NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO

CONHEÇA AS 3 FORMAS QUE O EXCEL POSSUI

NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO

Pode ser que, por uma questão de estilo, ou por possuir somente números negativos em sua planilha, você queira mostrar um número sem o sinal negativo.

Partindo do pressuposto que os usuários de tua planilha estarão sabendo que aquele número sem o sinal negativo seja negativo e não positivo, há 4 formas de fazê-lo.

3 delas usando fórmulas e 1 delas através de formatação.

Vamos a elas:

MOSTRAR NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO USANDO FÓRMULAS

FUNÇÃO SINAL

A função sinal indica se o número é positivo ou negativo. Se ele for positivo, ela mostra 1. Se for negativo, ela mostra -1.

Então, para que possamos mostrar o número sem o sinal negativo, você pode usar o resultado desta função e multiplicar por seu valor.

Veja:

No 1º exemplo, a função SINAL retorna -1. Daí multiplicamos o -1 pelo número na coluna A e o resultado será um número sem o sinal negativo. Se o valor for positivo, a função retornará 1, e multiplicando pelo valor, ele continua positivo.

Esta solução é para mostrar que você conhece funções do Excel, mas sem dúvida alguma não é a mais simples.

FUNÇÃO SE

Outra maneira de mostrar o número sem o sinal negativo é usando a função SE. Nela, checaremos se aquele valor é negativo; se for, vamos trocar seu sinal, caso contrário, manteremos como está.

Veja:

número sem o sinal negativo

Esta é uma solução que considero simplória e que normalmente é utilizada se você não conhecer as outras maneiras

FUNÇÃO ABS

Se quisermos utilizar uma solução com funções, definitivamente esta é a melhor de todas. Ela é bastante simples e de fácil compreensão.

Porém, considero a solução via formatação a melhor e mais segura (está explicada mais à frente).

A função ABS transforma qualquer número em positivo, uma vez que traz seu valor absoluto. Por isso, seu resultado será sempre um número sem o sinal negativo.

Veja:

 

MOSTRAR NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO USANDO FORMATAÇÃO

As alternativas para mostrar um número sem o sinal negativo mostradas acima geram um problema que pode acarretar erros sérios em suas planilhas, que é converter todos os valores em números positivos.

Então, se você somar um valor positivo com um negativo, digamos 1.000 e -1.000, se usadas as opções acima, o Excel não trará 0, e sim 2.000.

Por isso considero a opção da formatação a mais segura e elegante, já que simplesmente mostraremos o número sem o sinal negativo ao invés de o convertermos.

Para isto, clicamos com o botão direito do mouse sobre o valor que queremos mostrar sem o sinal negativo e selecionamos a opção FORMATAR CÉLULAS (você também pode usar a tecla de atalho CTRL 1 para isto):

Em seguida, vamos na aba NÚMERO e selecionamos a opção PERSONALIZADO:

No campo TIPO, apague o que estiver aparecendo:

Nós vamos aplicar neste campo um código de formatação que irá mostrar o número sem o sinal negativo, porém mantendo o conteúdo da célula com valor negativo.

O código é este (explicarei na sequência):

#.##0;[vermelho]#.##0;0

Veja que temos 3 códigos separados por um ponto-e-vírgula:

#.##0

#.##0

0

Na formatação deveríamos informar sempre 4 formas de mostrar o número que são, neta ordem:

  • se for positivo
  • se for negataivo
  • se for zero
  • se for texto

Em nosso exemplo, dissemos que,

  • Se o valor for positivo, é para mostrar sem sinal (#.##0)
  • Se o valor for negativo, é para mostrar sem sinal (#.##0). Se fosse para mostrar o sinal, poríamos o “-“
  • Se for zero, mostrar zero

Para que o usuário da planilha consiga saber que aquele número sem o sinal negativo tenha o valor negativo, vamos formatá-lo em vermelho, por isso usamos o [vermelho] (ao final do texto tem um link que explica melhor estes códigos de formatação).

O sinal # indica que, se é para mostrar o valor somente se ele existir. Se for 100 ele mostrará 100 (se usássemos um 0.000 ele mostraria na planilha 0.100).

Esta alternativa é melhor porque o valor continua negativo e portanto, se utilizamos este valor me cálculos, ele ainda será considerado negativo. Veja os exemplos (clique na imagem para ver maior):

Você também pode escolher as opções já disponíveis nos ítens NÚMERO e MOEDA (mas daí não aprende a usar os códigos…):

 

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como Fazer Uma Tabela no Excel

COMO FAZER UMA TABELA NO EXCEL A partir da versão do Excel 2007 foi introduzido um recurso fantástico: a Tabela (não confunda com a tabela de dados, que é outra coisa - você pode entendê-la melhor aqui). Neste tutorial você aprenderá como fazer uma tabela no Excel....

ler mais

Função SES

FUNÇÃO SES Se você usa a função SE com diversas condições (escrevemos mais sobre isto aqui), temos uma nova função a partir do Excel 2016. Ela é a função SES. Basicamente a função SES condensa dezenas de SE dentro de uma única função, eliminando a necessidade de se...

ler mais

Como Importar o Facebook para o Excel

Como importar o Facebook para o Excel Já pensou em analisar seu feed do Facebook no Excel, quem sabe usando uma tabela dinâmica, filtros, ou simplesmente ter um histórico das besteiras coisas legais que você escreve? Existe um método relativamente simples para...

ler mais
Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Receba nossa Agenda

Cadastre-se para receber nossa agenda de treinamentos.

Obrigado :)