fbpx

IMPORTANDO DADOS DO EXCEL PARA O POWERBI

#ABCdoDAX

Como Importar dados do Excel para o PowerBI

Antes de darmos início à nossa série #ABCdoDAX precisamos importar os dados e modelá-los.

Para tanto, usaremos uma base de dados do Excel e a importaremos para o PowerBI.

Você pode baixar a base de dados neste link:

https://fabiovianna-my.sharepoint.com/:x:/p/fabio/Efz3rcgpnlhBs_hQ-UMHwR0BqKkh0Uy75HwuiSCVdYC-Bw?e=BfphNp

No PowerBI, clique em PÁGINA INICIAL > EXCEL:

Em seguida busque o arquivo a ser importado:

Dependendo do nome do arquivo a importação demora alguns segundos. Teremos a tela abaixo. Você deverá selecionar, à esquerda, as tabelas a serem importadas (no caso, todas). Do lado direito aparecerá cada uma das tabelas para você verificar se é necessário algum ajuste (neste link há um tutorial com alguns ajustes que podem ser feitos através do PowerQuery). Nesse exemplo vamos apenas CARREGAR OS DADOS.

Após importar dados do Excel para o PowerBI vamos fazer a chamada MODELAGEM, que é configurar cada uma das colunas dos dados importados para que posteriormente possamos criar as medidas.

Após a carga dos dados vamos clicar no ícone da esquerda confirme imagem abaixo:

Em seguida, à direita, vamos selecionar cada tabela para configurarmos suas colunas. A primeira será a tabela CADASTRO DE CIDADES:

Vamos clicar em cada uma das colunas, ir no menu FERRAMENTAS DE COLUNA e configurar como seguem:

CÓDIGO DA CIDADE

NOME DA CIDADE

Note que aqui precisamos indicar, na opção CATEGORIA DE DADOS, a que tipo de localização essa coluna se refere.

ESTADO

Note que aqui precisamos indicar, na opção CATEGORIA DE DADOS, a que tipo de localização essa coluna se refere.

GERENTE

Na tabela CADASTRO PRODUTOS também vamos configurar as colunas:

CÓDIGO DO PRODUTO

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

FAMÍLIA

Na tabela VENDAS também vamos configurar as colunas:

DATA DA VENDA

Formate a data para um formato menor e mais simples.

RECEITA TOTAL

VOLUME DE VENDAS

CÓDIGO DO PRODUTO

CÓDIGO DA CIDADE

É necessário conferir o relacionamento entre as tabelas. Em geral quando voc~e importa dados do Excel para o PowerBI a ferramenta já faz os relacionamentos, mas como não é feito em 100% dos casos é necessário conferir e ajustar, se for o caso.

Vamos clicar no ícine de relaionamento qe fica à esquerda:

Em seguida, conferiremos se elas foram feita, o que em nosso caso estão corretas:

Por fim, vamos ocultar as colunas que não precisarão ser vistas no relatório. Vamos clicar sobre cada uma delas e escolher a opção OCULTAR DA VISUALIZAÇÃO DE RELATÓRIO:

Quando ocultamos uma coluna ela aparecerá com uma cor diferente:

Ocultaremos as seguintes colunas:

TABELA CADASTRO DE CIDADES

Código da Cidade

TABELA CADASTRO PRODUTOS

Código do Produto

TABELA VENDAS

Código da Cidade

Código do Produto

Receita Total

Volume de Vendas

 

Feito isto, estamos prontos para passar à criação das medidas.

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

função SUMX

Função SUMX A função SUMX é uma função faz uma soma, mas ao contrário da função SUM ela soma valores a partir da leitura de cada uma das linhas de uma determinada tabela. Depois que explicar vai ficar mais simples de entender 🙂 No exemplo a seguir queremos calcular o...

ler mais

função FILTER

Função FILTER A função FILTER filtra tabelas com base em determinados critérios e posteriormente as medias utilizam esse filtro. Quer dizer que essa função não funciona "sozinha", ela precisa de uma outra função. Normalmente a função CALCULATE ou as funções "X" a...

ler mais

função COALESCE

Função COALESCE A Microsoft periodicamente atualiza o PowerBI não só com novos visuais mas também com novas funções. A função COALESCE é uma função recente, tendo sido lançada no 1º semestre de 2020. Basicamente é uma função condicional mas que avalia somente se...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me

Nossas Redes Sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube