fbpx

FONTES EM DASHBOARDS NO EXCEL

Guia Prático

PLANILHAS EM ORDEM ALFABÉTICA

Muitas vezes você começa a criar diversas planilhas em sua pasta de trabalho mas precisa deixar as planilhas em ordem alfabética. Veja o exemplo:

Em primeiro lugar, antes de pensarmos em deixar as planilhas em ordem alfabética, é salvar o arquivo como Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel – extensão XLSM ou XLSB.

Depois, vamos acessar o Visual Basic Editor, para digitarmos o código da macro, que irá relacionar as planilhas. Para tanto podemos pressionar as teclas Alt + F11.

A janela do VBA será aberta. Você terá algo similar a isto (se não estiver exatamente igual, não se preocupe):

Agora, clique em INSERIR > MÓDULO:

Ao clicar no menu, vai aparecer um ítem chamado MÓDULO 1.

E à direita uma tela em branco, que será o local onde colaremos nosso código (baixe a planilha que está ao final desta postagem).

Sub ClassificaPlanilhas()

'***************************************************************************************
'Cria Variáveis
'***************************************************************************************

Dim Ultima As Integer
Dim NomePlan As String

'***************************************************************************************
'Define a posição da úlitma
'***************************************************************************************
Ultima = Sheets.Count

'***************************************************************************************
'adiciona uma planilha temporária no final de todas
'***************************************************************************************

Sheets.Add after:=Sheets(Ultima)

'***************************************************************************************
'adiciona na planilha temprário o nome de todas as planilhas (na ordem em que estão)
'***************************************************************************************

For NumPlanilhas = 1 To Ultima


 Sheets(Ultima + 1).Cells(NumPlanilhas, 1) = Sheets(NumPlanilhas).Name


Next NumPlanilhas

'***************************************************************************************
'Classifica o nome das planilhas que estão na planilha temprária
'***************************************************************************************

With Sheets(Ultima + 1)

.Sort.SortFields.Clear
 .Sort.SortFields.Add Key:=Range("A1")
 
 .Sort.SetRange Range("A1").CurrentRegion
 .Sort.Header = xlNo
 .Sort.Orientation = xlTopToBottom
 .Sort.Apply
 
 
End With

'***************************************************************************************
'move as planilhas para a posição me que agora estão na planilha temporária
'***************************************************************************************
 
For NumPlanilhas = 1 To Ultima

NomePlan = Sheets(Ultima + 1).Cells(NumPlanilhas, 1).Value
 Sheets(NomePlan).Move before:=Sheets(NumPlanilhas + 1)

Next NumPlanilhas

'***************************************************************************************
'apaga a planilha temporária
'***************************************************************************************

Application.DisplayAlerts = False
 
 Sheets(Ultima + 1).Delete

Application.DisplayAlerts = True


End Sub

Feche o Visual Basic Editor (ALT + Q).

[irp posts=”4245″ name=”3 Dicas Rápidas de VBA”]

Na planilha vamos inserir um botão. Vá em INSERIR > FORMAS e escolha o quadrado (na verdade, pode ser qualquer coisa…):

Escreva dentro da forma o que quiser e depois clique sobre o botão e depois clique com o botão direito sobre o contorno deste desenho.

No menu que aparecer, Clique em ATRIBUIR MACRO.

Seleciona o nome da macro criada  – ClassificaPlanilhas e dê OK:

Clique fora do botão e em seguida no botão para que ele classifique as planilhas.

Caso queira, a planilha está aqui.

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

quatro motivos para voce parar de usar o procv

quatro motivos para voce parar de usar o procv

Já são 40 anos de idade O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!). Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em...

ler mais
Como utilizar a Função Filtro

Como utilizar a Função Filtro

Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel. Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios. Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de...

ler mais

Função PROCX

Como usar a função PROCX Recentemente a Microsoft incluiu uma nova função em seu arsenal de funções de procura a referência, a função PROCX. Além de servir como um substituto para o famoso PROCV, ela também utiliza a nova funcionalidade, que é apresentar a resposta em...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Nossas Redes Sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube