há 3 motivos possíveis para este erro:

  1. Escrever o nome da função errado
  2. Inserir algum argumento errado
  3. Utilizar um nome definido errado ou que não exista

Como resolver:

No caso de fórmulas, utilize o assistente de função ou então ao escrevê-la, verifique se o nome que o Excel estiver sugerindo corresponde ao que você está digitando. Isso também vale para os nomes definidos.

Ao escrever a fórmula o Excel sugere o texto. Se quiser, use a seta do teclado até chegar ao nome / função e pressione a tecla TAB para escolher o nome /função; desta forma você minimiza a chance de erro.

tipos de erro no excel

tipos de erro no excel

Erro #N/D

De todos os tipos de erro no Excel este é o mais chato, já que está associado ao uso das funções de pesquisa, PROCV / PROCH / CORRESP. O erro #N/D surge quando o valor buscado não existe na lista de origem.

Por exemplo, você procura o código A-1 em uma lista mas existe o A/1. Eventualmente o valor procurado realmente não existe; neste caso o ideal é tratar o erro para que ele não apareça na planilha.

Como resolver:

Se o valor deveria existir, você pode criar uma validação de dados para impedir que alguém digite o dado de forma errada. Se o dado pode não existir,  você pode tratar a fórmula para que o erro não apareça (clique na imagem para ver maior):

Erro #NULO!

Este é um erro raro. Quando você usa operadores incorretos nas células você vê este erro. Por exemplo =SOMA(A1:A8 B3:B9) retorna #NULO! Porque não há nenhum separador entre as duas referências.

Como resolver:

Certifique-se que os intervalos estão sendo mencionados corretamente. Na dúvida, utilize o assistente de função (a tecla de atalho é SHIFT F3).

 

Erro #NÚM!

Este é um erro que você quando sua fórmula retorna um número maior do que o Excel pode representar. Você pode ver este erro, por exemplo, quando insere a fórmula =(435643^56904837283).

Ele também surge em cálculos coma função TAXA e TIR, quando ele não é capaz de calcular a resposta.

Como resolver:

Simples, não use números tão grandes ou divida suas fórmulas para que os números fiquem curtos.

No caso de cálculos usando as funções TIR e /ou TAXA você pode tentar corrigir melhorando a quantidade de iterações. Para isto vá em ARQUIVO > OPÇÕES > FÓRMULAS e em OPÇÕES DE CÁLCULO, marque a opção HABILITAR CÁLCULO INTERATIVO:

 

Erro #REF!

Esta é uma das mais comuns mensagens de erro que você vê quando sua planilha está cheia de fórmulas. Você vê o erro #REF! Quando um dos parâmetros da fórmula é uma célula inválida. Por exemplo, você insere a fórmula =SOMA(A1;C6) e exclui a coluna C você verá este erro.

Se você utiliza a função DESLOC ele poderá mostrar este erro no caso do intervalo de resposta estiver fora do intervalo do Excel.

Como resolver:


Primeiro pressione CTRL + Z e desfaça as ações que você tem realizou. E então repensar se existe uma maneira melhor para escrever a fórmula ou executar a ação (excluindo células).

Erro #VALOR!


Este erro é mostrado quando você usa texto nos parâmetros da fórmula quando é esperado números como por exemplo, =SOMA(“AS”;”GU”).

Como resolver:
Certifique-se de sua fórmula tem parâmetros com tipos de dados corretos. Se você estiver usando funções que trabalham com números (como soma), os parâmetros devem ser números.

Erro #####

Ocorre quando fazemos cálculos usando horas e o resultado é um número de horas negativo (verifique antes se não é apenas a largura da coluna pequeno para o resultado).

Como resolver:

Quando fizer cálculos com horas inclua nele a data, porque desta forma você nunca terá um número negativo (há uma explicação sobre isto aqui).

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

quatro motivos para voce parar de usar o procv

quatro motivos para voce parar de usar o procv

Já são 40 anos de idade O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!). Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em...

ler mais
Como utilizar a Função Filtro

Como utilizar a Função Filtro

Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel. Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios. Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de...

ler mais

Função PROCX

Como usar a função PROCX Recentemente a Microsoft incluiu uma nova função em seu arsenal de funções de procura a referência, a função PROCX. Além de servir como um substituto para o famoso PROCV, ela também utiliza a nova funcionalidade, que é apresentar a resposta em...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube