Slope Chart – O que é

Slope Chart (em uma tradução livre para português: gráfico inclinado / gráfico de ladeira) é um tipo de gráfico criado em 1983 por Edward Tufte.

Ele serve para comparar variações em um período de tempo de ítens ordenados.

Ele difere do gráfico de linha, uma vez que o gráfico de linha mostra a evolução de valores ao longo do tempo. Já um slope chart mostra a variação entre o momento 0 e o momento 1, além de apresentar as categorias em ordem decrescente de valor. Assim temos no mesmo gráfico a visão da variação de cada ítem além da posição dele já indicar o valor de cada um neste período analisado.

Este tipo de gráfico é considerado um gráfico com uma excelente relação de data-ink ratio (para saber o que é isso, veja nosso artigo sobre junk chart).

Para construir nosso gráfico de exemplo, usaremos dados retirados do site do IBGE, que mostra o número de focos de calor em diversas regioes do Brasil entre 1999 e 2015.

Os dados brutos são esses:

slope-chart-1

Construindo o Slope Chart no Excel

Vamos resumir um pouco os dados da tabela para termos 5 grupos apenas (isso é apenas para facilitar na construção – você pode incluir dezenas de ítens em seu slope chart – ou todos eles,s e for o caso).

As etapas para criarmos nosso slope chart são as seguintes:

Etapa 1 do Slope Chart: Ordenar a tabela

Depois de limparmos nossa tabela, vamos classificar as regiões em ordem decrescente de valores do ano de 1999. Veja como ficará:

slope-chart-2

Etapa 2 do Slope Chart: Resumir as categorias (opcional)

Agora, vamos manter os estados de Mato Grosso, Pará, Maranhão, Rondônia e Amazonas. as demais ficarão na categoria “Demais”. Veja

slope-chart-3

Etapa 3 do Slope Chart: Criar o gráfico básico

Depois de acertada a tabela, vamos inserir um gráfico de linhas com marcadores. Para isso, selecione o intervalo (no exemplo acima, entre A1 e C7) e vá em Inserir > Gráficos > Linhas Com Marcadores:

slope-chart-4

Ele ficará “invertido”. Com ele ainda selecionado, vá no menu Design > Alterar Linha/Coluna:

slope-chart-5

Ficará assim:

slope-chart-6

Etapa 4 do Slope Chart: Removendo todo o chart junk

Agora, vamos retirar todas as porcarias: legendas e linhas de grade (clique sobre e pressione DEL). Nosso quase slope chart estará assim:

slope-chart-7

Etapa 5 do Slope Chart: Acertando os eixos de valores e categorias

Vamos acertar o eixo de valores, fixando o minimo em 0. Clique sobre o eixo vertical (de valores) com o botão direito e selecione “Formatar Eixo”. Na tela que surgir, digite 0 no Limite Mínimo (caso use versões antigas do Excel, selecione o ítem “fixo” e digite 0 no campo):

slope-chart-8

Depois, apague o eixo (clique sobre ele e DEL).

Clique no eixo horizontal (categorias) com o botão direito e selecione “Formatar Eixo”. Na tela que surgir vá em “Opções de Eixo” e em “Eixo Horizontal cruza em “, selecione “Nas Marcas de escala”. Desta forma, poderemos colocar um pequeno risco em cima do número dos anos, para uma melhor legibilidade:

slope-chart-9

Agora, ainda nesta tela, vá em “Marcas de Escala”, no ítem “Tipo Principal”, escolha “interno”:

slope-chart-10

Nesta tela, vá no ícone da lata de tinta (ou em Formato da Linha – dependendo da versão do Excel), em “Linha” e escolha uma cor sólida e uma espessura:

slope-chart-11

Etapa 6 do Slope Chart: Formatando as séries

Agora precisamos acertar as cores de cada uma das linhas (séries). Clique em cada uma delas com o botão direito, vá em “Formatar Série” e escolha uma cor de linha e uma espessura (largura). Prefira usar cores mais suaves. Veja nosso exemplo:

slope-chart-12

Etapa 7 do Slope Chart: Acertando o tamanho da área de plotagem e do gráfico

Vamos reduzir a largura do gráfico e também reduzir a área de plotagem, para que sobre espaço para incluirmos o nome dos estados. A área de plotagem aparece se você clicar dentro do gráfico próximo de algum eixo. Quando selecioná-la, reduza sua largura para que fique uma “margem” entre a área de plotagem e a área do gráfico. Veja:

slope-chart-14

Etapa 8 do Slope Chart: Inserindo e formatando os rótulos de dados

Agora,vamos inserir o nome dos estados e seus valores. Para isto, clique no gráfico. à direita e acima aparecerá um sinal “+”. Clique nele e selecione o ítem “Rótulo de dados”:

slope-chart-15

Vai ficar meio bagunçado. O trabalho agora será formatar cada valor para a mesma cor de suas linhas. Clique em cada um deles, vá no menu “Página inicial” e escolha a cor. Aproveite e escolha a fonte, se desejar alterá-la. Se estiver difícil para selecionar os valores (rótuulos), você pode movê-los mais para cima ou para baixo para poder formatá-los. Veja como ficará:

slope-chart-16

Agora, vamos alinhar os rótulos que estão no ano de 1999 e adicionar a eles o nome de cada ítem.

Para fazer isto, clique sobre o 1º rótulo (valor). Você marcará o 1º e o 2º. Para que somente o 1º fique selecionado, clique mais uma vez, de forma que somente a “caixa” do 1º rótulo apareça selecionada:

slope-chart-17

Agora, clique nele com o botão direito e vá em “Formatar Rótulo de Dados”. em “Opções de Rótulo”, deixe selecionado apenas os ítens “Nome da  Série” e “Valor”. No ítem “separador” escolha o espaço, e alinhe à esquerda:

slope-chart-19

Agora, vá no ítem chamado “Propriedades do Tamanho” e desmarque a opção “Quebrar texto automaticamente na forma”:

slope-chart-20

Vá acertando o tamanho do gráfico e área de plotagem para que o texto caiba junto do gráfico, e faça o mesmo nos demais. Caso os valores estejam muito próximos, você pode selecionar a opção “Mostrar Linhas de Preenchimento” que está no ítem “Opções de Rótulo”, e também clicar isoladamente em cada rótulo e movê-lo. Lembre-se apenas de manter os rótulos na ordem correta.

slope-chart-21

Agora, vamos formatar os rótulos da direita. Selecione-os um a um e alinhe-os à direita, ajustando também a largura da área do gráfico e da área de plotagem.

slope-chart-22

Etapa 9 do Slope Chart: Inserindo o título

Para finalizar, vamos editar e formatar o título. Usaremos o título existente na Tabela do IBGE: “Nùmero de Focos de Calor na Amazônia Legal”

slope-chart-23

Você pode baixar a planilha usada aqui.

E aí, comente aqui embaixo o que achou do gráfico e se já o utilizou em algum Dashboard.

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Receba nossa Agenda

Cadastre-se para receber nossa agenda de treinamentos.

Obrigado :)