fbpx

6 formas de usar o preenchimento relâmpago

O que é o preenchimento relâmpago

O preenchimento relâmpago é um dos recursos mais curiosos e inovadores do Excel, já que ele é capaz de inferir um determinado resultado a partir de exemplos.

Normalmente no Excel precisamos a partir de um exemplo definir uma regra e construí-la usando funções. O preenchimento relâmpago precisa apenas dos exemplos que ele mesmo será capaz de inferir os próximos resultados.

Como sempre digo nos meus treinamentos: se você conhece a regra é capaz de achar uma solução. O flash fill “descobre” a regra.

A desvantagem é que ele não insere na célula a regra que ele utilizou, mas tirando isso ele é extremamente útil simplificando processos em que precisemos juntar, separar textos, alterar valores etc.

Mostraremos a seguir 6 exemplos de como usar o preenchimento relâmpago

Exemplo1 de como usar o preenchimento relâmpago

Aqui vamos usar o preenchimento relâmpago para trazer a 1ª palavras de uma frase. Veja:

Para usarmos o preenchimento relâmpago basta digitarmos nas primeiras células o que queremos trazer. NO exemplo acima vamos digitar CADA, CAIU e já veremos a sugestão:

Note que ele trará tudo já em maiúsculas, pois foi assim que colocamos nossos exemplos. Para aceitar a sugestão basta dar ENTER.

Se ele não mostrar a sugestão selecione as células de exemplo mais as células em branco, vá em DADOS e clique no botão do PREENCHIMENTO RELÂMPAGO (ou pressione CTRL E):

Além disso o Excel mostra na barra inferior esquerda a informação de quantas células foram alteradas pelo preenchimento relâmpago, e se você clicar na mensagem ele irá selecioná-las.

Exemplo 2: Juntar (concatenar células)

Vamos unir o texto1 com o texto 2, colocando entre elas uma vírgula:

Exemplo 3: Criar uma data

Abaixo vamos pegar o número do ano e transformar em uma data válida na forma 31/dezembro daquele ano. No meu caso ele não sugeriu as datas automaticamente. Mas não tem problema, basta selecionar as 2 células de exemplo e pressionar CTRL E:

E ele mostra o aviso:

Exemplo 4: Converter valores

Vamos usar o preenchimento relâmpago para converter os valores da coluna A para mostrá-los com o sinal de R$ e o M de milhares:

Importante: nesse caso a coluna b não tem mais valor, pois eles foram convertidos em texto. Use com cuidado pois os dados da coluna b não são mais números.

 Exemplo 5: Extrair somente números do texto

Queremos que ele traga somente os valores ditribuídos ao longo do texto:

Exemplo 6: Formatar números

 Abaixo vamos usar o preenchimento relâmpago para aparecer em formato de números de telefone:

Tem várias outras possibilidades. Como gosto de dizer: pague para ver e teste, antes de achar / dizer que lele não é capaz de fazer!

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

função SUMX

Função SUMX A função SUMX é uma função faz uma soma, mas ao contrário da função SUM ela soma valores a partir da leitura de cada uma das linhas de uma determinada tabela. Depois que explicar vai ficar mais simples de entender 🙂 No exemplo a seguir queremos calcular o...

ler mais

função FILTER

Função FILTER A função FILTER filtra tabelas com base em determinados critérios e posteriormente as medias utilizam esse filtro. Quer dizer que essa função não funciona "sozinha", ela precisa de uma outra função. Normalmente a função CALCULATE ou as funções "X" a...

ler mais

função COALESCE

Função COALESCE A Microsoft periodicamente atualiza o PowerBI não só com novos visuais mas também com novas funções. A função COALESCE é uma função recente, tendo sido lançada no 1º semestre de 2020. Basicamente é uma função condicional mas que avalia somente se...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube