COMO TRAZER O VALOR DA ÚLTIMA CÉLULA PREENCHIDA

Usando a função DESLOC

Como determinar a última célula preenchida de uma coluna

Já mostramos em outra postagem o método para se determinar qual a última linha preenchida (ou coluna) de uma planilha, mas usando o VBA.

Agora, mostraremos como determinar a última célula preenchida sem o uso do VBA, apenas com a utilização de uma função do Excel, a função DESLOC (você pode ver outros exemplos de uso dela aqui).

Suponha que você tenha uma planilha que é atualizada freqüentemente pela adição de novas linhas e/ou colunas, e para isto você precise retornar o valor que se encontre na última célula preenchida, que pode ser o último valor da coluna como o último valor de uma linha.

Veja o exemplo a seguir:

Queremos retornar o valor da última célula preenchida de determinada coluna. Se for a Coluna 1, queremos trazer o 150, da 2 o 110, etc.

Para podermos trazer o valor da última célula preenchida, a função deverá ser capaz de:

  1. Saber qual é a coluna
  2. Determinar qual a última linha preenchida
  3. Retornar o valor daquela linha x coluna

A função DESLOC possui um total de 5 argumentos. No exemplo, usaremos os 3 primeiros (você pode ver o uso desta função com todos os argumentos no tutorial de criação deste gráfico).

Os 3 argumentos que usaremos da função são:

=DESLOC(célula inicial; linhas a subir ou descer; colunas para a direita ou esquerda)

A célula inicial pode ser qualquer uma. Para facilitar a compreensão, usaremos a célula A6, que é a linha inicial de nossa tabela.

No 2º argumento informamos quantas linhas devemos descer (ou subir, se fosse o caso). Se for a coluna 1, são 15 linhas; a 2, 2 linhas, etc.

Veja que na linha 5 inserimos uma função que irá contar o total de células preenchidas. A função chama-se CONT.VALORES (o exemplo só funcionará se NÃO tivermos linhas em branco no meio dessa listagem).

O que precisamos fazer é informar qual dos valores vamos querer, se é o da Coluna 1, 2 ou 3.

Na célula B1 vamos digitar o número da coluna que queremos. No exemplo acima, queremos a coluna 1.

Na célula B2 inserimos uma função que irá trazer, da lista de número de linhas preenchidas (o intervalo que vai de B5 a D5) o valor correspondente à coluna desejada. Se for coluna 1, ele trará o 1º valor. Se for coluna 2, o 2º valor e da coluna 3, o 3º valor.

A função ÍNDICE faz exatamente isto: a partir de uma lista, indicamos qual ítem queremos.

Então até agora temos a célula onde tudo vai começar e o total de linhas a se moverem para baixo.

Falta informar quantas colunas deveremos nos deslocar para a direita. Mas já temos isto: é o número que digitamos na célula A2.

Então, nossa função ficará assim:

=DESLOC(A6;B2;A2)

Como lemos a função: a iniciando na célula B6, vá para cima / baixo pela quantidade de linhas informada na célula B2, e vá para a direita/esquerda pela quantidade de colunas informada na célula B1 (você já deve ter notado que, se quiséssemos ir para cima deveríamos informar o número com sinal negativo, bem como se fôssemos para a esquerda).

Essa função é uma das mais estranhas do Excel, mas ao mesmo tempo é uma das versáteis. Recomendo fortemente que você conheça-a mais. Você vi se surpreender 🙂

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como Importar o Facebook para o Excel

Como importar o Facebook para o Excel Já pensou em analisar seu feed do Facebook no Excel, quem sabe usando uma tabela dinâmica, filtros, ou simplesmente ter um histórico das besteiras coisas legais que você escreve? Existe um método relativamente simples para...

ler mais

Listas Expansíveis

LISTAS EXPANSÍVEIS ONDE PODEMOS USAR LISTAS EXPANSÍVEIS É muito comum termos listas diversas no Excel e precisarmos aplicá-las em outros locais, como em uma validação de dados, em um formulário e outras situações. Porém, se simplesmente selecionamos um intervalo,...

ler mais

Erros em planilhas

ERROS EM PLANILHAS Estava lendo um artigo que foi publicado no site da The Economist, em que mostram um estudo acerca de erros em planilhas usadas especificamente por cientistas (não que não tenhamos erros em outros tipos de planilhas - o Ray Panko tem uns estudos...

ler mais
Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE