Tenho notado – com certa preocupação – um aumento na quantidade de alunos e clientes de consultoria que começaram a usar o Excel 64 bits (aliás, todo o Office). Em uma situação normal isso até poderia ser bom, mas há alguns fatores que talvez não estejam sendo considerados nesta escolha.

Resolvi escrever este artigo para esclarecer um pouco suas vantagens e desvantagens.

Quando surgiu o Excel 64 bits

A partir da versão do Excel 2010 ele começou a ser oferecido em duas versões: a de 32 bits (que antes era a única opção) e a de 64-bits como novidade. Por padrão a versão instalada será sempre a de 32 bits (mesmo em máquinas com o windows 64-bits, uma vez que o Excel 64 bits tem um emulador para a versão de 32 bits).

Significa que, se você não instalou e escolheu instalar o Excel 64 bits, você provavelmente tem a versão de 32 bits.

Como saber se você tem o Excel 64 bits?

Vá em Arquivo>Conta e em seguida cliquem em “Sobre o Excel”. Na tela que surgir você poderá ver qual versão você tem, se é 32 bits ou o Excel 64 bits:

Screenshot_2

Veja na área retangular que ao final dela aparece a indicação de 32 bits. Então, em meu computador, não estou usando o Excel 64 bits.

Quem deveria usar o Excel 64 bits?

No próprio site da Microsoft há a indicação precisa de quem irá se beneficiar desta versão de Excel. Então, se sua necessidade não está atendida nesses ítens, você NÃO DEVERIA USAR O EXCEL 64 BITS.

São elas:

  • Utilização de muitos dados, especialmente se você suar PowerPivot/PowerView/PowerMap
  • Arquivos de Excel com mais de 2gb
  • Sua organização exige a Prevenção de Execução de Dados (DEP) de Hardware impostas para aplicativos do Office

E só.

De resto, permaneça com a Versão de 32 bits, que irá te ajudar do mesmo jeito.

Em alguns casos eu cheguei a ver essas planilhas, e para ser bem sincero, não é a troca de versão que irá resolver o problema, porque na verdade o problema está NO MODELO.

É como se você tivesse um sítio e a estrada para lá fosse esburacada e enlameada e você, por conta disto, optasse por comprar um carro 4×4 ao invés de asfaltar ou corrigir a estrada.

Muitos profissionais possuem más planilhas. Cheias de fórmulas desnecessárias, cheias de funções procv, concatenar, somases. São uma verdadeira bagunça. Usar o excel 64 bits é cobrir o sol com uma peneira: na verdade, a real necessidade é a de melhorar os modelos.

Claro que é mais fácil transferir a responsabilidade para um programa (porcaria de Excel lento…), mas no fundo, é a planilha que precisa de um upgrade.

Por isso, se você está com planilhas lentas, muito pesadas, reflita se elas não podem ficar melhores, mais simples. Porque migrar para o Excel 64 bits e não melhorá-las é empurrar o problema com a barriga. Como não existirá um Excel 128 bits tão rapidamente (pelo menos enquanto não tivermos computação quântica…), então em breve seu modelo poderá voltar a ter os mesmos problemas de desempenho que tinha.

Desvantagens de usar o Excel 64 bits?

O principal problema ao usar o Excel 64 bits refere-se aos controles ActiveX. Alguns deles simplesmente não existem no Excel 64 bits. Se você usa controles do MSComCtl (TabStrip, Toolbar, StatusBar, ProgressBar, TreeView, ListViews, ImageList, Slider, ImageComboBox) e do MSComCt2 (Animation, UpDown, MonthView, DateTimePicker, FlatScrollBar), então esqueça: não vai rodar. Se você desenvolveu algum formulário usando algum desses controles e vai migrar para o Excel 64 bits…

Se você chama instruções de API com o Declare, precisará adaptar para ser compatível com o Excel 64 bits (neste link a explicação completa)

Compatibilidade com outros AddIns de terceiros. Você precisará conferir se eles permanecerão compatíveis.

Em resumo..

Resumidamente, você deveria usar o Excel 64 bits em situações bastante específicas, se sua necessidade não está atendida em nenhum dos ítens acima, continue com a versão de 32 bits.

O Excel 64 bits é bastante recente, possui incompatibilidades impossíveis de serem resolvidas com o próprio Excel 32 bits e pode dar problema se você usar suplementos de terceiros.

Analise bem os modelos que estão com problema de desempenho e veja se não é o caso de melhorá-los.

EM uma próxima postagem darei algumas dicas de como otimizar a memória do Excel para fazer seus modelos rodarem melhor.

E aí, você usa o Excel 64 bits? Teve algum problema? Comente aí embaixo!

 

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Receba nossa Agenda

Cadastre-se para receber nossa agenda de treinamentos.

Obrigado :)