fbpx

GRÁFICO DE PARETO

Como fazer no Excel

GRÁFICO DE PARETO NO EXCEL

O Gráfico de Pareto é homenagem a Vilfredo Pareto, que foi o primeiro estudioso a perceber a relação 80/20: a de que 80% das consequências têm origem em 20% das causas. Originalmente ele descobriu que 80% da riqueza estava nas mãos de 20% das pessoas.

Ele não construiu o gráfico, mas foi quem criou essa técnica.

MONTANDO A PLANILHA DO GRÁFICO DE PARETO

Não há registro de quem foi o 1º a criar o Gráfico de Pareto no Excel.

O Gráfico de Pareto feito no Excel é basicamente composto de 2 gráficos e 2 eixos. Um gráfico de colunas combinado com um gráfico de linhas.

Vejamos os exemplos que usaremos para a criação do Gráfico de Pareto:

fonte: ABRALE

Vamos combinar um gráfico de Colunas com um de Linhas.

O gráfico de colunas apresentará a quantidade de mamografias realizadas, e o gráfico de linha mostrará a participação cumulativa dessas mamografias, por estado.

A primeira coisa a fazer é classificar os dados do maior para o menor valor.

basta clicar sobre qualquer valor na coluna de valores, ir em DADOS e clicar no botão de classificação:

gráfico de pareto

Em seguida, vamos adicionar uma coluna ao lado para calcularmos a participação de cada estado no total de mamografias realizados.

Na célula C2 a fórmula ficará: =SOMA(B2:B$2)/SOMA(B$2:B$28)

GRÁFICO DE PARETO

A primeira parte da fórmula mostra a soma da mesma célula (B2), mas note que o $ somente aparece em uma delas. Assim, quando copiarmos para baixo, ela irá calcular a soma das 2 linhas (B2 e B3) em relação ao total. No 3º estado, a soma dos 3, porque queremos calcular a participação cumulativa, e não a participação somente daquele estado.

CONSTRUINDO O GRÁFICO DE PARETO

Uma vez montada nossa planilha, vamos á construção efetiva de mosso Gráfico de Pareto.

Vamos criar um gráfico combinado, de colunas e linhas.

Para isso, selecionamos o intervalo de mamografias e % (que vai de A1 a C28 em nosso exemplo) e em seguida clicamos em INSERIR e vamos no grupo de gráficos. Nele, clicamos no ícone de VER TODOS OS GRÁFICOS:

GRÁFICO DE PARETO

Na tela que surgir, clicamos na aba TODOS OS GRÁFICOS e descemos até o ítem COMBINAÇÃO:

GRÁFICO DE PARETO

Á direita, na parte de baixo, ele mostrará as duas séries de dados que selecionamos, e as opções de gráficos para escolhermos.

A série TOTAL MAMOGRAFIAS será um gráfico COLUNA AGRUPADA, e a série PARTICIPAÇÃO será de linhas. Como temos séries com números de ordens de grandeza diferentes, vamos colocar o gráfico de linhas como eixo secundário. Veja:

GRÁFICO DE PARETO

Agora é só clicar em OK para que o Gráfico de Pareto esteja finalizado:

GRÁFICO DE PARETO

Agora, precisamos apenas formatar nosso gráfico de Pareto para que fique mais apresentável, porém sem ficar ‘empavonado‘ (AKA junk chart)’:

GRÁFICO DE PARETO

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como Criar Bullet Chart no Excel

Como Criar Bullet Chart no Excel

O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...

ler mais

Aprenda a fazer um Gráfico Circular no Excel

GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos. Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos...

ler mais

Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1

LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Nossas Redes Sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube