GRÁFICO LOLLIPOP

O que é e como fazer este gráfico de nome engraçado

GRÁFICO LOLLIPOP

Ainda que nem o Edward Tufte, nem o Stephen Few tenham citado algo sobre o Gráfico Lollipop, alguns profissionais o utilizam em seus relatórios / dashboards no Excel.

Ele costuma ser utilizado como uma marcação de eventos temporais, assim a altura do gráfico representa a data e o eixo de categorias também.

Vamos começar com a planilha. Em nosso exemplo mostraremos alguns fatos da história do Brasil. Veja:

gráfico lollipop

A coluna de datas aparece duas vezes; isto é proposital, porque em nosso Gráfico Lollipop precisaremos informar a data tanto na altura quando na distância entre os pontos.

CONSTRUINDO O GRÁFICO LOLLIPOP NO EXCEL

Uma vez que nossa planilha esteja pronta, vamos começar a sua construção.

Selecionaremos apenas as duas colunas de datas. Em nosso exemplo, vai de A1 a B11. Em seguida, clicamos no meu INSERIR e selecionamos o gráfico de LINHAS COM MARCADORES:

gráfico lollipop

Agora, precisamos corrigir um problema com os dados que o gráfico adicionou, já que colocou no eixo de categorias uma numeração, e não as datas.

Para corrigir, isto, clicamos sobre o gráfico com o botão direito e selecionamos a opção SELECIONAR DADOS:

gráfico lollipop

Na tela que surgir, vamos remover uma das 2 séries e alterar os dados do eixo de categorias para que ele utilize as datas.

gráfico lollipop

Selecionamos a SÉRIE2 e clicamos em REMOVER. Depois clicamos no botão EDITAR que aparece á direita, no EIXO HORIZONTAL. Na tela que surgir, selecionaremos o intervalo que vai de B1 até B11:

gráfico lollipop

Vá dando OK até retornar ao Gráfico Lollipop (que ainda não está pronto):

gráfico lollipop

gráfico lollipop

Vamos formatar a linha do gráfico para que permaneça somente os marcadores. Clique sobre ela com o botão direito e selecione FORMATAR SÉRIE:

gráfico lollipop

No ítem LINHA, marcamos a opção SEM LINHA:

gráfico lollipop

Em MARCADOR:

  • TIPO (no exemplo, a bolinha),
  • TAMANHO (usamos 7 – depende do tamanho de seu Gráfico Lollipop),
  • PREENCHIMENTO (sólido e uma cor não ‘empavonada‘),
  • BORDA (sem linha)

gráfico lollipop

Teremos nosso Gráfico Lollipop assim:

gráfico lollipop

Temos o “pirulito”, mas não temos o “cabo”. Ele será feito a partir de uma BARRA DE ERROS. Clique no gráfico e à direita aparecerá um sinal de “+”. Clique nele e teremos a opção BARRA DE ERROS e em seguida MAIS OPÇÕES:

gráfico lollipop

Na tela da BARRA DE ERROS, vamos configurar da seguinte forma:

gráfico lollipop

No ícone da lata de tinta, vamos selecionar:

  • LINHA: Linha sólida
  • COR: A MESMA COR que você usou no marcador.
  • LARGURA: Defina a que achar ideal em relação ao tamanho do marcador. Você pode ir ajustando os dois até ficar visualmente agradável.

Agora, clicamos no ícone de GRÁFICO, e configuramos:

gráfico lollipop

  • BARRA DE EIXO VERTICAL: Menos (a barra deve ir par abaixo)
  • EIXO FINAL: Sem legenda
  • ERRO: Selecione PORCENTAGEM  e digite 100 (significa que é para considerar um erro de 100%, o que faz com que a barra de erro vá até à base do eixo.

Nosso Gráfico Lollipop agora estará assim:

gráfico lollipop

Agora vamos adicionar a cada ponto o nome dos eventos ocorridos em cada data. Clique sobre o gráfico e escolha ADICIONAR RÓTULO DE DADOS:

gráfico lollipop

Ele irá colocar os valores. Para acertar isto, clique sobre o rótulo com o botão direito e selecione FORMATAR RÓTULO DE DADOS:

gráfico lollipop

Clicamos no ícone de GRÁFICO, desmarcamos todas as opções e clicamos em VALOR A PARTIR DE CÉLULAS. Na tela que surgir, selecione a lista com o nome dos eventos históricos. Em POSIÇÃO DO RÓTULO, selecione ACIMA:

gráfico lollipop

Antes de arrumarmos a confusão em que ele está, vamos acertar o eixo vertical (que está começando em zero – o que não é necessário). Clique sobre o eixo vertical e vá em FORMATAR EIXO. Em MINIMO vamos colocar 1450 (algo um pouco menor do que nossa menor data). Em MÁXIMO colocamos 2000 (pouca coisa acima da maior data). Em UNIDADES – PRINCIPAL, podemos colocar 50, assim mostraremos as datas de 50 em 50 anos (use o valor que melhor se adeque à sua série histórica):

gráfico lollipop

Agora vamos arrumar a confusão. Vamos deixar o gráfico mais largo e ir movendo os rótulos, um-a-um, para posições que não os deixem sobrepostos (para isto, clique sobre um rótulo, depois sobre ele novamente e mova-o – se der duplo-clique não funciona, é necessário clicar uma vez e depois clicar de novo). Se você estiver utilizando o Excel 2016 poderá também acertar o tamanho dos rótulos, eixando em 2 linhas por exemplo:

gráfico lollipop

Agora, vamos limpar o que for desnecessário, formatar os rótulos, título, etc, para que ele fique mais ‘eye candy‘ (sem trocadilho…). Remova o eixo vertical.

Nosso exemplo de Gráfico Lollipop ficou assim:

gráfico lollipop

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Valores Nulos em Gráficos: como lidar

VALORES NULOS EM GRÁFICOS Se você constrói gráficos de linha talvez já tenha se deparado com pontos de dados onde os valores são nulos. O Excel oferece algumas opções para lidarmos com isso, mas precisamos nos lembrar (SEMPRE!) de que o Excel é apenas uma ferramenta,...

ler mais
Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE