ESTILO DE CÉLULAS
Aprenda a formatar planilhas de forma rápidaEstilo de Células
Você deve usar e abusar do pincel de formatação. Provavelmente formata uma célula com determinado formato de número, cores, etc e depois vai no pincel e fica aplicando em todas as outras células onde precisa desta formatação. Se faz isso, precisa conhecer o recurso de Estilo de Células.
Mas…e se de repente você precisar alterar um desses formatos, digamos, a fonte?
Vai formatar a célula, pegar o pincel e depois ir em todas as demais para reaplicar o formato.
É para isso que existe o Estilo de Células. Na tela do Excel vemos basicamente um monte de quadradinhos coloridos, e provavelmente isso nem tenha chamado a tua atenção:
Pessoalmente usar esses coisas coloridas em planilha não dá mesmo. Mas vamos ver o que esse recurso, usado de forma profissional, pode fazer por você.
Criando seu primeiro Estilo de Células
Para usar o recurso de Estilo de Células, comece formatando a célula da forma como você quer, formatando esses atributos:
- Formato de Número
- Alinhamento
- Fonte
- Borda
- Preenchimento
- Proteção
Formate normalmente. Em modelos profissionais você deveria ter no mínimo dois estilos diferentes: estilo de célula de entrada de dados e estilo de célula protegida.
Neste meu exemplo, formatei desta maneira:
- Formato de Número – Número com separador de milhares e sem decimais:
- Alinhamento – Horizontal, direita e Vertical, centro:
- Fonte – Tahoma, tamanho 10, marrom.
- Borda- sem borda
- Preenchimento – amarelo claro
- Proteção – sem proteção (itens bloqueado e oculto desmarcados)
Nossa célula ficará assim (digitei um valor para ficar mais fácil de visualizar – ignore a marca d’ água)
Em uma situação “normal” #sqn, você agora pegaria o pincel e iria aplicando essa formatação em todas as células onde quisesse usá-la.
O que vamos fazer é salvar esse tipo de formatação como um Estilo, para em seguida aplicá-lo onde for necessária.
Para isso, clique sobre a célula que você formatou e, vá em PÁGINA INICIAL / INICIO e no grupo Estilo, abra a seta de forma a localizar o ítem chamado “Novo Estilo de Células“. Veja:
em “Nome do Estilo” você pode dar o nome que achar melhor. Chamarei o meu de entrada_dados.
Em seguida ele listará todas as opções de estilo que podemos salvar. Nesta tela você pode escolher se deseja que determinado estilo salve o alinhamento ou não, por exemplo.
Você pode, se quiser, criar um estilo somente de preenchimento e de fonte, deixando os demais sem serem salvos coo Estilo de célula. Assim você poderá em uma célula com o estilo possuir alinhamentos diferentes, uma vez que o estilo de célula criado irá armazenar apenas o preenchimento e a fonte. Neste exemplo salvaremos todos os tipos de formatação:
Se quiser, clique em Formatar e altere alguma formatação, caso queira altera alguma.
Se estiver OK, clique em OK.
Agora, o Excel salvou, NESTE ARQUIVO, um Estilo de células e agora você poderá aplicá-lo em sua planilha. Você pode até mesmo usar o pincel, mas o que é mais interessante virá um pouco mais à frente.
Para aplicar determinado Estilo de Células, basta selecionar a que deseja e na tela de Estilo escolher o que vai usar nela. Veja:
Imagine agora que você queira, alterar alguma configuração do Estilo, Neste exemplo, para ficar mais visível, alterarei a célula para incluir uma borda (só para você poder enxergar, essa borda é tosca para ser usada…).
Vá no menu de Estilo e clique sobre o Estilo de Células que deseja alterar:
Você pode criar quantos estilos precisar, e se alterar alguma coisa nele, todas as células irão se alterar, sem precisar aplicar o pincel novamente.
Outra vantagem (que descobri tarde…). Se você criar um estilo, pode aplicá-lo usando macros de forma muito mais simples do que fazer uma macro que formate uma célula. Uso isso direto quando preciso formatar dados importados e montar um relatório.
Veja como seria a macro para formatarmos a célula da forma como fizemos:
Se aplicássemos o estilo, seria:
Range(“B2”).Selection.Style = “entrada_dados”
(o nome do estilo deve seguir exatamente como foi escrito, INCLUINDO maiúsculas e minúsculas).
E aí, já usou este recurso alguma vez?
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE
quatro motivos para voce parar de usar o procv
Já são 40 anos de idade O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!). Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em...
Como utilizar a Função Filtro
Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel. Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios. Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de...
Função PROCX
Como usar a função PROCX Recentemente a Microsoft incluiu uma nova função em seu arsenal de funções de procura a referência, a função PROCX. Além de servir como um substituto para o famoso PROCV, ela também utiliza a nova funcionalidade, que é apresentar a resposta em...
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais