fbpx

VALORES NULOS EM GRÁFICOS

O que a visualização de informação tem a dizer

VALORES NULOS EM GRÁFICOS

Se você constrói gráficos de linha talvez já tenha se deparado com pontos de dados onde os valores são nulos.

O Excel oferece algumas opções para lidarmos com isso, mas precisamos nos lembrar (SEMPRE!) de que o Excel é apenas uma ferramenta, e não podemos simplesmente escolher no uni-duni-tê a melhor forma de resolver este problema.

Por isso mostraremos a seguir a melhor forma de apresentar valores nulos em gráficos com base na técnica da visualização de informação.

ONDE CONFIGURAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS

Para selecionarmos a melhor opção, clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico pronto e selecione a opção SELECIONAR DADOS:

valores nulos em gráficos

Em seguida, clique no botão CÉLULAS OCULTAS E VAZIAS:

valores nulos em gráficos

Daí escolha a opção desejada.

3 FORMAS QUE O EXCEL TEM PARA MOSTRAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS

FORMA 1 DE APRESENTAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS

Na 1ª forma, o Excel vai interpolar os valores nulos, colocando uma linha unindo os pontos que ficam antes e depois do valor nulo.

Na tela de configuração corresponde à opção CONECTAR PONTOS DE DADOS COM LINHA.

Veja:

valores nulos em gráficos - 1

Note que os março e julho possuem valores nulos. No gráfico, ele uniu a ponto de fevereiro com o de abril (perceba que em março não há o marcador).

O problema desta maneira é que, ao interpolar os dados, ele dá a impressão de que tivemos uma tendência de crescimento / queda linear.

Não dá para saber que os dados tiveram este comportamento. Se em março não tivéssemos tido nenhum valor (o que é diferente de um valor faltando), nosso gráfico poderia ser este da FORMA 2:

FORMA 2 DE APRESENTAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS

Nesta forma, os valores nulos são mostrados como zero, o que leva o leitor a deduzir que em março e em julho, os valores foram de zero (se fosse receita, ela teria sido de zero).

Na tela do Excel é a opção ZERO.

O problema, neste caso, é se simplesmente não tivermos os dados, isto é, não sabemos quanto tivemos nestes 2 meses (eventualmente poderia até ser zero, mas não sabemos).

O que nos leva à forma 3 de apresentar valores nulos em gráficos:

FORMA 3 DE APRESENTAR VALORES NULOS EM GRÁFICOS

Aqui, vamos colocar uma linha de formato diferente em nosso gráfico, que poderia indicar que aqueles pontos estão com valores nulos:

valores nulos em gráficos

Neste caso, usamos a opção CONECTAR PONTOS DE DADOS COM LINHA e trabalhamos com 2 séries de mesmo valor.

Na coluna C, onde teremos o pontilhado, usamos a função NAO.DISP , sendo que sua sintaxe é: =NÃO.DISP(), para que aqueles meses não sejam plotados. (equivale à opção LACUNAS da tela de configuração do gráfico).

A função NÃO.DISP ignora os pontos. Daí formatamos essa série com pontilhados e deixamos a 1ª exatamente como feita até agora. Veja como ficaria a tela de configuração da série pontilhada.

Para abrir a tela de configuração, clique no gráfico, vá no menu FORMATAR, selecione a série PONTILHADO e clique em FORMATAR SELEÇÃO:

valor nulos em gráficosDaí, clique no ícone da lata de tinta e vá em LINHA:

valor nulos em gráficos

Configuramos para LINHA SÓLIDA, escolhemos uma cor (seria interessante usarmos a mesma cor da linha ‘original’ para que não vire um ‘junk chart‘ – mesmo porque o pontilhado em si já é um atributo de diferenciação) e depois escolhemos uma opção de pontilhado.

Em seguida, vamos no gráfico, botão direito SELECIONAR DADOS e na tela que surgir deixamos as séries na seguinte ordem:

valor nulos em gráficos

Clique na série e em seguida na seta indicada acima, para que elas fiquem neste formato.

Daí, indique que o pontilhado representa um período de valores nulos.

Porém, a melhor forma é simplesmente NÃO MOSTRARMOS NADA, isto é, deixarmos a série em branco.

FORMA 4

valor nulos em gráficos

Esta é a melhor opção simplesmente porque ela representa a verdade: se temos valores nulos no gráfico, então devem ser mostrados desta forma.

Aqui, usamos a opção LACUNAS da tela de CÉLULAS OCULTAS E VAZIAS.

O QUE FAZER SE TIVERMOS VALORES NO MEIO DOS VALORES NULOS

Eventualmente podemos ter o caso de termos dois valores nulos e no meio deles um ponto com valores. Veja o exemplo:

valor nulos em gráficos

Basicamente teremos um ponto com o valor que existe, e em torno dele, a lacuna, já que não temos os valores naqueles 2 períodos.

 

Crédito da imagem: PEXELS
Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Como Criar Bullet Chart no Excel

Como Criar Bullet Chart no Excel

O que é um Bullet Chart O Bullet Chart foi criado por Stephen Few por volta de 2005 com o objetivo de ser a solução PROFISISONAL para as aberrações chamadas de Gráficos de Velocímetro. O Bullet Chart e capaz de apresentar de forma mais clara valores e suas relações...

ler mais

Aprenda a fazer um Gráfico Circular no Excel

GRÁFICO CIRCULAR NO EXCEL Neste artigo você aprenderá a fazer um gráfico circular no Excel, que pode ser inserido em apresentações e em infográficos. Ao final do artigo você poderá baixar a planilha com elke Não recomendamos sua inserção em Dashboard pois ele é menos...

ler mais

Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1

LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Nossas Redes Sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube