FONTES EM DASHBOARDS NO EXCEL

Guia Prático

FUNÇÃO AGREGAR

A função agregar é a irmã mais nova da função subtotal.

Basicamente a função subtotal realiza alguns cálculos ignorando linhas ocultas, isto é, se em sua planilha você tem 3 linhas, cada uma com valor 10, e oculta uma delas, enquanto que a função SOMA resultaria em 30, a função SUBTOTAL mostraria 20 como resultado.

Mas a função agregar faz mais coisas, e o que achei mais interessante é a possibilidade de ela ignorar células com erro.

Maior vantagem da função agregar

Em algumas situações quando fazemos alguma fórmula em nossa planilhas, um delas apresente algum erro, que muitas vezes até pode acontecer, mas que acaba por ser propagado para todo o resto de nosso modelo, fazendo com que precisemos tratar basicamente todas as possibilidades de erro que possam acontecer em alguma fórmula.

Imagine a situação a seguir:

Screenshot_1

Note que, caso haja alguma célula com erro, o totalizador (no exemplo, a função SOMA), ficará comprometido.

Agora, se usarmos a função AGREGAR, ela simplesmente irá ignorar a célula com erro, mostrando a resposta 30.

Além disso, ela tem a mesma vantagem da função subtotal, que é a possibilidade de ignorar linhas ocultas também. O que ela tem de melhor é a possibilidade de você escolher se quer que ela ignore linhas ocultas ou não e se quer que ela ignore erros ou não.

Sintaxe da função AGREGAR

A função agregar possui a seguinte sintaxe:

AGREGAR(número_da_função, opções, matriz, [k])

Número_Da_Função: Corresponde á função que você deseja utilizar nela, pode ser some, média, etc, de acordo com a tabela a seguir:

Screenshot_2

Opções: Aqui você define se quer que ela ignore erros, linhas ocultas, etc. Os códigos disponíveis são:

Screenshot_3

Matriz: É o intervalo a ser usado para fins de cálculo.

K: É um índice que você deve utilizar dependendo do Número_Da_função que você usou. O k corresponde à posição/quartil/percentil das funções a partir do código 14:

Screenshot_4

 

Exemplo e Quadro Resumo da função AGREGAR

Abaixo um quadro-resumo com exemplos da função AGREGAR e comparação com as funções SOMA e SUBTOTAL:

Nele, colocamos os 8 códigos de opção possíveis para você perceber como cada um funciona. Agora, se seu objetivo fosse o de somar somente as células com valores visíveis, a melhor opção seria usar o código 3, que ignora, erros, linhas ocultas e ocorrências de função subtotal e agregar. Em outras opções ele inclui o resultado de uma função no resultado, duplicando o valor que deveria ter sido usado somente uma vez (clique na imagem para ampliar):

RESUMO DA FUNÇÃO AGREGAR

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Função SES

FUNÇÃO SES Se você usa a função SE com diversas condições (escrevemos mais sobre isto aqui), temos uma nova função a partir do Excel 2016. Ela é a função SES. Basicamente a função SES condensa dezenas de SE dentro de uma única função, eliminando a necessidade de se...

ler mais

Como Importar o Facebook para o Excel

Como importar o Facebook para o Excel Já pensou em analisar seu feed do Facebook no Excel, quem sabe usando uma tabela dinâmica, filtros, ou simplesmente ter um histórico das besteiras coisas legais que você escreve? Existe um método relativamente simples para...

ler mais

Listas Expansíveis

LISTAS EXPANSÍVEIS ONDE PODEMOS USAR LISTAS EXPANSÍVEIS É muito comum termos listas diversas no Excel e precisarmos aplicá-las em outros locais, como em uma validação de dados, em um formulário e outras situações. Porém, se simplesmente selecionamos um intervalo,...

ler mais
Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE