fbpx

PROTEGER UMA PLANILHA COM SENHA

Saiba quais são as 3 formas de proteção do Excel

PROTEGER UMA PLANILHA COM SENHA: conheça as 3 formas de fazê-lo

Em primeiro lugar a expressão proteger uma planilha com senha pode significar 3 coisas diferentes. Este artigo irá mostrar como proteger uma planilha com senha nessas 3 variações:

  • Proteção da planilha especificamente (a popular “aba”)
  • Proteção do arquivo (isto é, para abri-lo é preciso de uma senha)
  • Proteção da estrutura (impedir a inserção/exclusão/movimentação) das planilhas no arquivo (“abas”)

Tecnicamente a palavra PLANILHA refere-se à aba/guia, mas é extremamente comum as pessoas se referirem genericamente ao arquivo com este nome.

A partir de agora, usarei a expressão PLANILHA para me referir à ‘aba’, e PASTA DE TRABALHO ao arquivo.

COMO PROTEGER UMA PLANILHA COM SENHA

Para que possamos proteger uma planilha com senha, é necessário, em primeiro lugar, indicar quais células podem e quais não podem ser editadas. Se puder fazer uma analogia, dizer que uma célula é bloqueadas / desbloqueada equivale a colocar uma fechadura em uma porta. Uma porta fica trancada quando viramos a chave.

Então, antes de proteger uma planilha com senha, vamos definir que células estarão com a ‘fechadura’ e quais não estarão.

Para fazer isto, selecione as células que deseja DESBLOQUEAR (o padrão do Excel e deixar todas as células bloqueadas).

Depois de selecioná-las, clique sobre elas com o botão direito do mouse e selecione FORMATAR CÉLULAS. Na tela que surgir vá na guia PROTEÇÃO:

Desmarque a opção BLOQUEAR, para permitir que estas células podem ser editadas depois que você proteger uma planilha com senha. Depois dê OK.

Então acabamos de remover as fechaduras de algumas células. A próxima etapa é a de trancar a porta.

Clique sobre o nome da planilha com o botão direito do mouse e selecione o ítem PROTEGER PLANILHA. Surgirá uma tela como esta:

Informe no campo da senha qual a senha que deseja colocar. Os demais ítens são opcionais e por padrão não precisam ser alterados.

Depois de informar a senha, clique em OK, que surgirá uma nova tela:

Repita a senha e dê OK (obviamente anote a senha em algum lugar).

Para testar se ela está protegida, tente digitar algo na célula que você não desbloqueou. A aparecerá esta mensagem:

Para desproteger, clique sobre o nome da planilha e selecione DESPROTEGER PLANILHA. Digite a senha e dê OK, que você terá ‘destravado a porta’. Lembre-se de que as fechaduras continuam existindo (se quiser mudar isto formate as células).

Se você visualizar o chamado ‘backstage’ do Excel (que aparece quando você clica em ARQUIVO > INFORMAÇÕES, você verá a indicação de que tem planilha protegida:

[irp posts=”2405″ name=”Protegendo intervalos com senha”]

Agora, se quando você diz que quer proteger uma planilha com senha e está se referindo ao arquivo, a técnica a seguir servirá para isto:

Para proteger o arquivo, isto é, fazer com que seja necessário informar uma senha para que seja aberto, você precisa clicar em ARQUIVO > SALVAR COMO:

Na tela seguinte clique em MAIS OPÇÕES. Surgirá a seguinte tela:

Surgirá uma nova tela, como esta a seguir. Nela, clique em FERRAMENTAS > OPÇÕES GERAIS:

Na tela que surgir você terá algumas opções:

  • SEMPRE CRIAR BACKUP: ao salvar o arquivo ele irá gerar um backup na extensão XLK (pessoalmente prefiro eu mesmo salvar o arquivo com outro nome e gerar um backup dele – conhece a lei de Murphy?
  • SENHA DE PROTEÇÃO: é aí onde você informa a senha que será pedida ao abrir o arquivo.
  • SENHA DE GRAVAÇÃO: adicionalmente você pode colocar uma senha que será pedida antes da pessoa salvar o arquivo. Se ela não tiver a senha, não poderá salvá-lo com o nome original, somente se salvar com um nome diferente. Você pode ter uma senha de proteção e não ter de gravação (a pessoa abre com a senha, mas salva como quiser). Pode não ter de proteção e ter de salvamento (a pessoa abre sem senha mas precisa de senha para salvar), ou ter as duas senhas.
  • RECOMENDÁVEL SOMENTE LEITURA: se estiver marcado, será necessário, obrigatoriamente, salvar o arquivo com outro nome, pois o salvamento com o mesmo nome estará bloqueado.

Para fins de nosso exemplo vamos colocar somente a senha de proteção. Informe uma senha e clique em OK. Apaarecerá outra tela de confirmação:

 

Agora, ao se abrir o arquivo a senha será solicitada:

A terceira referência a proteger uma planilha com senha é quando queremos proteger a estrutura do arquivo, impedindo que as pessoas alteram a ordem das planilhas, a renomeiem e/ou a excluam.

Imagine uma pasta de trabalho com 3 planilhas:

Você não quer que as pessoas mexam nesta estrutura. Para protegê-la, vá em REVISÃO > PROTEGER PASTA DE TRABALHO:

Depois, aparecerá esta tela:

Se quiser, informe uma senha e de OK. Confirme a senha de novo e dê OK.

Desta forma, não poderemos altera nada na estrutura das planilhas:

Veja que todas as operações relacionadas às planilhas estão indisponíveis.

IMPORTANTE: NUNCA GUARDE INFORMAÇÕES SENSÍVEIS NA PLANILHA USANDO SOMENTE AS PROTEÇÕES. BUSQUE SEMPRE UMA SEGUNDA CAMADA DE PROTEÇÃO (SENHA DE REDE, POR EXEMPLO), PORQUE É POSSÍVEL QUEBRAR AS SENHAS QUE EXISTEM NO EXCEL.

Como você pode ver, há 3 definições diferentes quando queremos proteger uma planilha com senha.

E existe uma outra forma e proteção: a proteção de partes da planilha, onde você define não uma senha global, mas sim uma senha para cada área da planilha. Saiba mais sobre esta opção aqui.

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

quatro motivos para voce parar de usar o procv

quatro motivos para voce parar de usar o procv

Já são 40 anos de idade O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!). Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em...

ler mais
Como utilizar a Função Filtro

Como utilizar a Função Filtro

Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel. Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios. Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de...

ler mais

Função PROCX

Como usar a função PROCX Recentemente a Microsoft incluiu uma nova função em seu arsenal de funções de procura a referência, a função PROCX. Além de servir como um substituto para o famoso PROCV, ela também utiliza a nova funcionalidade, que é apresentar a resposta em...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Nossas Redes Sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube