fbpx

função EOMONTH

#ABCdoDAX

Função EOMONTH

Vimos na postagem anterior que a função EDATE calcula uma data com base em meses. Pois a função EOMONTH faz o mesmo e mais uma coisinha: sempre vai retornar o último dia (corrido) daquele mês calculado.

Ela é útil se precisarmos padronizar dias diversos em um único dia, no caso o último dia de determinado mês.

 Seu requisito é o mesmo das funções que envolvem data: ter ao menos uma coluna de data.

Vamos a nosso exemplo. Nele hipoteticamente o cliente poderá pagar pela compra até o último dia do mês seguinte á compra que fez. Se por exemplo ele comprou no dia 13 de junho ele poderá pagar até o dia 31 de julho.

Vamos isnerir uma nova COLUNA na tabela VENDAS, pois queremos calcular a data de vencimento para cada uma das linhas da nossa tabela.

Vamos em PÁGINA INICIAL > NOVA COLUNA:

Damos um nome para essa coluna e inserimos a função EOMONTH como segue:

A função EOMONTH possui 2 argumentos, sendo o primeiro deles a data que será usada como data inicial e o segundo argumento o número de meses avante (inseridos com sinal positivo) ou para trás (inseridos com sinal negativo).

Após sua inserção vamos acertar o TIPO DE DADOS para DATA. Vamos em FERRAMENTAS DE TABELA > TIPO DE DADOS e mudamos para DATA. Não precisa ser DATA/HORA porque nessa coluna não temos informação de horas, sendo portanto desnecessário acrescentar esse tipo de informação.

Em seguida vamos formatar o valor. Acertar to TIPO DE DADOS é como se estivéssemos “arredondando” o valor. Já a formatação é colocar uma “máscara” sobre o valor para que apareça somente o que desejamos. Poderíamos até ter mantido o TIPO DE DADOS como DATA/HORA e MOSTRÁ-LO somente como data. Seria como ter um valor com decimais mas mostrarmos somente o valor sem decimal.

Daí teremos nossa coluna assim:

Se quiséssemos saber o último dia do mês da venda bastaria informarmos 0 no 2º argumento. Daí a função ficaria assim: 

Final do Mês = EOMONTH(Vendas[Data da Venda],0)
Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

função SUMX

Função SUMX A função SUMX é uma função faz uma soma, mas ao contrário da função SUM ela soma valores a partir da leitura de cada uma das linhas de uma determinada tabela. Depois que explicar vai ficar mais simples de entender 🙂 No exemplo a seguir queremos calcular o...

ler mais

função FILTER

Função FILTER A função FILTER filtra tabelas com base em determinados critérios e posteriormente as medias utilizam esse filtro. Quer dizer que essa função não funciona "sozinha", ela precisa de uma outra função. Normalmente a função CALCULATE ou as funções "X" a...

ler mais

função COALESCE

Função COALESCE A Microsoft periodicamente atualiza o PowerBI não só com novos visuais mas também com novas funções. A função COALESCE é uma função recente, tendo sido lançada no 1º semestre de 2020. Basicamente é uma função condicional mas que avalia somente se...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube