FUNÇÃO SES

Conheça uma alternativa a vários SE em uma função

FUNÇÃO SES

Se você usa a função SE com diversas condições (escrevemos mais sobre isto aqui), temos uma nova função a partir do Excel 2016. Ela é a função SES.

Basicamente a função SES condensa dezenas de SE dentro de uma única função, eliminando a necessidade de se abrir diversos parêntese para um novo SE).

iMPORTANTE: se você tem diversas condições SE provavelmente você precisa de uma função melhor. Use a função SES se tiver 3/4 condições, nada além disso (tecnicamente é possivel usar até 127 condições, mas em termos práticos você não deveria ir além de 3/4).

A LÓGICA DA FUNÇÃO SES

A lógica função SES é sempre pergunta-resposta, pergunta-resposta. Isso significa que temos duplas de argumentos que podem ser repetidos até 127 vezes.

Por exemplo: se chover-guarda chuva; se fizer frio-casaco; se fizer sol-bermuda; etc

SINTAXE DA FUNÇÃO SES

A sintaxe da função SES é

=SES(condição1; o que faz se a 1 for verdade; condição2;o que faz se a 2 for verdade;condição n;o que faz se n for verdadeiro…)

EXEMPLO DA FUNÇÃO SES

Veja a tabela a seguir:

Neste exemplo, queremos saber a melhor combinação para cada alimento base do prato do brasileiro: se for Arroz, o feijão combina bem, se for ovo, brócolis, e se for feijão, rúcula.

Nossa função SES ficará assim:

Perceba que temos 3 conjuntos de checagens:

Conjunto 1: Se a A8 for Arroz (A8=A2), então ela trará Feijão (B2)

Conjunto 2: Se a A8 for Ovo (A8=A3), então ela trará Brócolis (B3)

Conjunto 3: Se a A8 for Feijão (A8=A4), então ela trará Rúcula (B4)

Poderíamos ter até 127 destes conjuntos, mas como já reforçamos, não é algo recomendável (há outras formas apresentadas aqui).

Caso não tenhamos aquela condição, a função retornará um #N/D! (você poderia por exemplo usar um SEERRO.

E lembrando, a função SES é exclusiva do Excel 2016.

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como calcular o VPL – Valor Presente Líquido

COMO CALCULAR O VPL O que é o VPL - Valor Presente Líquido Neste artigo você aprenderá a calcular o VPL. Valor Presente líquido é um dos cálculos mais comuns em finanças. Com ele podemos determinar valores de empresas, saber o valor de retorno de um projeto dentre...

ler mais

Função Valor Futuro (VF) no Excel

O QUE É E COMO UTILIZAR A FUNÇÃO VALOR FUTURO (VF) NO EXCEL A função valor futuro, como o próprio nome diz, calcula um determinado valor monetário em uma data futura, aplicando-se uma taxa de juros qualquer. Para fins de exemplo, imagine que você pretenda aplicar...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me