fbpx

ERROS EM PLANILHAS

É hora de se assustar com essas estatísticas

ERROS EM PLANILHAS

Estava lendo um artigo que foi publicado no site da The Economist, em que mostram um estudo acerca de erros em planilhas usadas especificamente por cientistas (não que não tenhamos erros em outros tipos de planilhas – o Ray Panko tem uns estudos interessantes, ainda que antigos).
O interessante é que o problema ocorre apenas quando os cientistas estão trabalhando com genes, porque basicamente o Excel converte as siglas dos genes para…datas.
Eles colocam um exemplo de um gene chamado Septina 2, que é representado como SEP2. O Excel basicamente converteu a sigla do gene para September, 2…
Além disso, alguns códigos alfanuméricos utilizados pelos cientistas eram convertidos para notação exponencial (o código 2310009E13 virava 2,31E+13).
Desta análise (mais abaixo colocarei os links para quem quiser), dois números surpreendem:
1- A taxa média de crescimento de erros de nome é de 15% ao ano nos últimos 15 anos (sendo que o crescimento no número de estudos é de 4% ano ano)

2 – Aproximadamente 40% dos estudos avaliados por eles tinham erros no nome dos genes.
Mostrando isto graficamente, temos:

fonte: https://genomebiology.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13059-016-1044-7
Isto mostra o quanto temos que cuidar para revisar nossas planilhas. Se em planilhas de cientistas erros acontecem, imaginem só o que pode acontecer com planilhas “mundanas” como as nossas.
Se quiser saber mais sobre isto (as páginas estão em inglês) veja esses links:
Resumo da pesquisa: http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2016/09/daily-chart-3
Pesquisa completa (e de onde retirei a tabela acima): https://genomebiology.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13059-016-1044-7

E aí, já achou algum erro em planilhas?

Conhece algum pesquisador brasileiro que teve estes mesmos problemas?

Fabio Vianna
Siga-Me

Nossas Redes Sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube