As consultas à Web podem ajudá-lo a inserir dados atualizáveis da Web nas suas planilhas. As consultas à Web estavam disponíveis em versões anteriores do Microsoft Excel, mas foram bastante aperfeiçoadas a partir da versão 2002. Agora, você pode navegar para qualquer página da Web enquanto importa dados da Web, da mesma forma que navegaria para essa página no seu navegador. Quando estiver na página, você poderá selecionar uma ou mais tabelas clicando nas imagens dos ícones adicionados automaticamente à página pelo Excel. Em nosso exemplo vamos importar dados da cotação de dólar no site http://www.bcb.gov.br/pt-br/.

Abra o Excel 2007 e na aba Dados, em Obter Dados Externos, clique em Da Web:

ex115

Surgirá a janela Nova consulta à Web, semelhante ao Internet Explorer. Note que aparecem várias setas amarelas em várias partes da página para que você indique os dados que deseja importar.

No endereço digite a http://www.bcb.gov.br/pt-br/. No canto direito selecione a tabela da taxa de juros:

ex216

Após ter feita a seleção clique no botão Importar para que o Excel exiba a janela Importar Dados onde você pode selecionar o lugar que os dados aparecerão na planilha:

ex311

Após ter selecionado a célula, clique em OK para que o Excel comece a sincronizar os dados. Note que o Excel nomeia o intervalo de células importadas:

ex44

Terminada a sincronização, os dados são exibidos na planilha. A partir disto, já é possível efetuar fórmulas, cálculos e outros recursos que o Excel pode oferecer:

ex52

Para atualizar os dados basta clique na opção Atualizar Tudo, na aba Dados:

ex6

Você também pode modificar as propriedades da consulta. Para isso selecione o intervalo de células da consulta e na aba Dados, clique em Propriedades. Dentre as opções você pode determinar um certo período de tempo para que os dados sejam atualizados:

ex7

É importante poder ter uma planilha que tem dados automaticamente atualizados em se tratando de assuntos com o valor do dólar ou a bolsa de valores, que mudam a cada instante. Ou até mesmo o resultado de uma enquete de seu interesse, tabela de preços. E o melhor é que você pode aplicar suas próprias funções nos dados importados.

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Receba nossa Agenda

Cadastre-se para receber nossa agenda de treinamentos.

Obrigado :)