Como utilizar a Função Filtro
Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel.
Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios.
Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de se colar os dados filtrados em outro local.
A função FILTRO, que estará disponível a partir de julho de 2020 nas versões por assinatura do Office faz algo parecido como filtro avançado, inserindo em um intervalo de células os dados filtrados a partir de determinados critérios.
Sua vantagem em relação ao filtro “comum” é ser dinâmico, isto é, você pode alterar o critério de pesquisa que ele atualizará automaticamente o resultado desse filtro.
Veja o exemplo a seguir com estatísticas de religiões (dados IBGE, 2010):
A partir dessa base de dados vamos filtrar, por exemplo, dados de TIPO (coluna C).
Para isso vamos criar uma pequena tabela onde iremos inserir a FUNÇÃO FILTRO:
Vamos inserir a FUNÇAO FILTRO na célula H5 e por ser uma função de área dinâmica (dynamic array) ela vai se espalhar pela largura da nossa tabela (5 colunas) e pela quantidade de linhas de registros que atenderem a nosso critério (que será inserido na célula I1).
Usando o assistente de função (pressionando SHIFT + F3 ou clicando no ícone de função), temos o seguinte:
Compreendendo a sintaxe da FUNÇÃO FILTRO:
MATRIZ: É nossa base de dados completa que queremos que seja filtrada. No exemplo vai de A1 até E87
INCLUIR: È o que desejamos filtrar. Selecionamos toda a coluna de dados de TIPO e colocamos a condição, que é igual ao que vamos informar na célula I1.
SE_VAZIA: É o texto que queremos que apareça no caso de não haver nenhum ítem que corresponde àquele critério. No nosso exemplo queremos que apareça “NA”.
Ele mostrará isto:
Se digitarmos um critério que não possui registros ele mostrará isso:
Usando a FUNÇÃO FILTRO com mais de um critério
Também podemos usar mais de um critério na FUNÇÃO FILTRO. Os critério podem ser do tipo E ou OU.
Vejamos inicialmente o critério E. Vamos selecionar o TIPO E o GÊNERO. Veja como ficará nossa FUNÇÃO FILTRO:
No argumento INCLUIR temos agora as 2 condições, a do tipo – representada pelo (C1:C87=I1) – e o gênero, representado pelo (D1:D87=I2).
O símbolo do asterisco (*) é o indicador do E, isto é, ambas as condições devem ocorrer. Veja o resultado, para o tipo Umbanda e Gênero masculino:
Agora vejamos a FUNÇÃO FILTRO para condição OU:
No exemplo a seguir vamos filtrar quem seja um tipo dos 2 indicados:
Veja que nesse caso usamos na FUNÇÃO FILTRO o símbolo de mais (+) para indicar que queremos uma OU outra opção. Ajustamos também para pegar em ambos os casos a coluna de tipo, pois é o filtro que desejamos criar. Veja o resultado:
Combinando E com OU
E se agora quisermos escolher 1 tipo dos dois mas que em ambos os casos seja somente um gênero.
Veja como ficaria:
A parte ((C1:C87=I1)+(C1:C87=I2)) representa a escolha de um tipo dos 2.
Em seguida inserirmos o símbolo do asterisco (*) para representar o E e colocamos a coluna do gênero (D1:D87=I3). O ressuiltado será esse:
Basicamente não tem fim. Você ainda poderia usar uma funçco CLASSIFICAR para classificar os dados filtrados, inserir um totalizador, etc…
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE
Como Criar Bullet Chart no Excel
O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...
Aprenda a fazer um Gráfico Circular no Excel
GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos. Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos...
Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1
LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais
Agradeço pela explanação da sintaxe “FUNÇÃO FILTRO com mais de um critério”, um detalhe micro, mas, para mim, uma solução macro.