COMO IMPORTAR DADOS DA WEB PARA EXCEL

Crie planilhas com atualização automática a partir de dados de sites

COMO IMPORTAR DADOS DA WEB PARA EXCEL

Desde as primeiras versões do Excel (na época de internet obviamente…) é possível importar dados da web para Excel.

O problema é que a forma como os sites são criados agora é um pouco diferente de como eram antigamente, e por isso nem todos os sites permitem que os dados sejam importados.

Mostraremos neste artigo a técnica para importar dados da web para Excel considerando que o site permita este tipo de vínculo.

Para isto, usaremos os dados vindos do site do jornal VALOR ECONÔMICO.

Vamos no meu DADOS > DA WEB (dependendo da versão do teu Excel o menu pode ser ligeiramente diferente – estou usando o 2016) e digite o endereço da página que deseja importar:

Dê OK e aguarde um pouco.

Depois ele mostrará uma tela como esta:

Você verá do lado esquerdo diversas tabelas. São elas que contém os dados a serem importados. Ao clicar em cada uma delas você verá os dados que ela contém. Você pode escolher uma tabelas apenas um diversas (para isto selecione a caixa SELECIONAR VÁRIOS ÍTENS, que fica no canto superior esquerdo.

No caso, vamos importar a tabela 1 (Table1).

Selecione-a e clique no botão CARREGAR. O Excel irá importar os dados para a planilha ativa:

Os dados serão importados na forma de uma TABELA do Excel (se você não sabe o que é uma, leia este texto) e por isso você pode formatá-la, adicionar novas colunas, etc.

Como os dados ficam vinculados à página original, basta clicar sobre a tabela com o botão direito do mouse e selecionar a opção ATUALIZAR:

IMPORTAR DADOS DA WEB PARA EXCEL: DEFINA A FREQUÊNCIA DE ATUALIZAÇÃO

Além da atualização manual, você pode deixar atualizações agendadas, assim não precisa se lembrar de atualizar sua consulta manualmente.

Para fazê-lo, vá do lado direito da planilha na área chamada CONSULTAS E CONEXÕES e clique com o botão direito do mouse sobre sua consulta (Table1):

Clique no ítem propriedades e defina o intervalo de tempo das atualizações e/ou se é para atualizar a consulta ao abrir o arquivo:

Quando estiver atualizando os dados você verá um aviso na barra de status:

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Limpeza de Dados no Excel – PARTE 1

LIMPEZA DE DADOS NO EXCEL - IMPORTANDO, EXCLUINDO E PROMOVENDO LINHAS Nesta primeira parte da sequência vamos apresentar a ferramenta de PowerQuery (ou Obter e Transformar dados no Excel 2016). No Excel 2010 e 2013 você precisará instalá-lo. Siga as instruções que...

ler mais

Seis perguntas a fazer antes de se criar um Dashboard

SEIS PERGUNTAS A FAZER ANTES DE SE CRIAR UM DASHBOARD Você ou seu gestor pediu para criar um Dashboard. Provavelmente no Excel ou no PowerBI. Este artigo mostrará as 6 perguntas que você deve fazer ANTES de criar um Dashboard - independente de onde ele será feito. Se...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)