SORTEIO SEM REPETIÇÃO NO EXCEL

Sorteio sem Repetição

Uma dúvida de muitas pessoas que precisam fazer sorteios no Excel é: como fazer um sorteio SEM repetição no Excel?

O Excel não tem uma função que gere números aleatórios sem repetição, então precisamos montar alguns cálculos para evitarmos que isto aconteça.

Vamos lá:

  • A função ALEATÓRIOENTRE 

Este função do Excel gera números aleatórios entre dois valores quaisquer. Sua diferença entre a função aleatório é que nesta, ele gera números entre 0 e 1.

Sua sintaxe é: =ALEATÓRIOENTRE(NUMERO INICIAL;NÚMERO FINAL), no exemplo abaixo, geramos valores entre 1 e 50 (a função ficou aleatórioentre(1;50)). Note que, mesmo usando 50 células, ele repete vários números, então, se quisermos gerar valores sem repetição, precisaremos fazer alguns ajustes.

 A lista do sorteio:

Vamos imaginar que queiramos sortear pessoas em certa ordem, como abaixo:

Queremos sortear estes nomes , sem repetição.

Se fôssemos usar a função ALEATÓRIOENTRE, ela poderia repetir alguns valores entre 1 e 12.

Uma alternativa para evitar isto é fazer com que, mesmo que a função gere um número igual, seu resultado seja diferente.

Usarmos duas vezes esta função pode minimizar a chance de dar repetido, mas ainda assim ele pode ocorrer.

Então, que tal somarmos ao resultado da função um valor relacionado à linha, ou código da pessoa? Porque mesmo que o resultado da função seja repetido, ao se somar a linha/posição ele fica diferente, já que cada posição é única.

E para evitar que a soma dos dois valores seja repetido, isto é, a função dar 8 e a linha ser 3 e em outro caso a função dar 3 a linha ser 8, vamos somar ao resultado do aleatórioentre a fração que representa a linha/posição no total de nomes disponíveis.

Veja como ficará nossa função (o arquivo original está aqui):

Assim, como o resultado do ALEATÓRIOENTRE sempre é um numero inteiro, caso tenhamos 2 números iguais, eles se diferenciarão pelo decimal.

 

E agora, como listar as pessoas? Usando a função ORDEM.

Como temos 12 números diferentes, precisamos classifica-los, isto é, saber qual é o 1º, qual o 2º, etc.

Quem faz isto é a função ORDEM. Sua sintaxe é ORDEM(numero a classificar;lista de valores)

Veja em nossa planilha:

Teremos, então a posição de cada valor numa escala de 1 a 12.

Agora, basta usarmos a função PROCV para poder nos trazer o nome correspondente a aquela posição. Veja:

Uma resposta seria:

IMPORTANTE: a cada vez que você apertar F9, ou fizer algum cálculo, ele irá gerar um novo sorteio. Por isso, se quiser preservar o primeiro sorteio, copie e cole os valores do resultado, caso contrário eles mudarão.

 

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como Importar o Facebook para o Excel

Como importar o Facebook para o Excel Já pensou em analisar seu feed do Facebook no Excel, quem sabe usando uma tabela dinâmica, filtros, ou simplesmente ter um histórico das besteiras coisas legais que você escreve? Existe um método relativamente simples para...

ler mais

Listas Expansíveis

LISTAS EXPANSÍVEIS ONDE PODEMOS USAR LISTAS EXPANSÍVEIS É muito comum termos listas diversas no Excel e precisarmos aplicá-las em outros locais, como em uma validação de dados, em um formulário e outras situações. Porém, se simplesmente selecionamos um intervalo,...

ler mais

Erros em planilhas

ERROS EM PLANILHAS Estava lendo um artigo que foi publicado no site da The Economist, em que mostram um estudo acerca de erros em planilhas usadas especificamente por cientistas (não que não tenhamos erros em outros tipos de planilhas - o Ray Panko tem uns estudos...

ler mais
Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE