funcao corresp

Corresp – a função porca

Sim, porca. Não porca animal, mas porca componente do parafuso.

Por que?

Porque a função Corresp é uma função extremamente útil – mas somente se combinada com outras. Tal como a porca. Ela, sozinha, não tem lá muitas utilidades, mas combinada com um parafuso consegue ser aplicada nas mais variadas situações.

E o que faz a função Corresp?

Ela informa a posição relativa de um determinado item dentro de uma lista.

Imagine a seguinte lista com os maiores artilheiros do Santos.

 

ABC_C_1

Imaginemos que queiramos saber a posição do Pagão em nossa lista.

No caso do Corresp, a posição é relativa. Se começarmos da linha 1, ele estará na 11ª posição; se começarmos da linha 3, estará na 9ª, e se começarmos da 11, estará na 1ª.

Sintaxe do Corresp

Vamos criar uma consulta bem simples, como abaixo:

ABC_C_3

 

Para inserir a função, clicamos na tecla de atalho SHIFT F3, e na tela de seleção de função escolhemos a categoria Pesquisa e Referência e selecionamos a função CORRESP:

ABC_C_2

ABC_C_4

 

Em valor_procurado, colocamos a célula D3, que é onde vamos digitar os nomes dos jogadores.

Em Matriz_Procurada selecionamos a lista. Neste caso, ela via da célula A3 até a A13. Lembre-se de que a lista irá determinar a posição relativa dada pelo Corresp. Se tivéssemos selecionado da A2, o Corresp consideraria Pagão na posição 10.

Em Tipo_Correspondência informamos 0 se quisermos que a função pesquise um item EXATAMENTE IGUAL ao que digitamos (preferível em casos de pesquisa de itens exatos). Colocando 1, a lista precisa estar em ordem alfabética crescente, e ele irá pesquisar o mais parecido, e colocando -1 a lista precisa estar em ordem decrescente, e ele também ira pesquisar o que for mais parecido.

Depois basta clicar em OK e vermos a resposta: 9

Se trocarmos os nomes dos jogadores, ele irá alterar suas posições, e se digitar um nome que não existe, ele irá dar erro.

Então note que, isoladamente, a função é meio inútil. Ela somente se tornará mais interessante quando a combinarmos, por exemplo, com a função ÍNDICE (que estará na letra I de nosso ABC).

 

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Receba nossa Agenda

Cadastre-se para receber nossa agenda de treinamentos.

Obrigado :)