fbpx

função CALCULATE

#ABCdoDAX

Função CALCULATE

A função CALCULATE é uma das funções mais utilizadas do PowerBI.

Com ela conseguimos criar medidas baseadas em critérios e em filtros para gerar resultados que não necessariamente respeitem os contextos.

De maneira simples, o contexto é quando o valor depende da linha / coluna que contenham os itens. Por exemplo, se somarmos a Receita e criarmos uma tabela com produtos, nossa receita será calculada para cada um dos produtos. Isso é o contexto.

A função CALCULATE é capaz de se sobrepor a esses contextos e por isso suas possibilidades de aplicação são muito grandes.

No exemplo a seguir vamos criar uma medida para calcularmos a receita da família Legumes. 

Para inserir a medida vamos em PÁGINA INICIAL > NOVA MEDIDA:

Na função CALCULATE o primeiro argumento corresponde à medida que queremos calcular. Logicamente que se quisermos a medida “pura”, bastaria utilizá-la diretamente nos visuais.

Mas não é o que queremos, nós queremos calcular a receita para a família legumes. Então nossa medida será a RECEITA.

Do 2º argumento em diante informamos o critério que queremos utilizar (ou o filtro – veremos isso na função FILTER). Como queremos a família LEGUMES, informamos isso na fórmula.

Esse exemplo é bem parecido com o SOMASE, mas a função é mais do que isso.

Quando criamos essa medida nós estamos “ignorando” o contexto de família porque informamos que queremos exatamente a receita da família legumes. 

Se criarmos uma tabela com o Gerente e a medida que criamos teremos esse resultado:

Note que “fixamos” apenas o contexto da família legumes, todos os outros estão livres. Então podemos ver que o José teve uma receita da família legumes de R$25.581.

Como demos um contexto dentro da medida nós não precisamos inserir no visual esse contexto.

Veja como ficaria uma tabela com família a receita:

Note que a receita de legumes na linha de verduras é a…receita de legumes. Isso ocorre porque nossa medida “fixou” essa familia.

E se combinarmos gerente e família, como fica? Veja:

O contexto de gerente muda, porém o de família permanece “fixo”.

Parece estranho, não? Mas essa função é uma das mais interessantes do PowerBI, porque nem sempre poderemos apelar ao contexto para fazer um cálculo.

Imagine que queiramos calcular o % da receita de determinado ítem pela receita total. Essa receita dependerá do contexto. Se for nome de produto teremos receita por produto. Se for anos será receita por anos.

Mas precisamos de um valor “fixo” por quem ela será dividida, que seria uma “receita que não considera nenhum contexto”, porque ela precisa ser a total.

No exemplo acima é como se tivéssemos o R$138.717 em todas as linhas.

Isso é possível com a combinação da função CALCULATE com outra função, a função ALL.

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube