Este gráfico está estranho…
Minha filha precisava fazer um trabalho de escola a respeito da situação dos mananciais de São Paulo.
Daí, fomos no site da SABESP para pegar algumas informações.
Antes de qualquer coisa, dê uma olhada no gráfico abaixo, com atenção, e responda à pergunta que farei em seguida:
Observando as duas colunas, o que seu cérebro está te mostrando? Responda imediatamente. Não sou telepata, mas sei sua resposta:
Mostra uma evolução/crescimento/aumento.
Certo?
Isto acontece porque nosso cérebro percebe colunas lado a lado como se fosse uma série temporal, desta forma, a linha do tempo vai da esquerda (mais antigo) para a direita (mais recente).
O gráfico acima está correto. Ele mostra na coluna menor, à esquerda, o passado, e o mais atual à direita.
Agora veja o gráfico completo:
E aí? Se você acompanha o noticiário sabe que no estado de São Paulo estamos vivendo a maior estiagem dos últimos 20 anos. Mas como pode o volume útil ter AUMENTADO?
[optinform]
Tentando entender o gráfico
Leia com atenção o que temos no eixo horizontal:
Em 15/maio/2014 tinha um volume útil de 8,2%
Em 23/abril/2015 o volume útil MAIS A RESERVA TÉCNICA totalizavam 20,1%!
Então, para você ter a informação CORRETA precisaria ler os dados do eixo e perceberia que o gráfico não serve para nada. Bom, na verdade ele serve para induzir as pessoas a ler algo que não está lá.
O principal problema é que uma informação visual é lida 60.000x mais rápido do que um texto, então é como se tivesse um ‘atraso’ entre a imagem que você vê e depois o texto que você lê.
Isso é fácil de perceber: agora você sabe que o valor da esquerda está em um escala diferente da esquerda, e que portanto o nível caiu. Mas você continua vendo um crescimento, porque a disposição das colunas da esquerda para a direita estão ‘pré-carregadas’ no cérebro.
Quer dizer que nosso cérebro não decodifica – isto é, traduz – a imagem. Ele basicamente procura em nossa memória o significado já gravado.E o que diz? Que coluna maior à esquerda significa que cresceu.
Por isso percebemos imagens mais rápidas, porque não precisamos traduzir o que vemos, as imagens já estão legendadas no cérebro.
Voltando ao gráfico.
Quem lê essas informações do site? Como é público, deduz-se que seja o cidadão comum, que provavelmente não fez nenhum gráfico na vida. Portanto, ele não tem o hábito de decifrar um gráfico. Ele vai bater o olho, o cérebro vai dizer “aumentou” e talvez, e apenas alguns, vão perceber essa “pegadinha”.
Os outros vão sair com a impressão de que o nível o Cantareira melhorou. Afinal choveu, né?
Mas vamos combinar: um gráfico DEVE manter a mesma unidade de medida, senão perde o sentido. é como se eu fizesse um gráfico mostrando a variação da temperatura da superfície da terra entre 1990 e 2014 (tirei o dataset daqui).
Basicamente mudei a escala de temperatura a partir de 1999 para Fahrenheit, e coloquei em outro eixo para parecer similar à temperatura em Celsius.
Alguém que bata o olho, sem analisar mais detidamente vai achar que nos últimos anos a temperatura tem variado menos do que no passado.
Compromisso com a técnica
Se fosse manter um mínimo de comprometimento com a técnica, ficaria assim:
Hmmm, parece que tem aumentado, né?
Bom, então se fôssemos fazer um gráfico como o da SABESP, mas com o objetivo de informar as pessoas, poderíamos fazer de pelo menos 3 formas diferentes:
Mas aparentemente o pessoal que fez aquele gráfico usou algumas técnicas do livro “How to Lie With Charts“.
Então, se teu compromisso é o de informar, faça com que seu gráfico contenha a informação de forma clara, sem a necessidade do leitor ficar decifrando legendas, rótulos, equações matemáticas…
Combinado?
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