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principios de gestalt aplicados a dashboards no excel

Princípio de Similaridade (gestalt em Dashboards)

Já vimos no 1o artigo o Princípio de Proximidade e agora vamos conhecer de que forma o princípio de Similaridade deve ser usado em nossos Dashboards.

“ìtens similares são tratados como uma coisa só”.

Isto significa que, se você deseja que em seu dashboard ítens sejam tratados como a mesma coisa, eles devem ser similares.

Similares em que?

Qualquer coisa:

  • cor
  • tamanho
  • forma
  • textura
  • valor
  • orientação

Veja parte de um Dashboard fictício:

 

17032014-2-300x247

Nele, temos títulos com cores diferentes e gráficos com cores diferentes. Podemos dizer que cada bloco tem uma cor específica o que seria bom, mas NÃO É, porque pelo princípio da Proximidade, já os veríamos como uma cosia só, por estarem perto um do outros.

Não haveria necessidade de reforçar a cor do título à cor do gráfico, e diferenciá-la em cada bloco.

E como seria um Dashboard onde usássemos o princípio da Similaridade?

 

 

17032014-1-300x244 (1)

Note que, neste caso, estamos usando a cor verde (imaginado que seja a cor predominante da empresa). Usamos o MESMO VERDE nos títulos.

E usamos a cor verde nos gráficos para indicarmos a MENSAGEM. isto é, todo o verde no gráfico corresponde à mensagem que queremos passar.

Usamos o cinza para o que NÃO é mensagem.

Note que não precisamos indicar que o 1º título corresponde ao gráfico, por conta do princípio da proximidade.

Em diversas oportunidades, quem em treinamentos, quer em consultorias, me deparo com Dashboards onde pergunto para o cliente: “Por que está usando esta cor?”, “Por que a cor mudou aqui?”.

E normalmente a resposta é: “Ah, para ficar mais ‘impactante/legal/chamativo/etc/etc'”.

Mas não pode, né? Não pelo menos em Dashboards PROFISSIONAIS.

 

Fabio Vianna
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