fbpx

Como utilizar a Função Filtro

por jun 16, 2020Dicas de Excel1 Comentário

Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel.

Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios.

Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de se colar os dados filtrados em outro local.

A função FILTRO, que estará disponível a partir de julho de 2020 nas versões por assinatura do Office faz algo parecido como filtro avançado, inserindo em um intervalo de células os dados filtrados a partir de determinados critérios.

Sua vantagem em relação ao filtro “comum” é ser dinâmico, isto é, você pode alterar o critério de pesquisa que ele atualizará automaticamente o resultado desse filtro.

Veja o exemplo a seguir com estatísticas de religiões (dados IBGE, 2010):

A partir dessa base de dados vamos filtrar, por exemplo, dados de TIPO (coluna C).

Para isso vamos criar uma pequena tabela onde iremos inserir a FUNÇÃO FILTRO:

 

Vamos inserir a FUNÇAO FILTRO na célula H5 e por ser uma função de área dinâmica (dynamic array) ela vai se espalhar pela largura da nossa tabela (5 colunas) e pela quantidade de linhas de registros que atenderem a nosso critério (que será inserido na célula I1).

Usando o assistente de função (pressionando SHIFT + F3 ou clicando no ícone de função), temos o seguinte:

Compreendendo a sintaxe da FUNÇÃO FILTRO:

MATRIZ: É nossa base de dados completa que queremos que seja filtrada. No exemplo vai de A1 até E87

INCLUIR: È o que desejamos filtrar. Selecionamos toda a coluna de dados de TIPO e colocamos a condição, que é igual ao que vamos informar na célula I1.

SE_VAZIA: É o texto que queremos que apareça no caso de não haver nenhum ítem que corresponde àquele critério. No nosso exemplo queremos que apareça “NA”.

Ele mostrará isto:

Se digitarmos um critério que não possui registros ele mostrará isso:

 

Usando a FUNÇÃO FILTRO com mais de um critério

 

Também podemos usar mais de um critério na FUNÇÃO FILTRO. Os critério podem ser do tipo E ou OU.

Vejamos inicialmente o critério E. Vamos selecionar o TIPO E o GÊNERO. Veja como ficará nossa FUNÇÃO FILTRO:

No argumento INCLUIR temos agora as 2 condições, a do tipo – representada pelo (C1:C87=I1) – e o gênero, representado pelo (D1:D87=I2).

O símbolo do asterisco (*) é o indicador do E, isto é, ambas as condições devem ocorrer. Veja o resultado, para o tipo Umbanda e Gênero masculino:

 

Agora vejamos a FUNÇÃO FILTRO para condição OU:

No exemplo a seguir vamos filtrar quem seja um tipo dos 2 indicados:

Veja que nesse caso usamos na FUNÇÃO FILTRO o símbolo de mais (+) para indicar que queremos uma OU outra opção. Ajustamos também para pegar em ambos os casos a coluna de tipo, pois é o filtro que desejamos criar. Veja o resultado:

 

Combinando E com OU

E se agora quisermos escolher 1 tipo dos dois mas que em ambos os casos seja somente um gênero.

Veja como ficaria:

A parte ((C1:C87=I1)+(C1:C87=I2)) representa a escolha de um tipo dos 2.

Em seguida inserirmos o símbolo do asterisco (*) para representar o E e colocamos a coluna do gênero (D1:D87=I3). O ressuiltado será esse:

Basicamente não tem fim. Você ainda poderia usar uma funçco CLASSIFICAR para classificar os dados filtrados, inserir um totalizador, etc…

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como Criar Bullet Chart no Excel

Como Criar Bullet Chart no Excel

O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...

ler mais

Aprenda a fazer um Gráfico Circular no Excel

GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos. Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos...

ler mais

Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1

LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube