TIPOS DE ERRO NO EXCEL

Quais os tipos de erro você pode cometer

Tipos de Erro no Excel

Considerando que todo mundo cometa algum erro no Excel, pelo menos que a gente saiba os tipos de erro no Excel que podem existir.

A lista a seguir apresenta quais são os tipos de erro no Excel mais comuns, e apresenta alternativas para eliminá-los / reduzí-los.

Vamos a eles:

Erro #DIV/0

Este é o mais comum de todos. Acontece quando você divide algum valor por zero. Por exemplo quando você insere a fórmula =45/0 ela retorna este erro.

Como resolver:
Você pode usar uma função SE para determinar se o denominador é zero ou então usar uma função SEERRO para tratar qualquer tipo de erro:

tipos de erro no excel

Erro #NOME?

Há 3 motivos possíveis para este erro:

  1. Escrever o nome da função errado
  2. Inserir algum argumento errado
  3. Utilizar um nome definido errado ou que não exista

Como resolver:

No caso de fórmulas, utilize o assistente de função ou então ao escrevê-la, verifique se o nome que o Excel estiver sugerindo corresponde ao que você está digitando. Isso também vale para os nomes definidos.

Ao escrever a fórmula o Excel sugere o texto. Se quiser, use a seta do teclado até chegar ao nome / função e pressione a tecla TAB para escolher o nome /função; desta forma você minimiza a chance de erro.

tipos de erro no excel

tipos de erro no excel

Erro #N/D

De todos os tipos de erro no Excel este é o mais chato, já que está associado ao uso das funções de pesquisa, PROCV / PROCH / CORRESP. O erro #N/D surge quando o valor buscado não existe na lista de origem.

Por exemplo, você procura o código A-1 em uma lista mas existe o A/1. Eventualmente o valor procurado realmente não existe; neste caso o ideal é tratar o erro para que ele não apareça na planilha.

Como resolver:

Se o valor deveria existir, você pode criar uma validação de dados para impedir que alguém digite o dado de forma errada. Se o dado pode não existir,  você pode tratar a fórmula para que o erro não apareça (clique na imagem para ver maior):

Erro #NULO!

Este é um erro raro. Quando você usa operadores incorretos nas células você vê este erro. Por exemplo =SOMA(A1:A8 B3:B9) retorna #NULO! Porque não há nenhum separador entre as duas referências.

Como resolver:

Certifique-se que os intervalos estão sendo mencionados corretamente. Na dúvida, utilize o assistente de função (a tecla de atalho é SHIFT F3).

 

Erro #NÚM!

Este é um erro que você quando sua fórmula retorna um número maior do que o Excel pode representar. Você pode ver este erro, por exemplo, quando insere a fórmula =(435643^56904837283).

Ele também surge em cálculos coma função TAXA e TIR, quando ele não é capaz de calcular a resposta.

Como resolver:

Simples, não use números tão grandes ou divida suas fórmulas para que os números fiquem curtos.

No caso de cálculos usando as funções TIR e /ou TAXA você pode tentar corrigir melhorando a quantidade de iterações. Para isto vá em ARQUIVO > OPÇÕES > FÓRMULAS e em OPÇÕES DE CÁLCULO, marque a opção HABILITAR CÁLCULO INTERATIVO:

 

Erro #REF!

Esta é uma das mais comuns mensagens de erro que você vê quando sua planilha está cheia de fórmulas. Você vê o erro #REF! Quando um dos parâmetros da fórmula é uma célula inválida. Por exemplo, você insere a fórmula =SOMA(A1;C6) e exclui a coluna C você verá este erro.

Se você utiliza a função DESLOC ele poderá mostrar este erro no caso do intervalo de resposta estiver fora do intervalo do Excel.

Como resolver:


Primeiro pressione CTRL + Z e desfaça as ações que você tem realizou. E então repensar se existe uma maneira melhor para escrever a fórmula ou executar a ação (excluindo células).

Erro #VALOR!


Este erro é mostrado quando você usa texto nos parâmetros da fórmula quando é esperado números como por exemplo, =SOMA(“AS”;”GU”).

Como resolver:
Certifique-se de sua fórmula tem parâmetros com tipos de dados corretos. Se você estiver usando funções que trabalham com números (como soma), os parâmetros devem ser números.

Erro #####

Ocorre quando fazemos cálculos usando horas e o resultado é um número de horas negativo (verifique antes se não é apenas a largura da coluna pequeno para o resultado).

Como resolver:

Quando fizer cálculos com horas inclua nele a data, porque desta forma você nunca terá um número negativo (há uma explicação sobre isto aqui).

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como calcular o VPL – Valor Presente Líquido

COMO CALCULAR O VPL O que é o VPL - Valor Presente Líquido Neste artigo você aprenderá a calcular o VPL. Valor Presente líquido é um dos cálculos mais comuns em finanças. Com ele podemos determinar valores de empresas, saber o valor de retorno de um projeto dentre...

ler mais

Função Valor Futuro (VF) no Excel

O QUE É E COMO UTILIZAR A FUNÇÃO VALOR FUTURO (VF) NO EXCEL A função valor futuro, como o próprio nome diz, calcula um determinado valor monetário em uma data futura, aplicando-se uma taxa de juros qualquer. Para fins de exemplo, imagine que você pretenda aplicar...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me