O Excel possui ferramentas para trabalhar com hipóteses. Uma delas é a ferramenta Cenários. Com ela é possível criar situações, alterando os valores de determinadas células e alcançar resultados diferentes.

Em nosso exemplo vamos criar uma planilha de vendas, divididas em semestres. No 1º semestre já sabemos a quantidade de vendas. Agora vamos criar os valores das vendas esperadas para o 2º semestre:

ex12

Primeiramente selecionamos as células que criaremos o cenário, no caso C3:C5. Clique no menu Ferramentas/Cenários. Surgirá a seguinte janela:

ex22

Clique no botão adicionar. Em Nome do Cenário, digite “Média Atual”, que em nosso caso é a média de vendas no segundo semestre dos anos anteriores. Em Células Variáveis será as planilhas que serão afetadas com o Cenário. Deixe como está. Deixa a opção Evitar alterações marcada. Clique em Ok.

Surgirá a janela Valores do cenário, que corresponde às células que você selecionou. Digite os valores que quiser e clique em Ok.

ex32

Agora na lista de cenários surgirá o nome do cenário criado. Para testá-lo clique em mostrar. Aparece os valores que você digitou como sendo a média atual. Agora vamos criar mais um cenário para ser a meta de vendas para o segundo semestre no botão Adicionar. Repita os procedimentos agora com o Nome do cenário de “Meta para 2º Semestre” e os valores desejados. Na lista de cenários aparecem os dois cenários criados. Para vizualizá-lo, clique em Mostrar:

ex41

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Receba nossa Agenda

Cadastre-se para receber nossa agenda de treinamentos.

Obrigado :)