VALORES NULOS EM GRÁFICOS
O que a visualização de informação tem a dizerVALORES NULOS EM GRÁFICOS
Se você constrói gráficos de linha talvez já tenha se deparado com pontos de dados onde os valores são nulos.
O Excel oferece algumas opções para lidarmos com isso, mas precisamos nos lembrar (SEMPRE!) de que o Excel é apenas uma ferramenta, e não podemos simplesmente escolher no uni-duni-tê a melhor forma de resolver este problema.
Por isso mostraremos a seguir a melhor forma de apresentar valores nulos em gráficos com base na técnica da visualização de informação.
ONDE CONFIGURAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS
Para selecionarmos a melhor opção, clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico pronto e selecione a opção SELECIONAR DADOS:
Em seguida, clique no botão CÉLULAS OCULTAS E VAZIAS:
Daí escolha a opção desejada.
3 FORMAS QUE O EXCEL TEM PARA MOSTRAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS
FORMA 1 DE APRESENTAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS
Na 1ª forma, o Excel vai interpolar os valores nulos, colocando uma linha unindo os pontos que ficam antes e depois do valor nulo.
Na tela de configuração corresponde à opção CONECTAR PONTOS DE DADOS COM LINHA.
Veja:
Note que os março e julho possuem valores nulos. No gráfico, ele uniu a ponto de fevereiro com o de abril (perceba que em março não há o marcador).
O problema desta maneira é que, ao interpolar os dados, ele dá a impressão de que tivemos uma tendência de crescimento / queda linear.
Não dá para saber que os dados tiveram este comportamento. Se em março não tivéssemos tido nenhum valor (o que é diferente de um valor faltando), nosso gráfico poderia ser este da FORMA 2:
FORMA 2 DE APRESENTAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS
Nesta forma, os valores nulos são mostrados como zero, o que leva o leitor a deduzir que em março e em julho, os valores foram de zero (se fosse receita, ela teria sido de zero).
Na tela do Excel é a opção ZERO.
O problema, neste caso, é se simplesmente não tivermos os dados, isto é, não sabemos quanto tivemos nestes 2 meses (eventualmente poderia até ser zero, mas não sabemos).
O que nos leva à forma 3 de apresentar valores nulos em gráficos:
FORMA 3 DE APRESENTAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS
Aqui, vamos colocar uma linha de formato diferente em nosso gráfico, que poderia indicar que aqueles pontos estão com valores nulos:
Neste caso, usamos a opção CONECTAR PONTOS DE DADOS COM LINHA e trabalhamos com 2 séries de mesmo valor.
Na coluna C, onde teremos o pontilhado, usamos a função NAO.DISP , sendo que sua sintaxe é: =NÃO.DISP(), para que aqueles meses não sejam plotados. (equivale à opção LACUNAS da tela de configuração do gráfico).
A função NÃO.DISP ignora os pontos. Daí formatamos essa série com pontilhados e deixamos a 1ª exatamente como feita até agora. Veja como ficaria a tela de configuração da série pontilhada.
Para abrir a tela de configuração, clique no gráfico, vá no menu FORMATAR, selecione a série PONTILHADO e clique em FORMATAR SELEÇÃO:
Daí, clique no ícone da lata de tinta e vá em LINHA:
Configuramos para LINHA SÓLIDA, escolhemos uma cor (seria interessante usarmos a mesma cor da linha ‘original’ para que não vire um ‘junk chart‘ – mesmo porque o pontilhado em si já é um atributo de diferenciação) e depois escolhemos uma opção de pontilhado.
Em seguida, vamos no gráfico, botão direito SELECIONAR DADOS e na tela que surgir deixamos as séries na seguinte ordem:
Clique na série e em seguida na seta indicada acima, para que elas fiquem neste formato.
Daí, indique que o pontilhado representa um período de valores nulos.
Porém, a melhor forma é simplesmente NÃO MOSTRARMOS NADA, isto é, deixarmos a série em branco.
FORMA 4
Esta é a melhor opção simplesmente porque ela representa a verdade: se temos valores nulos no gráfico, então devem ser mostrados desta forma.
Aqui, usamos a opção LACUNAS da tela de CÉLULAS OCULTAS E VAZIAS.
O QUE FAZER SE TIVERMOS VALORES NO MEIO DOS VALORES NULOS
Eventualmente podemos ter o caso de termos dois valores nulos e no meio deles um ponto com valores. Veja o exemplo:
Basicamente teremos um ponto com o valor que existe, e em torno dele, a lacuna, já que não temos os valores naqueles 2 períodos.
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE
Como Criar Bullet Chart no Excel
O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...
Aprenda a fazer um Gráfico Circular no Excel
GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos. Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos...
Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1
LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais
Como fazer está configuração de lacunas para valores nulos em um gráfico de linhas no Power bi
Obrigado.