Quebrar texto em uma célula

Vamos aprender a quebrar texto em uma célula na letra Q de nosso #ABCdoExcel.

Se você digita em uma célula algo maior do que ela, o Excel irá usar as colunas ao lado para te mostrar o texto (exemplo 1 abaixo), mas se existir algo ao lado, você não conseguirá ler tudo (exemplo 2 abaixo):

abc_q_1

Normalmente ou se aumenta a largura da coluna para poder ler o texto inteiro, ou se faz alguma gambiarra, colando uma palavra em cada linha, ou algo do tipo.

Ao invés disso, podemos usar o recurso de quebrar linhas, de forma que o Excel distribua o texto para baixo ao invés de para o lado.

Quebrar texto em uma célula: alternativa 1

Para fazê-lo, selecione as células onde deseja que este recurso seja aplicado, use a tecla de atalho CTRL 1 (o número 1 do teclado de cima, e não do teclado numérico da direita).

Na guia Alinhamento, marque a opção “Quebrar texto automaticamente”:

abc_q_2

Depois dê OK, aumente um pouco a largura da coluna, um pouco a altura e formate o texto:

abc_q_3

O importante disto é que o conteúdo continua em uma célula, mesmo depois de quebrar texto em uma célula, então se isto for usado em algum filtro, tabela dinâmica, continuará a funcionar; se separasse os ítens ou mesclasse, não.

Quebrar texto em uma célula: alternativa 2

Pode ser que você queira quebrar texto em uma célula para facilitar a leitura de uma fórmula. Isso quer dizer que na verdade, ao ler a fórmula, ao invés de ela aparecer como uma “linguiça”, você poderá quebrá-la para que aparece em várias linhas.

Para fazer isto, basta ao editar a fórmula na barra de fórmulas, que você dê um ALT ENTER onde quiser quebrar a fórmula. No primeiro exemplo abaixo, você poderá ver a função PROCV em uma única linha (se quiser conhecer mais sobre esta função, baixe nosso e-Book gratuito).

quebrar texto em uma célula

Se começarmos a dar ALT ENTER em cada parte da função para quebrar a linha, ela ficará assim:

quebrar texto em uma célula

Mesmo depois da dar ENTER, a função permanecerá em várias linhas. Isso é particularmente útil em fórmulas muito grandes, para facilitar sua leitura e/ou conferência.

 

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE