Neste artigo veremos para quê serve uma Macro e como criar, seguindo os passos descreverei ao longo de artigo e um pouco de criatividade você poderá fazer o que quiser com as Macros, acompanhe abaixo:

Na situação abaixo iremos criar uma Macro que insere hora na célula especifica, nesse caso na célula B3, veja na figura abaixo:


Para usarmos o Gravado de Macros, siga os seguintes passos: Menu Ferramentas / Macro / Gravar Nova Macro, como na figura acima. Aparecerá a seguinte tela, veja abaixo:

Antes de fazer a Macro vamos conhecer o Gravador:

Nome da Macro: pode conter até 256 caractere, porém, não pode começar com números e nem conter espaços entre as palavras.

Tecla de Atalho: permite referenciar a Macro desenvolvida por atalho no teclado. Tome cuidado, se possível não utilizar.

Armazenar macro em: é o local onde deseja gravar sua macro, por exemplo: Esta pasta de trabalho; Nova pasta de trabalho ou pasta de trabalho pessoal de macro. Dica: prefira usar a opção padrão do gravador, que é a que aparece na figura acima.

Descrição: descreve o que faz a macro, e por quem foi feita. Descreva sempre o que faz a macro, é importante para uma boa manutenção da mesma.

Agora na figura abaixo veja como ficou configurado:


Após ter configurado da forma que está acima, clique no Botão Ok, e veja o que aparecerá uma caixa de ferramentas chamada Parar, com apenas dois botões. Veja a figura:

Clique na célula B3 e faça o seguinte comando: CRTL+; e pressione a Tecla ENTER para confirmar o valor e automaticamente aparecerá a data atual, após isso clique no Botão Parar Gravação, porto Macro Gravada!


Terminamos a macro, mas, temos que colocar algum objeto que “chame” esta Macro, como por exemplo, um botão. Para inserir um botão você precisa da barra de ferramentas Formulários, seguindo este caminho: Menu Exibir /  Barras de Ferramentas / Formulário, e dê um clique, aparecerá a barra de ferramentas como na figura abaixo:

Dê um clique no objeto Botão na barra de Formulários, e clique dentro da Planilha. Assim que clicar na planilha aparecerá um botão e um assistente procurando macro na sua planilha. Selecione a MacroData e clique no botão OK, pronto atribuímos uma Macro no Botão, veja figura abaixo:

Depois de atribuir a Macro no Botão, clique fora do botão, e apague o conteúdo da célula B3, e clique no Botão para fazer o teste.

É apenas uma forma simples de se usar o gravador de Macros, espere por outros artigos!


Caso você tenha uma dica ou truque, envie para nós: [email protected]
Por: FV


Comentários
Fabio Vianna
Siga-Me

Fabio Vianna

Modela planilhas deste 1994 e ministra treinamentos desde 1997.
Especialista em Modelagem Profissional de Planilhas, incluindo Dashboards no Excel.
Fabio Vianna
Siga-Me

Últimos posts por Fabio Vianna (exibir todos)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE