Estava lendo o blog Storytelling with Data, e deparei-me com este artigo.
Na hora, lembrei-me de um exemplo que utilizo em meus treinamentos:
Particularmente sou fervoroso defensor de que a visualização em Dashboards seja feita, prioritariamente, através de gráficos.
É mais rápido o processamento da informação e você entrega a mensagem sem a necessidade do leitor ficar decifrando tabelas.
Talvez por isso faça o gráfico acima quase que de forma automática (aproveito para mostrar como DEVERIA SER um gráfico de pizza – mas esta é outra história).
Se pensarmos no data ink ratio, certamente estou usando mais tinta do que deveria, afinal minha mensagem é suficientemente clara para dispensar o uso do gráfico.
Poderíamos pensar em algo assim:
Veículos respondeu por 33,9% do faturamento de abr/2014
E ponto final.
De novo: a informação visual é mais rapidamente percebida pelas pessoas e não deve ser substituída por mensagens apenas (senão viraria um dashboard twitter – já vi alguém fazer algo assim…). Mas em casos objetivos como a de cima, por que não?
(postagem publicada originalmente no blog da Viewsion e agora movido para cá)
Viewsion
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais