CÁLCULO DE HORAS NO EXCEL

O cálculo de horas no Excel

Criaremos uma planilha de cálculo de horas no Excel com trabalhadas e valor a receber, conforme exemplo abaixo.

Note que nela é FUNDAMENTAL que as horas sejam inseridas como tal, isto é, com os dois pontos separando horas dos minutos. Se não for assim, o Excel não irá conseguir fazer o cálculo de horas no Excel.

horas001-300x268

Primeiro precisamos calcular a quantidade de horas trabalhadas. Considerando a parada teremos que somar os dois períodos trabalhados.

Note que basta calcular a diferença entre as horas de saída e de entrada, já que, para o Excel, a hora nada mais é do que um número que vai de 0 a 1.

Se por exemplo digitarmos 12:00, o Excel irá entender como 0,50, já que estamos na metade do dia. Se for 18:00 ele entenderá 0,75, porque representa 75% do dia (18/24).

É esta a razão pela qual a hora deve ser digitada como hora. Se você digitar, por exemplo 18, ele não entenderá isto como 75% do dia, e sim como 18.
horas no excel
Depois basta copiar esta fórmula até o final.

Na última linha, para podermos saber o total de horas trabalhadas basta somá-las (lembre-se de que no final é apenas uma soma de números). Veja:

Calculando horas no Excel

Mas ao ver o resultado, parece que algo deu errado, já que ele mostrou apenas 10:35 no resultado, e só de uma passada de vista vemos que o total de horas é maior do que 10 horas.

Formatação de Horas no Excel

Existe uma ‘pegadinha’ na formatação que o Excel fez. Por padrão ele mostra horas de até 24:00. O que passa ele vai acumulando como um número inteiro.

Se você lembrar, comentei acima que a hora é um decimal, imagine que somamos 9:00 de trabalho por 3 dias consecutivos, o que daria 27:00.

Como o Excel entende isto como um número, o resultado correspondente será de 1,125 (um dia inteiro – 24h) mais 0,125 de um dia (0,125 x 24).

Na formatação padrão do Excel ele considera somente a parte decimal da hora, em nosso caso, 0,125, o que dá 3:00.

Mas ele NÃO apagou o resto, APENAS NÃO MOSTROU. No exemplo acima ele mostrou apenas 10:50.

Para isto, basta ir em Formatar > Células, na guia NÚMERO selecionar Hora e escolher o formato 37:30:55, que corresponde à formatação de hora acima de 24:

Formato de hora no Excel

Se você quiser fazer o cálculo de horas no Excel e mostrar o tempo total em minutos, faça o mesmo, mas colocando no ítem Personalizado a formatação [mm]. Daí nossas 72 horas viram 4.320 minutos:

Combinando horas com dinheiro no Excel

Para sabermos o valor a ser recebido neste exemplo precisamos multiplicar o valor da hora (25 reais) pelo total de horas (178:35). De cabeça percebemos que dá um valor maior do que R$4.000.

Mas se multiplicarmos os dois valores temos ao final R$186,02!!!

Por que?

Lembra que hora é um decimal? Então, aquele 178 não representa o número 178 inteiro, e sim 178/24.

Para que vire algo correto, a solução é bem simples:

MULTIPLIQUE O RESULTADO POR 24, para que o número 1 no formato de horas represente o numero 24 em números inteiros.

Agora, temos o total de R$4.464,58, o que corresponde ao valor real.

E apesar de parecer mais simples usar números inteiros para hora (porque daí bastaria fazer a multiplicação), os minutos seriam complicados, já que enquanto que no formato de hora os minutos vão de 00 até 59, no formato decima vão de 00 até 99. Imaginou??

Se você precisar extrair a informação de Horas e Minutos a partir de uma hora, use as funções HORA e MINUTO.

Cálculo de horas no Excel sem ter as horas 😉

Pode ser que você precise fazer um cálculo de horas no Excel mas não tem as horas formatadas como tal. Imagine que você tenha os componentes da hora em células diferentes como neste exemplo:

Sabemos que são 15:20:22. Porém, par ao Excel, são apenas 3 células com números.

Uma alternativa seria concatenar esses números. Daria um trabalhão (na verdade só vale a pena concatenar para textos, veja exemplos aqui).

Para o caso de horas vamos usar uma função de conversão, a função TEMPO (para datas temos a ‘irmã’ dela, a função DATA).

A função TEMPO irá converter os números em um horário ‘de verdade’.

Sua sintaxe é:

=TEMPO(HORA;MINUTO;SEGUNDO)

Veja alguns exemplos:

O interessante desta fórmula é que não conseguimos ‘enganar’ o Excel. No exemplo marcado colocamos 65 minutos. Mesmo assim ele fez o cálculo. Como: considerou 60 minutos e aumentou em 1 hora. Esta é outra vantagem a concatenar os valores; se você concatenasse este exemplo a resposta não seria considerada como data e consequentemente você não teria como fazer cálculo horas no Excel.

  • Se você precisa unir datas, deve usar a função DATA.
  • Se deseja unir textos, valores, a função é a CONCATENAR.

 

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Fabio Vianna
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Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
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