fbpx

função MAX

#ABCdoDAX

Função MAX

A função MAX calcula o maior valor de uma determinada coluna.

Parece simples, mas sempre que falamos em DAX precisamos ficar atentos ao que a função faz e não ao que ACHAMOS que ela faz.

 No exemplo a seguir vamos calcular a maior receita de nossa base de dados.

Para inserir a função MAX vamos em PÁGINA INICIAL > NOVA MEDIDA:

 

Damos um nome a ela e indicamos a coluna:

Note que não estamos usando a função MAX na medida de Faturamento que criamos, porque ela já uma medida da coluna base. Não dá para calcular o máximo da soma, por isso estamos usando diretamente a coluna base.

Nós vamos mensurar aqueles valores de outra maneira agora, para o máximo.

Depois formatamos a medida e a colocamos na tabela de medidas, como indicado abaixo:

Se criarmos uma tabela de produtos e faturamento máximo o que teremos?

Aí é importante saber sempre o que a medida está fazendo, ela é sempre contextual. Estamos calculando o máximo da coluna de Receita. Cada LINHA da tabela de receita é uma venda. Então quando calculamos o máximo estamos calculando o maior valor de uma venda individual feita.

Quer dizer que se criarmos uma tabela de produtos nós veremos nela a maior receita individual DAQUELE produto. Não é a soma das receitas dos produtos, é pegar cada linha da base onde vendemos aquele produto e em seguida calcular o maior valor.

Isso também vale para a família de produtos. É como se filtrássemos a base de dados em que aparece por exmeplo a famíia FRUTAS e calculássemos o maior valor de vendas daquela família. Não é a soma do faturamento de cada produto e em seguida calculado o maior faturamento somado do produto. A conta é feita em cima de cada uma das linhas.

Se quiséssemos calcular o maior faturamento somado de cada produto a forma de calcular seria diferente (veremos em postagens futuras). 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube