NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO

CONHEÇA AS 3 FORMAS QUE O EXCEL POSSUI

NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO

Pode ser que, por uma questão de estilo, ou por possuir somente números negativos em sua planilha, você queira mostrar um número sem o sinal negativo.

Partindo do pressuposto que os usuários de tua planilha estarão sabendo que aquele número sem o sinal negativo seja negativo e não positivo, há 4 formas de fazê-lo.

3 delas usando fórmulas e 1 delas através de formatação.

Vamos a elas:

MOSTRAR NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO USANDO FÓRMULAS

FUNÇÃO SINAL

A função sinal indica se o número é positivo ou negativo. Se ele for positivo, ela mostra 1. Se for negativo, ela mostra -1.

Então, para que possamos mostrar o número sem o sinal negativo, você pode usar o resultado desta função e multiplicar por seu valor.

Veja:

No 1º exemplo, a função SINAL retorna -1. Daí multiplicamos o -1 pelo número na coluna A e o resultado será um número sem o sinal negativo. Se o valor for positivo, a função retornará 1, e multiplicando pelo valor, ele continua positivo.

Esta solução é para mostrar que você conhece funções do Excel, mas sem dúvida alguma não é a mais simples.

FUNÇÃO SE

Outra maneira de mostrar o número sem o sinal negativo é usando a função SE. Nela, checaremos se aquele valor é negativo; se for, vamos trocar seu sinal, caso contrário, manteremos como está.

Veja:

número sem o sinal negativo

Esta é uma solução que considero simplória e que normalmente é utilizada se você não conhecer as outras maneiras

FUNÇÃO ABS

Se quisermos utilizar uma solução com funções, definitivamente esta é a melhor de todas. Ela é bastante simples e de fácil compreensão.

Porém, considero a solução via formatação a melhor e mais segura (está explicada mais à frente).

A função ABS transforma qualquer número em positivo, uma vez que traz seu valor absoluto. Por isso, seu resultado será sempre um número sem o sinal negativo.

Veja:

 

MOSTRAR NÚMERO SEM O SINAL NEGATIVO USANDO FORMATAÇÃO

As alternativas para mostrar um número sem o sinal negativo mostradas acima geram um problema que pode acarretar erros sérios em suas planilhas, que é converter todos os valores em números positivos.

Então, se você somar um valor positivo com um negativo, digamos 1.000 e -1.000, se usadas as opções acima, o Excel não trará 0, e sim 2.000.

Por isso considero a opção da formatação a mais segura e elegante, já que simplesmente mostraremos o número sem o sinal negativo ao invés de o convertermos.

Para isto, clicamos com o botão direito do mouse sobre o valor que queremos mostrar sem o sinal negativo e selecionamos a opção FORMATAR CÉLULAS (você também pode usar a tecla de atalho CTRL 1 para isto):

Em seguida, vamos na aba NÚMERO e selecionamos a opção PERSONALIZADO:

No campo TIPO, apague o que estiver aparecendo:

Nós vamos aplicar neste campo um código de formatação que irá mostrar o número sem o sinal negativo, porém mantendo o conteúdo da célula com valor negativo.

O código é este (explicarei na sequência):

#.##0;[vermelho]#.##0;0

Veja que temos 3 códigos separados por um ponto-e-vírgula:

#.##0

#.##0

0

Na formatação deveríamos informar sempre 4 formas de mostrar o número que são, neta ordem:

  • se for positivo
  • se for negataivo
  • se for zero
  • se for texto

Em nosso exemplo, dissemos que,

  • Se o valor for positivo, é para mostrar sem sinal (#.##0)
  • Se o valor for negativo, é para mostrar sem sinal (#.##0). Se fosse para mostrar o sinal, poríamos o “-“
  • Se for zero, mostrar zero

Para que o usuário da planilha consiga saber que aquele número sem o sinal negativo tenha o valor negativo, vamos formatá-lo em vermelho, por isso usamos o [vermelho] (ao final do texto tem um link que explica melhor estes códigos de formatação).

O sinal # indica que, se é para mostrar o valor somente se ele existir. Se for 100 ele mostrará 100 (se usássemos um 0.000 ele mostraria na planilha 0.100).

Esta alternativa é melhor porque o valor continua negativo e portanto, se utilizamos este valor me cálculos, ele ainda será considerado negativo. Veja os exemplos (clique na imagem para ver maior):

Você também pode escolher as opções já disponíveis nos ítens NÚMERO e MOEDA (mas daí não aprende a usar os códigos…):

 

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como calcular o VPL – Valor Presente Líquido

COMO CALCULAR O VPL O que é o VPL - Valor Presente Líquido Neste artigo você aprenderá a calcular o VPL. Valor Presente líquido é um dos cálculos mais comuns em finanças. Com ele podemos determinar valores de empresas, saber o valor de retorno de um projeto dentre...

ler mais

Função Valor Futuro (VF) no Excel

O QUE É E COMO UTILIZAR A FUNÇÃO VALOR FUTURO (VF) NO EXCEL A função valor futuro, como o próprio nome diz, calcula um determinado valor monetário em uma data futura, aplicando-se uma taxa de juros qualquer. Para fins de exemplo, imagine que você pretenda aplicar...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)