GRÁFICO LOLLIPOP
O que é e como fazer este gráfico de nome engraçadoGRÁFICO LOLLIPOP
Ainda que nem o Edward Tufte, nem o Stephen Few tenham citado algo sobre o Gráfico Lollipop, alguns profissionais o utilizam em seus relatórios / dashboards no Excel.
Ele costuma ser utilizado como uma marcação de eventos temporais, assim a altura do gráfico representa a data e o eixo de categorias também.
Vamos começar com a planilha. Em nosso exemplo mostraremos alguns fatos da história do Brasil. Veja:
A coluna de datas aparece duas vezes; isto é proposital, porque em nosso Gráfico Lollipop precisaremos informar a data tanto na altura quando na distância entre os pontos.
CONSTRUINDO O GRÁFICO LOLLIPOP NO EXCEL
Uma vez que nossa planilha esteja pronta, vamos começar a sua construção.
Selecionaremos apenas as duas colunas de datas. Em nosso exemplo, vai de A1 a B11. Em seguida, clicamos no meu INSERIR e selecionamos o gráfico de LINHAS COM MARCADORES:
Agora, precisamos corrigir um problema com os dados que o gráfico adicionou, já que colocou no eixo de categorias uma numeração, e não as datas.
Para corrigir, isto, clicamos sobre o gráfico com o botão direito e selecionamos a opção SELECIONAR DADOS:
Na tela que surgir, vamos remover uma das 2 séries e alterar os dados do eixo de categorias para que ele utilize as datas.
Selecionamos a SÉRIE2 e clicamos em REMOVER. Depois clicamos no botão EDITAR que aparece á direita, no EIXO HORIZONTAL. Na tela que surgir, selecionaremos o intervalo que vai de B1 até B11:
Vá dando OK até retornar ao Gráfico Lollipop (que ainda não está pronto):
Vamos formatar a linha do gráfico para que permaneça somente os marcadores. Clique sobre ela com o botão direito e selecione FORMATAR SÉRIE:
No ítem LINHA, marcamos a opção SEM LINHA:
Em MARCADOR:
- TIPO (no exemplo, a bolinha),
- TAMANHO (usamos 7 – depende do tamanho de seu Gráfico Lollipop),
- PREENCHIMENTO (sólido e uma cor não ‘empavonada‘),
- BORDA (sem linha)
Teremos nosso Gráfico Lollipop assim:
Temos o “pirulito”, mas não temos o “cabo”. Ele será feito a partir de uma BARRA DE ERROS. Clique no gráfico e à direita aparecerá um sinal de “+”. Clique nele e teremos a opção BARRA DE ERROS e em seguida MAIS OPÇÕES:
Na tela da BARRA DE ERROS, vamos configurar da seguinte forma:
No ícone da lata de tinta, vamos selecionar:
- LINHA: Linha sólida
- COR: A MESMA COR que você usou no marcador.
- LARGURA: Defina a que achar ideal em relação ao tamanho do marcador. Você pode ir ajustando os dois até ficar visualmente agradável.
Agora, clicamos no ícone de GRÁFICO, e configuramos:
- BARRA DE EIXO VERTICAL: Menos (a barra deve ir par abaixo)
- EIXO FINAL: Sem legenda
- ERRO: Selecione PORCENTAGEM e digite 100 (significa que é para considerar um erro de 100%, o que faz com que a barra de erro vá até à base do eixo.
Nosso Gráfico Lollipop agora estará assim:
Agora vamos adicionar a cada ponto o nome dos eventos ocorridos em cada data. Clique sobre o gráfico e escolha ADICIONAR RÓTULO DE DADOS:
Ele irá colocar os valores. Para acertar isto, clique sobre o rótulo com o botão direito e selecione FORMATAR RÓTULO DE DADOS:
Clicamos no ícone de GRÁFICO, desmarcamos todas as opções e clicamos em VALOR A PARTIR DE CÉLULAS. Na tela que surgir, selecione a lista com o nome dos eventos históricos. Em POSIÇÃO DO RÓTULO, selecione ACIMA:
Antes de arrumarmos a confusão em que ele está, vamos acertar o eixo vertical (que está começando em zero – o que não é necessário). Clique sobre o eixo vertical e vá em FORMATAR EIXO. Em MINIMO vamos colocar 1450 (algo um pouco menor do que nossa menor data). Em MÁXIMO colocamos 2000 (pouca coisa acima da maior data). Em UNIDADES – PRINCIPAL, podemos colocar 50, assim mostraremos as datas de 50 em 50 anos (use o valor que melhor se adeque à sua série histórica):
Agora vamos arrumar a confusão. Vamos deixar o gráfico mais largo e ir movendo os rótulos, um-a-um, para posições que não os deixem sobrepostos (para isto, clique sobre um rótulo, depois sobre ele novamente e mova-o – se der duplo-clique não funciona, é necessário clicar uma vez e depois clicar de novo). Se você estiver utilizando o Excel 2016 poderá também acertar o tamanho dos rótulos, eixando em 2 linhas por exemplo:
Agora, vamos limpar o que for desnecessário, formatar os rótulos, título, etc, para que ele fique mais ‘eye candy‘ (sem trocadilho…). Remova o eixo vertical.
Nosso exemplo de Gráfico Lollipop ficou assim:
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE
Como Criar Bullet Chart no Excel
O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...
Aprenda a fazer um Gráfico Circular no Excel
GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos. Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos...
Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1
LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais
Bom dia.
Ficou muito bacana o gráfico de Lollipop, uma proposta bem agradável para linha do tempo podendo ser utilizado também em rankings de indicadores ou outros.
Show de bola, bem criativo.
Parabéns.