Curso: Visualização de Informação no Excel

infovis

Apresentação do Curso de Visualização de Informação no Excel

Todos já percebemos que temos à nossa disposição um vasto oceano de dados para serem analisados. E que cresce a cada dia. Suspeitamos também que não é este o problema.

O problema principal reside na seguinte questão: “como mostrar estes dados de forma a facilitar a análise da informação?”.

Nos últimos 8 anos, desde quando criamos o curso de dashboards no Excel em 2005, aqui no Brasil, tenho me deparado com dúvidas imensas dos alunos sobre a melhor forma de se visualizar as informações.

Como o foco do curso de dashboards é um produto, o Dashboard, ficávamos concentrados na sua construção, e várias discussões bastante ricas não podiam ser mais aprofundadas devido ao escopo do treinamento.

Tendo amadurecido minhas ideias em relação à dashboards, e com o lançamento de meu livro previsto para este ano, resolvi pisar em um terreno mais espinhoso, o da visualização de informação, ou infovis.

Este curso serve para cobrir esta necessidade de deixarmos “fluir” mais as discussões a respeito de como visualizar a informação. Não vamos criar um produto final, e sim, desenvolver técnicas para visualizar os mais variados tipos de informação.

Por isso, este treinamento pode ser considerado um complemento do nosso curso de Dashboards.

O que é este curso?

Este treinamento tem o foco de ensinar aos profissionais a forma de apresentar melhor os dados e oferecer novos ângulos para sua análise.

Em geral, os profissionais que fazem análise de dados em Excel tendem a ficar engessados nas visualizações óbvias (e muitas vezes ruins), que o Excel oferece.

Pergunto a você: quantas vezes você ficou tentado a colocar um gráfico de velocímetro em um relatório? Ou fazer um gráfico 3D?

Ora, o gráfico de pizza / rosca (base para o velocímetro), foi criado no séc XIX. Que volume de dados tínhamos naquela época? E agora?

Por isso digo que ficamos engessados naquelas visualizações óbvias.

Neste curso, você terá que quebrar paradigmas, pois mostraremos formas simples e realmente efetivas de visualização de dados.

Você entenderá a relevância da percepção visual na criação de relatórios. Conhecerá as técnicas analíticas e saberá escolher aquela mais relevante para a informação que deseja apresentar.

Usando o Excel , claro.

O que este curso NÃO É

Não é um curso de Dashboard. Se você precisa fazer um produto, que seja rápido, fácil de atualizar, procure nosso treinamento específico de Dashboard. Infelizmente nosso curso teve seu temário copiado, então tome cuidado com o que encontrar por aí.

Não é um curso puro de infovis, já que vamos utilizar o Excel. Então se você já é um usuário avançado de infovis e quer técnicas sofisticadas, não é seu curso.

Não é um curso de Excel avançado. Vamos utilizar o Excel como meio de visualizar informação, mas não vamos apresentar recursos de Excel. Apenas mostraremos como usar o Excel para montar as visualizações. Se quiser um treinamento de Excel Avançado, procure nossos outros treinamentos (vale o mesmo conselho dado para o curso de Dashboards: cuidado com o que tem por aí).

Não é um curso de estatística. Não vamos ensinar a selecionar dados. Partiremos de dados já selecionados/filtrados.

Público Alvo

Profissionais de empresas que montem relatórios e precisem visualizar informação.

Pré-requisito

Apesar de não se rum curso de Excel avançado, recomendamos que os participantes sejam usuários com intimidade com a ferramenta. Que criar gráficos seja uma atividade comum em seu dia-a-dia.

Temário

1. O que é visualização da informação?

  • Origens
  • Evolução
  • Ferramentas disponívei
  • Habilidades básicas de profissionais de infovis

2. Pré requisitos para se analisar dados

3. A importância de um bom dataset

4. A percepção visual

  • Como funciona
  • Os limites da memória e como superá-los
  • A importância dos blocos de informação
  • Transformando dados abstratos em dados visíveis
  • Erros de percepção e como influenciam nossas visualizações

5. As análises típicas de informação

  • Série temporal
  • Pedaço do todo
  • Distribuição
  • Correlação
  • Multivariada
  • Desvios
  • Exemplos de cada um no Excel

6. Discussão sobre exemplos trazidos pelos alunos

  • Traga seu exemplo, vamos discuti-los e compartilhar experiências

7. E o que temos além do Excel?

  • Apresentação de algumas ferramentas GRATUITAS para visualização

Carga horária

8 horas

Devido à natureza do treinamento, o número de vagas é limitado. Inscreva-se já.

Viewsion = Infovis+Excel

Curso Oferecido pela nossa unidade de negócio VIEWSION, especializada em Visualização de Informação aplicada às planilhas

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

JOGO DOS 13 ERROS

Ache todos os erros neste gráfico

Baixe GRÁTIS o PDF mostrando os 13 erros mais comuns cometidos por quem cria gráficos no Excel.

Confirmado! Acesso agora sua caixa com o link para seu PDF