IMPORTANDO DADOS DO EXCEL PARA O POWERBI
#ABCdoDAXComo Importar dados do Excel para o PowerBI
Antes de darmos início à nossa série #ABCdoDAX precisamos importar os dados e modelá-los.
Para tanto, usaremos uma base de dados do Excel e a importaremos para o PowerBI.
Você pode baixar a base de dados neste link:
No PowerBI, clique em PÁGINA INICIAL > EXCEL:
Em seguida busque o arquivo a ser importado:
Dependendo do nome do arquivo a importação demora alguns segundos. Teremos a tela abaixo. Você deverá selecionar, à esquerda, as tabelas a serem importadas (no caso, todas). Do lado direito aparecerá cada uma das tabelas para você verificar se é necessário algum ajuste (neste link há um tutorial com alguns ajustes que podem ser feitos através do PowerQuery). Nesse exemplo vamos apenas CARREGAR OS DADOS.
Após importar dados do Excel para o PowerBI vamos fazer a chamada MODELAGEM, que é configurar cada uma das colunas dos dados importados para que posteriormente possamos criar as medidas.
Após a carga dos dados vamos clicar no ícone da esquerda confirme imagem abaixo:
Em seguida, à direita, vamos selecionar cada tabela para configurarmos suas colunas. A primeira será a tabela CADASTRO DE CIDADES:
Vamos clicar em cada uma das colunas, ir no menu FERRAMENTAS DE COLUNA e configurar como seguem:
CÓDIGO DA CIDADE
NOME DA CIDADE
Note que aqui precisamos indicar, na opção CATEGORIA DE DADOS, a que tipo de localização essa coluna se refere.
ESTADO
Note que aqui precisamos indicar, na opção CATEGORIA DE DADOS, a que tipo de localização essa coluna se refere.
GERENTE
Na tabela CADASTRO PRODUTOS também vamos configurar as colunas:
CÓDIGO DO PRODUTO
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
FAMÍLIA
Na tabela VENDAS também vamos configurar as colunas:
DATA DA VENDA
Formate a data para um formato menor e mais simples.
RECEITA TOTAL
VOLUME DE VENDAS
CÓDIGO DO PRODUTO
CÓDIGO DA CIDADE
É necessário conferir o relacionamento entre as tabelas. Em geral quando voc~e importa dados do Excel para o PowerBI a ferramenta já faz os relacionamentos, mas como não é feito em 100% dos casos é necessário conferir e ajustar, se for o caso.
Vamos clicar no ícine de relaionamento qe fica à esquerda:
Em seguida, conferiremos se elas foram feita, o que em nosso caso estão corretas:
Por fim, vamos ocultar as colunas que não precisarão ser vistas no relatório. Vamos clicar sobre cada uma delas e escolher a opção OCULTAR DA VISUALIZAÇÃO DE RELATÓRIO:
Quando ocultamos uma coluna ela aparecerá com uma cor diferente:
Ocultaremos as seguintes colunas:
TABELA CADASTRO DE CIDADES
Código da Cidade
TABELA CADASTRO PRODUTOS
Código do Produto
TABELA VENDAS
Código da Cidade
Código do Produto
Receita Total
Volume de Vendas
Feito isto, estamos prontos para passar à criação das medidas.
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