funcao-bahttext

A anti-dica – Função BAHTTEXT

Esta postagem é para falar de uma função que provavelmente ninguém nunca irá usá-la; o objetivo aqui é alertar para que sempre mantenhamos o foco de que o Excel é APENAS uma ferramenta.

Não sei porque a função BAHTTEXT existe (tem uma teoria aqui – em inglês)

Basicamente ela converte um número qualquer em seu correspondente extenso – só que em Thai. Sim, em tailandês.

Se convertesse em português, seria uma maravilha, poder escrever 1230,44 e aparecer na célula “mil duzentos e trinta reais e quarenta e quatro centavos”.

Mas aparece assim:

ABC_B_1

O Excel é um PRODUTO. A Microsoft ganha dinheiro, aliás, MUITO DINHEIRO com o Office.

Então é de supor que para poder tornar o produto mais atraente, que a equipe de marketing coloque alguns adicionais com o único propósito de fazer o produto ser mais vendável.

Não digo exatamente desta função, mas não faz o menor sentido você poder colocar no Excel 12 cores diferentes em um mero marcador, ou que você possa fazer um gráfico 3D e girá-lo a ponto de ninguém poder entender a informação.

Então, como usuário, VOCÊ deve estar sempre atento a algo que sempre falo em meus treinamentos: teu foco é na FUNÇÃO, e não na FORMA. A Forma vem depois.

Preocupe-se primeiro em fazer funcionar. Depois você “enche linguiça”. Senão você ficará perdido no meio de dezenas de configurações, cores, degrades, ângulos, funções inúteis e esquece o que estava fazendo.

Vejo muitas planilhas onde dá para perceber que a pessoa se encantou com alguns recursos do Excel, e decidiu usá-los. Não é porque você aprendeu uma função “legal”, um recurso “divertido” que você vai usá-lo.

Afinal, imagino que você queira dar um aspecto PROFISSIONAL a teus modelos, e não parecer que foi feito por uma criança, não?

Prometo que a letra C será útil 😉

Até a C 🙂

 

 

 

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE