função FORMAT
#ABCdoDAXFunção FORMAT
Às vezes não basta formatar uma coluna para determinado formato, sendo necessário ainda transformar o valor em formato de texto (para concatenar, por exemplo). A função FORMAT faz isso: ela converte um valor numérico (inteiro, decimal, moeda, data, etc) em um texto com o formato desejado.
No exemplo a seguir vamos usar a função FORMAT para criarmos uma coluna com o dia da semana. Já vimos na função WeekDay que podemos treazer um número representativo do dia da semana, mas daí o leitor do relatório vai precisar adivinhar o que aquele código significa, sendo que ler o dia da semana é infinitamente mais simples.
Para tanto, vamos criar uma nova coluna, posi desejamos ver o dia da semana de cada uma das vendas que fizemos.
Vamos em PÁGINA INICIAL > NOVA COLUNA:
Agora vamos inserir nossa função FORMAT:
O 1º argumento da função FORMAT é a coluna que desejamos converter. Pode qualquer coluna com dados numéricos, quaisquer que sejam eles. No nosso caso estamos usando uma coluna de datas.
O segundo argumento representa o formato que queremos dar. Como queremos trazer o dia da semana completo (segunda-feira, terça-feira, etc.) estamos usando o código “dddd”. Se quiséssemos apenas os 3 dias da semana colocaríamos “ddd” (no final da postagem coloco o código de formatação de datas).
Se quiséssemos formatar uma coluna decimal para percentual informaríamos por exemplo “0,0%” e daí por diante. Basicamente é a mesma codificação do Excel.
Veja o resultado.
Se quisermos deixar todas em maiúscuilas podemos usar a FUNÇÃO UPPER, como apresentada abaixo:
Daí a combinação da função FORMAT com a função UPPER mostrará isso:
A tabela de códigos de formatação é essa:
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE
função SUMX
Função SUMX A função SUMX é uma função faz uma soma, mas ao contrário da função SUM ela soma valores a partir da leitura de cada uma das linhas de uma determinada tabela. Depois que explicar vai ficar mais simples de entender 🙂 No exemplo a seguir queremos calcular o...
função FILTER
Função FILTER A função FILTER filtra tabelas com base em determinados critérios e posteriormente as medias utilizam esse filtro. Quer dizer que essa função não funciona "sozinha", ela precisa de uma outra função. Normalmente a função CALCULATE ou as funções "X" a...
função COALESCE
Função COALESCE A Microsoft periodicamente atualiza o PowerBI não só com novos visuais mas também com novas funções. A função COALESCE é uma função recente, tendo sido lançada no 1º semestre de 2020. Basicamente é uma função condicional mas que avalia somente se...
- 6 maneiras de usar o preenchimento relâmpago - março 12, 2021
- quatro motivos para voce parar de usar o procv - fevereiro 16, 2021
- Como Criar um Gráfico de Waterfall no Excel - fevereiro 2, 2021
Nossas Redes Sociais