FONTES EM DASHBOARDS NO EXCEL
Guia PráticoPLANILHAS EM ORDEM ALFABÉTICA
Muitas vezes você começa a criar diversas planilhas em sua pasta de trabalho mas precisa deixar as planilhas em ordem alfabética. Veja o exemplo:
Em primeiro lugar, antes de pensarmos em deixar as planilhas em ordem alfabética, é salvar o arquivo como Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel – extensão XLSM ou XLSB.
Depois, vamos acessar o Visual Basic Editor, para digitarmos o código da macro, que irá relacionar as planilhas. Para tanto podemos pressionar as teclas Alt + F11.
A janela do VBA será aberta. Você terá algo similar a isto (se não estiver exatamente igual, não se preocupe):
Agora, clique em INSERIR > MÓDULO:
Ao clicar no menu, vai aparecer um ítem chamado MÓDULO 1.
E à direita uma tela em branco, que será o local onde colaremos nosso código (baixe a planilha que está ao final desta postagem).
Sub ClassificaPlanilhas() '*************************************************************************************** 'Cria Variáveis '*************************************************************************************** Dim Ultima As Integer Dim NomePlan As String '*************************************************************************************** 'Define a posição da úlitma '*************************************************************************************** Ultima = Sheets.Count '*************************************************************************************** 'adiciona uma planilha temporária no final de todas '*************************************************************************************** Sheets.Add after:=Sheets(Ultima) '*************************************************************************************** 'adiciona na planilha temprário o nome de todas as planilhas (na ordem em que estão) '*************************************************************************************** For NumPlanilhas = 1 To Ultima Sheets(Ultima + 1).Cells(NumPlanilhas, 1) = Sheets(NumPlanilhas).Name Next NumPlanilhas '*************************************************************************************** 'Classifica o nome das planilhas que estão na planilha temprária '*************************************************************************************** With Sheets(Ultima + 1) .Sort.SortFields.Clear .Sort.SortFields.Add Key:=Range("A1") .Sort.SetRange Range("A1").CurrentRegion .Sort.Header = xlNo .Sort.Orientation = xlTopToBottom .Sort.Apply End With '*************************************************************************************** 'move as planilhas para a posição me que agora estão na planilha temporária '*************************************************************************************** For NumPlanilhas = 1 To Ultima NomePlan = Sheets(Ultima + 1).Cells(NumPlanilhas, 1).Value Sheets(NomePlan).Move before:=Sheets(NumPlanilhas + 1) Next NumPlanilhas '*************************************************************************************** 'apaga a planilha temporária '*************************************************************************************** Application.DisplayAlerts = False Sheets(Ultima + 1).Delete Application.DisplayAlerts = True End Sub
Feche o Visual Basic Editor (ALT + Q).
[irp posts=”4245″ name=”3 Dicas Rápidas de VBA”]
Na planilha vamos inserir um botão. Vá em INSERIR > FORMAS e escolha o quadrado (na verdade, pode ser qualquer coisa…):
Escreva dentro da forma o que quiser e depois clique sobre o botão e depois clique com o botão direito sobre o contorno deste desenho.
No menu que aparecer, Clique em ATRIBUIR MACRO.
Seleciona o nome da macro criada – ClassificaPlanilhas e dê OK:
Clique fora do botão e em seguida no botão para que ele classifique as planilhas.
Caso queira, a planilha está aqui.
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE
quatro motivos para voce parar de usar o procv
Já são 40 anos de idade O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!). Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em...
Como utilizar a Função Filtro
Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel. Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios. Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de...
Função PROCX
Como usar a função PROCX Recentemente a Microsoft incluiu uma nova função em seu arsenal de funções de procura a referência, a função PROCX. Além de servir como um substituto para o famoso PROCV, ela também utiliza a nova funcionalidade, que é apresentar a resposta em...
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais