Este gráfico está estranho…

Minha filha precisava fazer um trabalho de escola a respeito da situação dos mananciais de São Paulo.

Daí, fomos no site da SABESP para pegar algumas informações.

Antes de qualquer coisa, dê uma olhada no gráfico abaixo, com atenção, e responda à pergunta que farei em seguida:

Observando as duas colunas, o que seu cérebro está te mostrando? Responda imediatamente. Não sou telepata, mas sei sua resposta:

Mostra uma evolução/crescimento/aumento.

Certo?

Isto acontece porque nosso cérebro percebe colunas lado a lado como se fosse uma série temporal, desta forma, a linha do tempo vai da esquerda (mais antigo) para a direita (mais recente).

O gráfico acima está correto. Ele mostra na coluna menor, à esquerda, o passado, e o mais atual à direita.

Agora veja o gráfico completo:

mananciais cantareira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E aí? Se você acompanha o noticiário sabe que no estado de São Paulo estamos vivendo a maior estiagem dos últimos 20 anos. Mas como pode o volume útil ter AUMENTADO?


 

[optinform]


 

Tentando entender o gráfico

Leia com atenção o que temos no eixo horizontal:

Em 15/maio/2014 tinha um volume útil de 8,2%

Em 23/abril/2015 o volume útil MAIS A RESERVA TÉCNICA totalizavam 20,1%!

Então, para você ter a informação CORRETA precisaria ler os dados do eixo e perceberia que o gráfico não serve para nada. Bom, na verdade ele serve para induzir as pessoas a ler algo que não está lá.

O principal problema é que uma informação visual é lida 60.000x mais rápido do que um texto, então é como se tivesse um ‘atraso’ entre a imagem que você vê e depois o texto que você lê.

Isso é fácil de perceber: agora você sabe que o valor da esquerda está em um escala diferente da esquerda, e que portanto o nível caiu. Mas você continua vendo um crescimento, porque  a disposição das colunas da esquerda para a direita estão ‘pré-carregadas’ no cérebro.

Quer dizer que nosso cérebro não decodifica – isto é, traduz – a imagem. Ele basicamente procura em nossa memória o significado já gravado.E o que diz? Que coluna maior à esquerda significa que cresceu.

Por isso percebemos imagens mais rápidas, porque não precisamos traduzir o que vemos, as imagens já estão legendadas no cérebro.

Voltando ao gráfico.

Quem lê essas informações do site? Como é público, deduz-se que seja o cidadão comum, que provavelmente não fez nenhum gráfico na vida. Portanto, ele não tem o hábito de decifrar um gráfico. Ele vai bater o olho, o cérebro vai dizer “aumentou” e talvez, e apenas alguns, vão perceber essa “pegadinha”.

Os outros vão sair com a impressão de que o nível o Cantareira melhorou. Afinal choveu, né?

Mas vamos combinar: um gráfico DEVE manter a mesma unidade de medida, senão perde o sentido. é como se eu fizesse um gráfico mostrando a variação da temperatura da superfície da terra entre 1990 e 2014 (tirei o dataset daqui).

Basicamente mudei a escala de temperatura a partir de 1999 para Fahrenheit, e coloquei em outro eixo para parecer similar à temperatura em Celsius.

Alguém que bata o olho, sem analisar mais detidamente vai achar que nos últimos anos a temperatura tem variado menos do que no passado.

Compromisso com a técnica

Se fosse manter um mínimo de comprometimento com a técnica, ficaria assim:

Hmmm, parece que tem aumentado, né?

Bom, então se fôssemos fazer um gráfico como o da SABESP, mas com o objetivo de informar as pessoas, poderíamos fazer de pelo menos 3 formas diferentes:

 

 

Mas aparentemente o pessoal que fez aquele gráfico usou algumas técnicas do livro “How to Lie With Charts“.

Então, se teu compromisso é o de informar, faça com que seu gráfico contenha a informação de forma clara, sem a necessidade do leitor ficar decifrando legendas, rótulos, equações matemáticas…

Combinado?

 

Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Receba nossa Agenda

Cadastre-se para receber nossa agenda de treinamentos.

Obrigado :)