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Como criar dashboards profissionais no powerbi

APRESENTAÇÃO

 

Há pouco mais de 5 anos a Microsoft entrou no mercado de “Self-Service Business Intelligence” com o lançamento do PowerBI.

Significa que o usuário final agora tem o poder de fazer suas próprias análises de dados e definir de que forma suas informações deverão ser apresentadas a partir de bases de dados dos mais variados formatos.

Por conta desta “onda” houve uma demanda enorme pelos profissionais em saber utilizar corretamente essa ferramenta. Por isso desenvolvemos este treinamento. Mas por um motivo que não é o PowerBI.

É porque os profissionais estão se tornando especialistas em PowerBI, o que é um erro.

Falemos de outra ferramenta, o PowerPoint. Que tal se tornar especialista em PowerPoint?

Quem você acha que se destaca mais, o especialista em PowerPoint ou o especialista em apresentações? (que justamente por isso também domina a ferramenta)

Está acontecendo o mesmo com o PowerBI. Muitos profissionais estão buscando se “especializar” em uma ferramenta, sem perceber que ela é apenas o meio para se fazer um Dashboard, que em sua essência é oferecer informações para uma tomada de decisão.

Se você quer se “especializar” em uma ferramenta, você está dominando 20%, 30% do processo de elaboração de um Dashboard. Para um profissional “montador de dashboards” é suficiente, porque ele apenas vai construir o que mandarem ele construir.

Mas há uma fração (pequena, infelizmente) de profissionais que já perceberam e entenderam o contexto da ferramenta no processo de criação de um relatório.

E é para esse tipo de profissional que este curso foi montado. Não é um curso de tutoriais apenas, é uma formação em Dashboards Profissionais no PowerBI.

Estou trazendo o mesmo método e as mesmas técnicas que uso desde que criei um curso de Dashboards Profissionais no Excel aqui no Brasil, há mais de 10 anos. Só que nesse caso, adaptado para outra ferramenta.

Não dá para colocar 2/3 do processo de criação de Dashboards como uma nota de rodapé ou uma postagem genérica de site. Você precisa incorporar essas técnicas na construção de um Dashboard.

Toda a bagagem técnica e teórica de Dashboard permanece a mesma no PowerBI, afinal de contas estamos falando de um processo. O que muda é a ferramenta: pode ser Excel, PowerBI, Tableau, GDS etc.

Obviamente não é um curso teórico. Ele será 100% prático e você vai aprender sobre a ferramenta tanto quanto em cursos de tutoriais de PowerBI. Só que também compreenderá toda a técnica de criação de Dashboards Profissionais.

OBJETIVOS

 

Depois de participar deste treinamento você estará capacitado/a a:

 

  • Escolher as melhores visualizações disponíveis para cada tipo de informação;
  • Definir as principais informações a serem apresentadas no Dashboard com base no objetivo daquele relatório e na persona que irá vê-lo;
  • Escolher fontes, as cores mais poderosas para aquele tipo de informação (e sem parecer infantil);
  • Criar um storytelling poderoso a partir do relatório criado e de recursos do próprio PowerBI;
  • Importar dados de diversas fontes de dados (Excel, Txt, Diretórios, Web, SQL etc.) para o PowerBI;
  • Realizar higienização de dados (limpeza, consolidação, eliminação de dados etc.) através da ferramenta do PowerBI chamada PowerQuery;
  • Realizar cálculos diversos em suas bases (variações, acumulados, filtros) através do recurso DAX;
  • Criar colunas e tabelas adicionais para melhorar a capacidade de análise dos dados já existentes;
  • Fazer análises diversas nos dados importados;
  • Criar filtros diversos em páginas e relatórios;
  • Compartilhar os relatórios e painéis;
  • Criar os chamados “aplicativos” dentro do PowerBI para disponibilização a outras pessoas;
  • Importar visualizações diretamente do marketplace do PowerBI.

 Serão construídos diversos relatórios diferentes ao longo do treinamento, dos mais simples aos mais sofisticados.

IMPORTANTE: VOCÊ NÃO PRECISA SABER RIGOROSAMENTE NADA DE POWERBI, SAÍREMOS EXATAMENTE DO ZERO.

Mande-me mais informações

6 + 14 =

Público Alvo

Profissionais que queiram aprender a criar Dashboards Profissionais usando o PowerBI e não querem apenas dominar a ferramenta.

Estudantes que queiram agregar um conhecimento de ponta a seus curricula.

Profissionais em recolocação que desejam adicionar um diferencial a seus curricula e melhorarem sua empregabilidade.

TEMÁRIO

MÓDULO 1 – Visualização de Informação

 O que é visualização da informação?

  • Origens
  • Evolução
  • Ferramentas disponíveis

Análise Exploratória e Explanatória de dados

  • A importância de cada uma delas
  • Você sabe o que está fazendo?

 A percepção visual

  • Como funciona
  • Memória de Curto e Longo Prazo
    • A Lei de Miller
  • A importância dos atributos pré-atentivos na visualização (com exemplos de uso no Excel)
    • Forma
    • Cor
    • Posição
    • Movimento
  • Propriedades Visuais
    • Localização
    • Tamanho
    • Área
    • Forma
    • Cor
    • Orientação
  • Os princípios da Gestalt aplicada à visualização de informação (com exemplos no PowerBI)
    • Proximidade
    • Similaridade
    • Fechamento
    • Área Comum
    • Continuidade
    • Conexão
    • Figura e Fundo
    • Simplicidade
  • O risco da “carga cognitiva” em visualizações e como minimizá-lo

As análises típicas de informação

  • Comparação
  • Linha de Tempo
  • Proporção
  • Distribuição
  • Relacionamento
  • Localização
  • Pedaço do Todo
  • Incerteza / Desvios

MÓDULO 2 – Anatomia do PowerBI

O PowerBI

  • O que é um “self-service” BI?
  • Diferenças entre o PowerBI Desktop e PowerBI Online
  • Diferenças entre o PowerBI gratuito e o PowerBI pago
  • As versões pagas do PowerBI: similaridades e diferenças

 Visão geral da interface do PowerBI Desktop e Online

  • O que são Conjunto de dados?
  • O que são Relatórios?
  • O que são Painéis?
  • O que são Aplicativos?
  • Principais telas e menus

MÓDULO 3 – Carga e Modelagem dos Dados

Importação de dados

  • Os tipos de dados que podem ser importados pelo PowerBI
  • Exemplos de importação de dados em Excel, TXT, Web, Pasta, dentre outros

Manipulação dos Dados

  • Higienização de dados importados com a ferramenta de PowerQuery:
    • Inclusão e Exclusão de colunas
    • Inclusão e exclusão de linhas
    • Separação e mesclagem de colunas
    • Eliminação de espaços vazios e caracteres indesejados
    • Substituição de dados
    • Promoção de linhas a cabeçalhos
    • Transposição de tabelas
    • Remoção de duplicatas
    • Transformação de textos em números e vice-versa
    • Dentre outros tipos de ajustes
  • Filtragem de dados
  • Edição de consultas
  • Relacionamento entre tabelas
  • Criação de tabelas a partir de dados inseridos manualmente 

Criação de medidas (DAX)

  • O que é contexto e sua importância dentro do PowerBI
  • Contexto de Filtro e Contexto de Linha
  • Criando medidas simples
  • As 40 funções que todo profissional deve conhecer
  • Você aprenderá a utilizar 40 das funções mais relevantes do PowerBI das mais variadas categorias: Data/Hora, Matemáticas, Filtro, Tempo etc.

MÓDULO 4 – Criação do Relatório

Configurando o relatório

  • Definindo tamanho de página
  • Inserindo imagens e cores de fundo
  • Como utilizar a ferramenta de temas
  • Inserindo, ocultando e excluindo relatórios

 Criando visualizações no PowerBI (e em que situações cada uma deve ser utilizada)

  • Gráfico de Colunas (normal, empilhada e 100% empilhada)
  • Gráfico de Barras (normal, empilhada e 100% empilhada)
  • Gráfico de Linhas
  • Gráfico de área (normal e empilhada)
  • Gráfico combinado linha x coluna
  • Gráfico de dispersão
  • Treemap
  • Mapas
  • Tabela
  • Matriz
  • Mapas de cores
  • Cartão (simples e múltiplo)
  • KPI
  • Árvore Hierárquica
  • Como importar novos visuais

 Princípios de Design aplicados na criação de Relatórios no PowerBI

  • Hierarquia Visual
  • Fontes
    • Técnicas para escolher as melhores fontes
    • Como combinar fontes
  • Cores
    • Definindo paleta de cores para dados categóricos, divergentes e sequenciais

MÓDULO 5 – Adicionando interatividade ao relatório

Como filtrar dados

  • Como funciona a filtragem de dados nos relatórios
  • Como configurar filtragem “realce” e a filtragem “normal”
  • Como NÃO filtrar determinadas visualizações
  • Como aplicar filtragem de relatórios
  • Como aplicar filtragem de páginas
  • Como aplicar filtragem de detalhe
  • Utilizando a ferramenta de segmentação de dados e de linha do tempo

Utilização do recurso de indicadores (bookmarks)

  • O que são
  • Utilizando imagens e botões para os indicadores
  • Como criar uma apresentação através da utilização dos indicadores
  • Mostrando e ocultando visualizações
  • Dando destaque a determinadas visualizações

Como analisar detalhes (drill-down)

  • As formas de detalhamento existentes
  • Como funciona o detalhamento automático
  • Como criar detalhamentos manuais

    MÓDULO 6 – Compartilhamento e Atualização do Relatório

    Como funciona a atualização dos dados

    • No PowerBI Desktop e no PowerBI Online
    • Utilização do “gateway” de dados
    • Cuidados a serem tomados

    Exportando o Relatório

    • Como adicionar componentes a painéis online
    • Como compartilhar relatórios e painéis e suas diferenças
    • Como criar espaços de trabalho compartilhados (aplicativos)
    • Como limitar o acesso aos painéis
    • Como excluir um compartilhamento

    Como será o curso de PowerBi Essencial ao Vivo

    Ele será realizado ao vivo pela plataforma Zoom. Os participantes receberão o link da sala um dia útil antes do início do treinamento.

    Caso não possa assistir no dia e hora deixaremos os vídeos disponíveis por 3 meses a partir do início do treinamento.

    Será criado um grupo exclusivo no whatsapp onde os participantes poderão trocar ideia e esclarecer dúvidas.

     

    Pré-Requisitos

    Você precisará de:

     Notebook / Computador com acesso à internet

    • Fone de ouvidos 😉
    • PowerBi desktop instalado no micro
    • Arquivos de treinamento (enviaremos 2 dias úteis antes do início do treinamento)
    • Dados de login e senha ao PowerBI Online (enviaremos 2 dias úteis antes do início do treinamento)
    • Plugin do Zoom instalado (enviaremos 2 dias úteis antes do início do treinamento)

    DATA E HORÁRIO

    MANDE-ME MAIS INFORMAÇÕES

    2 + 3 =

    DATAS: 26/junho, 3/julho, 10/julho, 17/julho  e 24/julho (5 sábados),

    HORÁRIO: das 8h30 às 13h (haverá 10 minutos de intervalo durante as aulas).

    O curso será online pelo Zoom e os participantes terão acesso às aulas gravadas por 3 meses após o treinamento).

    Investimento:

    Lote 1: R$1.990 para inscrições pagas até 28 de maio (podendo ser parceladas em até 5x sem juros ou em até 12x com juros no cartão de crédito)

    Lote 2: R$2.190 para inscrições pagas até 13 de junho (podendo ser parceladas em até 5x sem juros ou em até 12x com juros no cartão de crédito)

    Lote 3: R$2.490 para inscrições pagas depois de 13 de junho (podendo ser parceladas em até 12x com juros no cartão de crédito).

    Para assegurar o bom atendimento às dúvidas, a turma terá número limitado de participantes, e está sujeita a quórum mínimo.

    Esse valor inclui:

    • Acesso às 5 aulas online
    • 3 meses de acesso à gravação das aulas
    • Apostila digital com todos o conteúdo do treinamento
    • Acesso ao OneDrive com todas as bases relatórios criados ao longo do treinamento
    • Solução de dúvidas permanente e diretamente com o Fábio Vianna (não é com o suporte, é diretamente com o consultor), via WhatsApp ou e-mail
    • 60 dias de utilização do PowerBI Pro
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