CONTEXTO DA PROJEÇÃO FINANCEIRA

Em que contexto da gestão da empresa a projeção financeira se insere

CONTEXTO DA PROJEÇÃO FINANCEIRA

Quando pensamos na gestão da Empresa, a projeção financeira é certamente uma das atividades mais importantes,por permitir que a empesa antecipe seu futuro e tenha condições de tomar decisões antevendo a ocorrência de situações futuras.

Em primeiro lugar vamos entender a visão geral do processo de visão de futuro de uma empresa:

OPERACIONAL

Detalhado, vai até o menor nível de informação. São modelos de budget onde fazemos previsões por contas contábeis, centros de custo, projeção de receita por SKU, projeção de headcount, por contrato de financiamento.

VANTAGEM: detalhado, permite o controle minucioso

DESVANTAGEM: não serve para simulação, arquivos grandes, ás vezes precisando de sistemas pois o Excel não é capaz de manter.

Recebe do TÁTICO para os ajustes específicos. Depois retorna ao TÁTICO para revisão do cenário.

TÁTICO

Visão agrupada, não vê contas / centros de custo, vê despesa total, custo fixo quebrado por grandes grupos (pessoal, energia, etc).

A receita é vista agrupada por produtos / famílias / regiões, etc.

Recebe os dados agrupados do operacional e depois d feita a projeção financeira, retorna as informações ao operacional para ajustes no detalhe. Ex.: no tático decide-se reduzir as despesas comerciais em 10%.

No operacional dezenas de contas serão ajustadas para que, no total, tenhamos 10% Ex.: a conta 123 do centro de custo X reduz em 7%, a conta 345 de todos os centros de custo reduzem em 20% e daí por diante

Depois este total retorna para o TÁTICO com a informação para uma nova projeção financeira. Caso a simulação não chegue no valor desejado o TÁTICO faz nova projeção financeira com a redução proposta (ex.: 9,25%) e vê o que acontece e se necessário busca alterar outros grupos (ex.: aumentar a receita em 2%, dai retorna para o operacional da previsão de vendas para distribuírem para todos os SKU, daí retorna ao tático, etc.

Lembrando que PROJEÇÃO FINANCEIRA é um processo e por isso é importante esse ciclo, para que não fique algo imposto e que todos os atores do processo se comprometam com o resultado.

VANTAGENS: facilidade de simulação, visão macro da Empresa

DESVANTAGENS: pouco detalhe, dependente de um OK do operacional para assegurar que aquele cenário seja factível (em algumas situações isto pode ser imposto).

ESTRATÉGICO

Visão da alta administração; apenas um dashboard com as principais informações e alguma possibilidade de simulação. Basicamente é a apresentação do resultado da estratégia definida, com a proposta das ações necessárias para que aquilo seja alcançado.

VANTAGENS: fala a ‘língua’ da alta administração e oferece apenas o que é necessário para o acompanhamento

DESVANTAGENS: depende do OK do tático e do operacional para garantir que e a estratégia seja factível e por isso pode ter ciclos longos até que os dados sejam retornados novamente.

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

Modelagem de Planilhas: Os 3 erros mais comuns

Reduzindo o risco de erro em modelagem de planilhas OK, sejamos coerentes: sempre haverá algum erro em uma planilha. Modelagem de planilhas ainda que tenha método, boas práticas e zilhões de exemplos de bons modelos por aí sempre terá o componente humano. O que...

ler mais
Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE