Listas Expansíveis

Cris listas que se redimensionam automaticamente

LISTAS EXPANSÍVEIS

ONDE PODEMOS USAR LISTAS EXPANSÍVEIS

É muito comum termos listas diversas no Excel e precisarmos aplicá-las em outros locais, como em uma validação de dados, em um formulário e outras situações.

Porém, se simplesmente selecionamos um intervalo, quando um novo item é adicionado, a lista não se expande.

Este tutorial irá mostrar como podemos criar uma lista expansível no Excel.

EXEMPLO DE UMA LISTA

Veja o exemplo a seguir. Nele, temos uma lista com 3 ítens:

listas expansiveis - 1

Vamos usá-la em uma validação de dados (menu Dados > Validação de Dados (se quiser saber mais sobre este recurso, vá neste link).

Teremos então, algo assim:

listas expansiveis - 2

Veja que a listagem mostra os 3 ítens que criamos. Agora, vamos deixá-la com 4 ítens. Veja:

listas expansiveis - 3

Nossa lista não se expandiu. Desta forma, deveríamos inserir o novo ítem no meio (porque daí o intervalo se expandiria) ou deveríamos reconfigurar a validação de dados.

Ambas as opções são trabalhosos, ainda mais se imaginarmos diversas listas em diversas planilhas.

Mostraremos agora duas opções para criarmos listas expansíveis:

LISTAS EXPANSÍVEIS: OPÇÃO 1, TABELA

O recurso de tabela do Excel converte um intervalo em uma tabela. Desta forma, ao invés de enxergar um monte de células próximas, ele enxerga tudo como um grupo apenas, de nome tabela.

Então, ao criarmos uma tabela dentro de uma listagem, quando o tamanho desta lista aumentar (ou reduzir), a tabela irá se redimensionar, refletindo isto em nossa lista.

Depois de criarmos nossa tabela (em Inserir > Tabela), criamos a mesma validação de dados do exemplo acima. Veja: