fbpx

4 motivos para você parar de usar o procv hoje

Já são 40 anos de idade

O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!).

Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em aprender a usar uma função velha. Antiga. Desatualizada.

Você pode dizer que a função soma também tem 40 anos e não é por isso que deixamos de usá-la. Sim, mas veja que atualmente a usamos somente em situações bem simples. Qualquer soma “diferente” já partimos para o SOMASES, tabelas dinâmicas etc.

Vamos parar de lero-lero e se achegue. Mostrarei 4 motivos supimpas para vosmecê parar de usar o PROCV (o moribundo e cafona).

Motivo 1 para você parar de usar o PROCV

ELE SÓ OLHA PARA UM LADO

Você precisa ter sorte para usar o PROCV, porque só conseguirá pesquisar informações para a direita do chamado valor_procurado.

Se os itens estiverem à esquerda dançou. Vai precisar fazer a famosa gambiarra.

Veja o exemplo a seguir. Temos a lista de tripulantes da nave Nostromo, em Alien. Tirando a Ripley e o gato, todo mundo morreu e a ordem é exatamente a ordem em que morreram.

Se eu quiser pesquisar o nome completo do personagem a partir da ordem em que foi morto, OK. Meu procv ficaria assim:

 

Agora, se eu tiver o Nome e quiser saber o nome completo já não consigo, porque o PROCV só pesquisa colunas à direita da coluna de índice.

Para pesquisarmos isso usando o PROCV precisaríamos fazer alguma gambiarra. E convenhamos, se estamos falando de uma planilha PROFISSIONAL não dá para pensar nisso…

Motivo 2 para você parar de usar o PROCV

BUSCA DINÂMICA DE COLUNAS

No exemplo acima definimos que queremos a coluna de Nome Completo. Mas e se precisarmos buscar várias colunas? A tabela a seguir mostra o público total de filmes brasileiros por estado de origem do filme no ano de 2015.

Se quisermos buscar os dados de um determinado estado e de todas as datas o nosso PROCV não poderá ter uma coluna fixa dentro dele:

 

Veja que o argumento do número de coluna é 2 porque queremos o valor de janeiro. Mas e se quisermos copiar a fórmula para trazer todos os anos?

Cansei de ver profissional (sic) fazer isso:

 

O cidadão colocava os números de coluna numa célula e vinculava o PROCV a ele. Mas ficava pior: muitos pintavam a fonte de branco para ninguém ver…

Ou então coloca a função COL () dentro do PROCV. Faz gambiarra mas não consegue parar de usar o PROCV

O COL () – 1 vai trazer a coluna de janeiro, já que a coluna onde a fórmula está é a coluna C (3). Como janeiro na tabela está na coluna B basta subtrair 1 da coluna onde a fórmula está.

Não é ERRADO, afinal de contas a resposta estará correta. Mas é preciso ter cuidado, porque se aparecer uma coluna a mais em algum lugar já não será mais 1 de subtração. Então o modelo terá um cuidado a mais, o de verificar a fórmula sempre que aparecer uma nova coluna. Em um modelo profissional o quanto menos de checagens que precisarmos fazer, melhor…

Motivo 3 para você parar de usar o PROCV

BUSCA NA VERTICAL

O “V” do PROCV significa “vertical”, isto é, ele pesquisa da linha superior para baixo. Mas não procura para o lado. Se quisermos buscar para o lado, precisaremos usar o PROCH.

No exemplo a seguir não queremos escolher o estado, queremos escolher a data. Já sabemos que os dados serão sempre de SP, só queremos alternar as datas. PROCV não funciona. 

 

 

Motivo 4 para você parar de usar o PROCV

“MINDSET”

Albert Maslow (o da pirâmide) cunhou uma frase “Se você é um martelo você tenderá a ver tudo como um prego”.

Na verdade, o GRANDE problema de se querer a todo custo aprender PROCV está no teu mindset. “Todo mundo” usa o PROCV.

Muitas planilhas usadas em empresas já existem há anos e são usadas por diversos profissionais. Muitas foram construídas há 5, 6 anos e por isso utilizam ferramentas daquela época.

Elas nunca passaram por um upgrade, porque afinal de contas elas funcionam bem. É como se fôssemos voltar à Lua usando o computador usado na Apollo XI. Bom, eles funcionavam e levaram o homem até lá, não é mesmo? Para que fazer upgrade?

Então muitos profissionais querem aprender a usar o PROCV para lidar com planilhas desatualizadas. E pior: quando criarem planilhas, como só conhecem as funções arcaicas eles colocarão nas novas planilhas…as funções antigas.

E se você acha que vai ser promovido, ganhar mais e ser reconhecido por conhecer PROCV lamento informar, mas você está se nivelando por baixo e está basicamente sendo um martelo. Como você quer se destacar fazendo exatamente o que “todo mundo” faz?

Há alguns anos o Excel dispõe de uma função MUITO MELHOR e que resolve todos os problemas apresentados nesse texto. Ela é o PROCX. E se você nunca ouviu falar, que bom! Provavelmente quase ninguém na sua empresa conhece.

Lembre sempre disto: não estamos falando de conhecer um monte de funções. É a técnica de modelagem, a forma de pensar a criação de planilhas!

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

função SUMX

Função SUMX A função SUMX é uma função faz uma soma, mas ao contrário da função SUM ela soma valores a partir da leitura de cada uma das linhas de uma determinada tabela. Depois que explicar vai ficar mais simples de entender 🙂 No exemplo a seguir queremos calcular o...

ler mais

função FILTER

Função FILTER A função FILTER filtra tabelas com base em determinados critérios e posteriormente as medias utilizam esse filtro. Quer dizer que essa função não funciona "sozinha", ela precisa de uma outra função. Normalmente a função CALCULATE ou as funções "X" a...

ler mais

função COALESCE

Função COALESCE A Microsoft periodicamente atualiza o PowerBI não só com novos visuais mas também com novas funções. A função COALESCE é uma função recente, tendo sido lançada no 1º semestre de 2020. Basicamente é uma função condicional mas que avalia somente se...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube