Na postagem anterior comentei a respeito do cuidado em se usar a versão de Excel 64 bits.

Conheço algumas pessoas que migraram para o Excel 64 bits porque suas planilhas estavam “lentas”. Para evitar a migração para uma versão de Excel ainda pouco testada e suada (afinal a versão 64 bits surgiu somente no Excel 2010), compilei algumas dicas para melhorar o desempenho do Excel.

Quem sabe aplicando essas dicas, você não consegue melhorar a velocidade de suas planilhas, sem precisar de uma solução mais traumática?

Vamos a elas:

Dicas para melhorar o desempenho do Excel:

Dica 1: Da esquerda para a direita, de cima para baixo

Siga a gravidade: construa planilhas onde os totais ficam à direita e embaixo. O Excel calcula melhor quando ele “lê” primeiramente as premissas antes dos cálculos. Desta forma, ele fará apenas uma passada por aquelas linhas/colunas. Se você colocar os totais em cima ou á esquerda, é como se ele visse a fórmula, fosse para a direita/cima e depois retornasse para a esquerda para atualizar os totais. Colocando seus dados em um caminho mais lógico, isso irá melhorar o desempenho do Excel.

Dica 2: Evite funções voláteis

Função volátil é uma função que se recalcula ao se alterar qualquer coisa em sua planilha. Mudou algo, a função vai se recalcular, mesmo que você não tenha alterado nada que a impacte.

Essas funções consumidoras de desempenho do Excel são:

  • Hoje
  • Agora
  • Aleatório
  • Aleatórioentre
  • Desloc
  • Indireto
  • Cél
  • Informação

Então, se você usa algumas delas em excesso em suas planilhas, pode contar: estão reduzindo o desempenho do Excel.

Dica 3: Nunca crie referências à colunas/linhas inteiras

Muitas pessoas fazem referências à coluna inteira ou à linha inteira em suas planilhas, usando A:A,1:1.

Porém, fazendo isto, você está pedindo para o Excel rastrear as mais de 1 milhão de linhas e/ou as mais de 16 mil colunas, afinal de contas você marcou tudo para ele procurar, não é mesmo?

Dica 4: Separe os processos

O Excel (32 bits), tem um limite de 2gb por PROCESSO. Isto é, se você abrir 5/6 arquivos no mesmo processo, o Excel irá alocar os 2gb para esses 4/5 arquivos. Porém, se você abrir um novo processo para cada novo arquivo, ele irá alocar 2gb para cada um deles.

Significa que, ao invés de dividir os 2gb para todos os arquivos, ele irá usar 2gb em cada um deles (claro que só ajuda se você tiver 4/8gb de memória disponíveis).

Para abrir o arquivo em nosso processo,vá no ícone do Excel que estiver em sua barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse e clique novamente no nome do aplicativo, que ele irá abrir uma nova instância de Excel. Depois basta abrir seu arquivo nesta nova instância.

desempenho do excel

 

Dica 5: Tudo no mesmo arquivo

Uma das coisas mais terríveis de se fazer é vincular pastas de trabalho. Além de reduzir o desempenho do Excel, você correrá o risco de perder referências ao se inserir/excluir linhas/colunas nos arquivos vinculados sem que eles estejam abertos.

Use importação de dados ou copie e cole os dados, mas evite ao máximo vincular arquivos. Deixe tudo dentro do mesmo.

Dica 6: Verifique a área usada em cada planilhas

Às vezes o Excel considera a área usada maior do que a área efetivamente em uso. Para saber se ele está fazendo isto, vá em cada planilha e clique em CTRL END.

Ele irá até a última célula em que estiver armazenando alguma informação (normalmente é formatação). Se esta área for maior do que a área que você estiver usando, exclua as linhas/colunas extras, salve, feche e abra o arquivo novamente. Veja que ele terá reduzido esta área usada (além de melhorar o desempenho do Excel, isto também irá reduzir o tamanho do arquivo).

Dica 7: Tem imagens sem uso?

 

Procure imagens que tenha colado e não as esteja usando no Excel. Para localizá-las, exiba o painel de imagens (em Página Inicial>Localizar e Selecionar >Painel de Seleção):

Screenshot_2

Procure imagens sem uso e remova-as.

 

 

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE