FONTES EM DASHBOARDS NO EXCEL
Guia PráticoFONTES EM DASHBOARDS NO EXCEL
Você está montando seu Dashboard no Excel. Usou as cores mais importantes, tem certeza de que seu Dashboard está mais para ‘eye candy’ do que para ‘junk chart’.. Mas falta uma coisinha: que fonte vai usar.
Obviamente que você já superou a fase do Comic Sans (ainda que veja por aí um monte de tranqueiras dashboards que usam isso – deve ser para ficar ‘impactante / top’), então esse guia rápido será extremamente útil para você.
OS 2 TIPOS BÁSICOS DE FONTES
Podemos categorizar as fontes em 2 famílias: serifadas e não serifadas.
FONTES SERIFADAS
As serifadas, como diz o nome, possuem serifas, que nada são do que um contorno mínimo ao final de cada letra. Veja alguns exemplos:
Esta imagem mostra as serifas de uma fonte deste tipo:
FONTES NÃO SERIFADAS
Estas fontes não possuem a serifa, e por isso são mais retas. Veja alguns exemplos:
QUAL O MELHOR TIPO DE FONTE?
A regra geral é de que para materiais impressos devamos usar as fontes serifadas, e para leitura em telas (monitores, celulares, etc), devamos usar as não serifadas.
As fontes serifadas permitem que as letras em uma palavra sejam vistas como uma única coisa, ao invés de nosso cérebro perceber as letras como separadas. Além disso as serifas permitem a distinção de cada letra.
Elas não devem ser usadas em tela por conta da resolução. Materiais impressos possuem resoluções muitíssimas vezes maior do que a melhor tela e por isso, ao serem vistas em telas, elas podem ficar desfocadas e/ou com dificuldade de leitura.
As fontes sem serifa possuem um formato mais simples, e por isso mesmo em tamanhos pequenos ela consegue ser lida.
Então, se seu Dashboard for apresentado em tela, use fontes sem serifa; se for impresso, use fontes com serifa.
Porém, como uma das regras de uso de fontes pede que elas sejam complementares, é bastante comum usarmos uma serifada com uma não serifada.
Neste caso, podemos usar a seguinte regra:
- maiores tamanhos: serifadas,
- menores tamanhos: sem serifa.
COMO COMBINAR FONTES EM DASHBOARDS NO EXCEL?
Outro ponto importante quando decidirmos escolher as fontes para nosso Dashboard refere-se à combinação de fontes. Não dá para simplesmente você escolher 3/4 fontes diferentes e começar a usá-las.
Combinar fontes é como combinar cores: se combinar errado, ninguém conseguirá compreender a informação.
Você nunca deveria usar mais do que 2 (DUAS, DU-AS, D-U-A-S) fontes diferentes em seu Dashboard. Se precisar destacar algo, use sublinhado, negrito. Mas não outra fonte.
Essas duas fontes precisam ser complementares, o que não significa que sejam completamente diferentes.sem serem parecidas a ponto de dar a impressão de que houve um erro e nem tão diferentes a ponto da diferença ser mais chamativa do que a informação que elas apresentam.
Uma forma é combinarmos fontes serifadas com não serifadas. Temos alguns sites em que podemos, a partir de uma fonte, escolher a mais compatível com ela (aqui, aqui, aqui, só para citar dois deles).
Em termos de Excel, obviamente não temos tantas opções assim de fontes, então prefiro usar fontes da mesa família. Família de fonte é aquela em que temos várias opções usando o mesmo nome. Veja dois exemplos:
Note que temos a família SEGOE e dentro dela várias opções. O mesmo para a Franklin Gothic. Então, podemos escolher duas opções dentro da família e aplicarmos em nosso Dashboard.
A Microsoft tem uma página em que mostra as famílias das fontes disponíveis no windows, o que pode facilitar na escolha das fontes de uma mesma família (nem todas as fontes possuem família): https://www.microsoft.com/typography/fonts/family.aspx
FONTES DO GOOGLE
OBSERVAÇÕES:
1 – VOCÊ SOMENTE CONSEGUIRÁ INSTALAR AS FONTES COM PERFIL DE ADMINISTRADOR DO COMPUTADOR
2 -A FONTE INSTALADA PE EXCLUSIVA DO COMPUTADOR EM QUE ISTO FOI FEITO. SE ENVIAR O ARQUIVO PARA OUTRA PESSOA QUE NÃO TENHA ESTA FONTE O EXCEL IRÁ CONVERTER PARA A FONTE QUE JULGAR MAIS SIMILAR
Se você nunca viu a página de fontes do Google, vá. São mais de 500 tipos diferentes de fontes, e dificilmente um site não usa algumas dessas.
[irp posts=”2788″ name=”9 Dicas De Uso de Cores em seu Dashboard”]
Além de populares, elas são em elegantes e bonitas, e dão de 10 a 0 nas fontes padrão do Excel. Veja alguns exemplos:
Porém, é possível importar pra o Excel essas fontes. Para tanto, vamos escolher uma delas.No nosso exemplo, será a Josefin Sans (o sans significa que é uma fonte sem serifa).
Clique sobre o nome dela, para ir para a página de explicações.
Na tela que surgir, role um pouco para baixo, porque já teremos a sugestão de uma fonte que combine com a selecionada:
Vamos aceitar a sugestão da fonte Open Sans (a Josefin seria usada para títulos e a Open Sans para o resto). Agora, clique sobre o sinal de “+” ao lado da Open Sans e na parte superior da página no “+” para adicionar a Josefin:
Na parte inferior aparecerá a informação de que duas fontes foram selecionadas. Abra a janela e clique no botão para fazer o download:
Você terá agora um arquivo zipado com as duas fontes selecionadas. Descompacte-o em algum diretório para que os arquivos das fontes apareçam:
Ele mostrará todas as fontes daquela família. Você pode instalar as que desejar. No nosso caso, instalaremos a Regular (idem para a Open Sans).
Para isto, clique sobre a fonte com o botão direito do mouse e clique em Instalar:
Faça isto para cada fonte.
Abra o Excel e as fontes já estarão instaladas:
Essas fontes estarão disponíveis em todos os aplicativos deste computador (incluindo word / powerpoint / etc).
Lembre-se apenas de que somente quem tiver a fonte a verá quando abrir o arquivo.
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE
Como Criar Bullet Chart no Excel
O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...
Aprenda a fazer um Gráfico Circular no Excel
GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos. Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos...
Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1
LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais
Muito bom! Obrigada.