fbpx

FUNÇÃO DIATRABALHO

Datas com base em dias úteis

Função DIATRABALHO

Quando precisamos calcular determinada data com base em dias corridos, basta fazer uma soma ou subtração, porém se você precisar usar dias úteis, é necessário utilizar a função diatrabalho

Retorna o resultado da soma entre datas ignorando Sábados, Domingos ou Feriados pré-determinados. Caso você precise considerar outros dias como não úteis, use a função DIATRABALHO.INTL (que está explicada mais abaixo).

Imagine o seguinte intervalo de datas:

diatrabalho

Note que, se queremos apenas calcular uma data usando dias corridos, basta apenas somar os dias desejados, sem a necessidade de usar a função DIATRABALHO. Isso porque o Excel entende a data como um número de série, sendo que o dia 1º é considerado o dia 1/jan/1900.

No exemplo acima, se formatarmos as datas para a maneira como o Excel ‘enxerga’, teríamos isto:

diatrabalho

Se pensarmos apenas em uma soma de valores, a conta fica mais fácil de entender, porque na verdade é assim que o Excel entende este cálculo. Se subtrairmos 20 dias, teremos uma simples subtração.

Agora, se queremos, ao invés de usar dias corridos, usarmos dias úteis, a situação fica mais complicada. Imaginando que você não quira pegar uma calendário e começar a calcular as datas, precisaremos utilizar a função DIATRABALHO.

[irp posts=”3972″ name=”Inserindo um calendário no Excel!”]

Esta função irá ‘pular’ todos os sábados, domingos e feriados entre a data inicial até termos o total de 20 dias úteis de nosso exemplo.

O porém é que você precisa informar os feriados. NÃO é a quantidade deles, e sim suas datas. Nem precisa se preocupar se o feriado ocorrer em um sábado ou domingo, porque será a função que vai determinar isto.

Então você Precisa inserir na planilha uma listagem de feriados, como em nosso exemplo (lembrando de inserir a data completa: 25/dez/2017 e não apenas só o dia.

Veja:

Alguns dias caem em finais de semana – sem problemas. Veja que inserimos datas fora do nosso intervalo, não há problema, porque a função só vai considerar os feriados que estiverem dentro de nosso intervalo calculado (como temos 20 dias úteis a partir de janeiro, provavelmente a data calculada não será depois de fevereiro.

Agora, a sintaxe da função DIATRABALHO será:

=DIATRABALHO(DATA_INICIAL;DIAS;FERIADOS)

DATA_INICIAL -> é a data onde iremos começar a contar.
DIAS -> Número de dias úteis a somar com a data inicial.
FERIADOS -> É uma variável opcional onde se é definido uma ou mais datas de feriados.

Em nosso exemplo, teremos:

No exemplo que está na linha 9, inserimos na função a listagem de feriados. Na linha 12, inserimos somente a data inicial e a quantidade de dias úteis, daí ele calculou uma data menor, pois os feriados não entraram na conta.

Uma observação importante: se você estiver fazendo cálculos que ultrapassem um ano, informe os feriados DE TODOS OS ANOS. Se você digitar 25/jan no Excel, ele irá considerar 25/jan do ano corrente. Se ele chegar até o ano seguinte e não tiver a data de 25/dez/ano seguinte, ele não vai considerá-la.

E se precisar usar outros dias como não úteis?

Talvez em seu cálculo os dias não úteis sejam diferentes de sábados e domingos. Pode eventualmente ser somente o domingo, ou domingo e segunda.

A partir da versão 2010 do Excel foi inserida uma função que é a evolução da função DIATRABALHO, que é a função DIATRABALHO.INTL.

Nela, informamos que dias são não úteis.

Neste caso, a sintaxe é:

=DIATRABALHO.INTL(DATA_INICIAL;DIAS;O QUE É DIA NÃO ÚTIL; FERIADOS)

.Temos um argumento onde informamos, via código, que dia(s) é(são) não úteis, de acordo com a tabela d e códigos a seguir:

  • 1 ou omitido: Sábado, domingo
  • 2 Domingo, segunda-feira
  • 3 Segunda-feira, terça-feira
  • 4 Terça-feira, quarta-feira
  • 5 Quarta-feira, quinta-feira
  • 6 Quinta-feira, sexta-feira
  • 7 Sexta-feira, sábado
  • 11 Domingo apenas
  • 12 Segunda-feira apenas
  • 13 Terça-feira apenas
  • 14 Quarta-feira apenas
  • 15 Quinta-feira apenas
  • 16 Sexta-feira apenas
  • 17 Sábado apenas

Nosso exemplo ficaria assim (clique na imagem para ficar maior):

No 1] exemplo, usamos o código 1, que indica ser sábado e domingo dias não úteis. No 2º, somente o domingo e no 3º o domingo e a segunda.

Dá para perceber que esta função é mais flexível do que a função DIATRABALHO. Se você sua o Excel 2010 em diante, é melhor usar esta, já que ela faz a mesma coisa que a função DIATRABALHO e um pouco mais 🙂

Tem duas outras funções que podem ser úteis:

  • DIATRABALHOTOTAL (que calcula o total de dias úteis entre duas datas) e
  • DATADIF (calcula diferença em dias corridos, em meses, anos, meses fora anos, etc.)
Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

quatro motivos para voce parar de usar o procv

quatro motivos para voce parar de usar o procv

Já são 40 anos de idade O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!). Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em...

ler mais
Como utilizar a Função Filtro

Como utilizar a Função Filtro

Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel. Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios. Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de...

ler mais

Função PROCX

Como usar a função PROCX Recentemente a Microsoft incluiu uma nova função em seu arsenal de funções de procura a referência, a função PROCX. Além de servir como um substituto para o famoso PROCV, ela também utiliza a nova funcionalidade, que é apresentar a resposta em...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube