fbpx

GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL

Use-o em seus infográficos

GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL

Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos.

Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke

Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos “eye-candy” do que outras alternativas, como por exemplo o gráfico de bullet. Veja como ele funciona:

Basicamente o gráfico circular é um gráfico de rosca com 2 séries de dados: uma série completa (correspondente às fatias e outra série que corresponde ao valor atingido.

Para definirmos as cores recomendo a leitura deste artigo com 9 dicas para usar cores corretamente.

A primeira coisa a fazer é definir qual a esala de valores que iremos utilizar. No exemplo acima estamos utilizando 12 escalas. Você pode usar quantas quiser, desde que não sejam muitas, caso contrário o seu gráfico circular ficará muito “fatiado”.

Como a soma das partes de um gráfico de risco dá sempre 100%, então basta colocarmos o um mesmo valor para a quantidade de escalas.

Em nosso exemplo vamos colocar 12 valores de 1, assim o gráfico terá 12 fatias, cada uma com 1/12 de valor. O segredo é colocar o mesmo número para assegurar que as fatias tenham o mesmo tamanho. Veja:

Reforçando: coloque o mesmo número pela quantidade de categorias que deseja ter em seu gráfico. Abaixo teríamos 20 “fatias”. Veja que usei qualquer valor – se você é fã de ficção científica entenderá de onde saiu este número 🙂

Criando a 1ª parte de nosso gráfico circular: as escalas

Uma vez que já tenhamos definido a quantidade de “fatias”, vamos criar o gráfico circular. Ele tem como base o gráfico de rosca.

Selecione o intervalo de valores (em nosso exemplo será de A1 até A20) e vá em INSERIR > GRÁFICOS e escolha o de ROSCA (clique na imagem para ver maior):

Ele vai mostrar um gráfico bastante tosco…por enquanto.

Agora, clique sobre os pontos do gráfico (as “fatias” coloridas e escolha FORMATAR SÉRIE DE DADOS (se aparecer escrito PONTO você estará formatando somente aquela “fatia”; clique em qualquer célula para sair do gráfico e clique novamente nele para aparecer FORMATAR SÉRIE.

Na tela que abrir, vá no ícone de gráfico e altere a propriedade chamada TAMANHO DO ÂNGULO INTERNO DA ROSCA para 50%. Isto deixará o espaço vazio menor (você pode testar outros valores, mas lembre-se de que aí no meio vamos colocar o valor atingido):

Agora, vamos clicar no ícone da lata de tinta e ir na propriedade PREENCHIMENTO e DESMARQUE a propriedade VARIAR CORES POR FATIA:

Ainda nesta tela vamos na propriedade PREENCHIMENTO, selecionamos PREENCHIMENTO SÓLIDO e uma cor para ele:

Vamos na propriedade BORDA, selecionamos LINHA SÓLIDA, a cor branca e em LARGURA DEIXAMOS EM 0,5 pontos:

Remova as legendas, deixe a área do gráfico mais quadrada e remova o título:

Criando a 2ª parte de nosso gráfico circular: o valor atingido

Agora vamos pensar na parte correspondente ao valor atingido. Lembro que este tipo de gráfico circular não serve para mostrar valores ALÉM da meta e sim O QUE FALTA para chegar lá.

Neste tipo de gráficos a soma dos valores deve dar sempre 100%, mas você não precisa necessariamente ter 2 valores em percentual e sim dois valores cuja soma dê o total da meta / valor desejado.

Imagine que você tenha como meta uma Receita de R$100 mil e já atingiu R$75 mil.

Os valores a serem lançados no gráfico serão R$75 mil e R$25 mil. O “pulo do gato” é que o segundo valor será sempre a diferença do que você obteve para o total desejado.

Em nosso exemplo, para darmos o efeito de mudança nós utilizamos um gerador de números aleatórios.

E como teremos 3 gráficos circulares vamos ter 3 conjuntos de valores diferentes:

Vamos clicar sobre o gráfico criado com o botão direito e selecionar SELECIONAR DADOS:

Na tela que surgir já teremos a Série 1, que corresponde à escala:

Vamos adicionar uma 2º série, composta do valor atingido e que falta chegar à meta. Clique em ADICIONAR, digite alguma coisa em NOME DA SÉRIE e em VALORES DA SÉRIE selecione o intervalo com os 2 valores (em nosso exemplo são as células E2 e E3. IMPORTANTE: fica mais fácil se a primeira célula contiver o valor atingido e a segunda célula o que falta para a meta:

Dê OK e retorno à planilha. Agora precisamos sobrepor o arco de valor atingido com o de escalas. Isto será feito deixando a série de valor atingido como EIXO SECUNDÁRIO. Clique sobre uma das duas séries com o botão direito e escolha ALTERAR TIPO DE GRÁFICO DE SÉRIE (se aparecer somente ALTERAR TIPO DE GRÁFICO refaça clicando sobre uma das séries):

Na tela que surgir, clique na caixa de seleção de EIXO SECUNDÁRIO para a série de valor atingido:

Dê OK. Agora a série de valor atingido ficou sobreposta à série de categorias. Note que nela temos 2 “fatias”, sendo a primeira delas a de valor atingido e a segunda a diferença para o valor desejado. Vamos clicar sobre a segunda fatia por duas vezes (não é o duplo-clique e sim dois cliques sequenciais) e agora vá com o botão direito do mouse para aparecer a opção FORMATAR PONTO:

No ícone da lata de tinta vá em PREENCHIMENTO e selecione em PREENCHIMENTO SÓLIDO a cor BRANCA. Em transparência coloque 25%:

Em BORDA coloque SEM LINHA:

Vamos formatar a fatia do valor atingido. Clique NA FATIA com o botão direito do mouse e vá em FORMATAR PONTO DE DADOS:

Em BORDA,  seleciona a cor BRANCA e LARGURA 0,5 pontos:

Teremos algo assim:

Agora vamos remover o contorno da área do gráfico (botão direito no contorno, vá em FORMATAR ÁREA DO GRÁFICO, BORDA: SME LINHA):

Agora vamos incluir dentro do gráfico o valor atingido.

Vá em INSERIR > CAIXA DE TEXTO e desenhe uma caixa de texto no centro do gráfico:

Clique no contorno da caixa de texto e vá até a barra de fórmulas:

Digite o sinal de igual (=) e clique sobre a célula onde está o valor atingido. Insira uma caixa de texto com o nome do indicador / valor e depois dê enter e formate a caixa de texto:

Daí é só fazer o mesmo para os demais valores:

O arquivo utilizado está aqui.

[the_ad_group id=”489″]

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como Criar Bullet Chart no Excel

Como Criar Bullet Chart no Excel

O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...

ler mais

Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1

LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Nossas Redes Sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube