POWERMAP

Crie mapas interativos no Excel

POWERMAP

O QUE É POWERMAP

O PowerMap é uma ferramenta para a visualização de informações através de mapas. Desta forma, é necessário possuir os dados distribuídos de forma geográfica.

O PowerMap utiliza os dados do Bing, sendo capaz de reconhecer dados georreferenciados como Estado, País, Cidade, Rua, CEP, dentre outros.

Além disso você pode utilizar regiões personalizadas, bastando para isto carregar um arquivo do tipo KMZ ou SHP com os dados destas regiões.

EM QUE VERSÃO EXISTE O POWERMAP

Algumas versões NÃO POSSUEM estes suplementos. São elas:

  • Home and Business
  • Home and Student
  • Office 365 Home
  • Office 365 Personal
  • Office 365 Business Essentials
  • Office 365 Business
  • Office 365 Business Premium
  • Office 365 Enterprise E1

As versões que POSSUEM são:

  • Office 365 ProPlus
  • Office 365 E3, E4 e E5

COMO INSTALAR O POWERMAP

Se sua versão do Excel for elegível, vá em Arquivo > Suplementos > Suplementos de COM:

Depois, selecione o PowerMap e vá dando OK até sair das telas.

INICIANDO

O PowerMap está dispo

Para utilizar o PowerMap ou você insere uma tabela no Excel ou utilizar alguma tabela do Modelo de Dados do PowerPivot.

No exemplo a seguir começaremos com uma base no próprio Excel. A tabela que utilizaremos possui dados de demografia por estados em alguns anos. Veja como está estruturada (baixe o arquivo de exemplo aqui):

TUTORIAL POWERMAP

Para melhorar a precisão do PowerMap, adicionamos uma coluna de PÁIS, para evitar que ele encontre outro nome igual em outra região do mundo. Sempre que possível adicione colunas indicando os agrupamentos das regiões. Se usar rua, adicione cidade, estado e país, e daí por diante. Nem sempre isto é necessário, mas desta forma você garante que ele será capaz de “encontrar” aquele ponto geográfico.

No caso de CEP, você deve usar a notação 00000-000.

Temos uma coluna de Ano e adicionamos uma coluna de DATA. Isso é para permitir que o PowerMap entenda isto como data. Quando temos data em nossa base de dados podemos animar a visualização com uma linha do tempo e posteriormente salvarmos isto como um vídeo. Da mesma forma como fizemos com o Estado, melhoramos a precisão transformando aquele ano em uma data (usamos a função DATA para converter o ano em uma data de 1º de janeiro de cada ano.

IMPORTANTE: SE VOCÊ TIVER DADOS HISTÓRICOS ANTERIORES A 1900 A FUNÇÃO DATA NÃO FUNCIONARÁ, POIS O SISTEMA DE DATAS DO EXCEL SE INICIA EM 1/1/1900.NESTE CASO VOCÊ DEVERÁ TRATAR APENAS COM O NÚMERO DO ANO.

Coloque o cursor em uma célula dentro do intervalo de datas, e para abrir a tela do PowerMap, vá em Inserir > Mapas 3D > Abrir Mapas 3D