O que você pode aprender de Excel e Dashboards com o Fábio Vianna

MERAKI

Você Merece Ter Tempo Para O que Vale a Pena

Olá!

Sou Fábio Vianna, fundador da Fábrica de Planilhas e da Viewsion, e mantenedor do site Dicas de Excel (são mais de 3 milhões de visitas nos últimos 5 anos).

Você certamente constrói planilhas e/ou relatórios/dashboard no Excel. E se já se deu conta de algumas destas relacionadas ao Excel que são:

  • O Excel é apenas uma ferramenta e você sabe que precisa ir além de saber usar bem uma ferramenta;
  • Fazer Dashboards e/ou Relatórios extrapolam a ferramenta utilizada em sua construção. De nada adianta dominar apenas os recursos e
  • Enquanto profissional, você percebeu que precisa se manter um nível acima da ‘concorrência’.

Então garanto que você está no lugar certo!

[optinform]

Existem milhares de sites e cursos de Excel. O que temos de diferente?

No site Fabio Vianna você perceberá os seguintes diferenciais:

  • Nossos cursos de Excel vão além da ferramenta;na verdade não ensinamos a usar o Excel, e sim ensinamos a construir planilhas profissionais para aplicações corporativas;
  • Estou convicto de que você só aprende ensinando, e só sabe ensinar se já fez. Por isso não tenho “cursos teóricos”, ou criados em cima de manuais de Excel. Todos os cursos foram criados dentro de clientes, percebendo a necessidade de cada um deles.
  • Todos os cursos são apresentados diretamente por mim. Experiência não se ensina e por isso não é possível eu “terceirizar” os cursos para outras pessoas.
  • Você é único, possui suas características, conhecimento e necessidades. Sempre me esforçarei para maximizar seu resultado para que você tenha certeza de que aquelas horas investidas em aprendizado tenham realmente valido a pena. Prefiro dar aula para 3 alunos interessados do que para uma turma com 30 que sequer sabem o que estão fazendo na sala.
  • Vamos além da sala de aula:
    • Depois do curso você fica com meu whatsapp;
    • Te passo meu email VIP de solução de dúvidas (não importa se nunca mais fizer curso, sempre te ajudarei em suas dificuldades)
    • E se por coisas da vida você ficar desempregado, aproveite o tempo livre e venha fazer qualquer curso meu DE GRAÇA. Qualquer um.
  • Odeio formalismos. Minhas piadas são péssimas e o repertório é  o mesmo. Mas garanto que você não vai ver o tempo passar. As pessoas aprendem mais quando estão felizes. Isso você terá em meu curso. Não deixarei sua ‘peteca cair’.

Inovação e Criatividade é o que me move

Fomos a primeira empresa latino-americana especializada em modelagem de planilhas, criada em 2002 e até hoje somos a única a integrar de forma profissional o Excel e a Visualização de Informação na construção de dashboards.

Nesses mais de 13 anos, ministramos mais de 600 treinamentos, para mais de 6.000 profissionais, em praticamente todos os estados do Brasil. Significa que há 13 anos treinamos em média mais de 1 pessoa por dia e em média ministramos um curso por semana.

Modelo planilhas profissionais utilizando recursos avançados do Excel e Macros (VBA) há mais de 20 anos. Já modelei planilhas para:

  • avaliação de empresas (compra e venda)
  • project finance (metrô e estradas)
  • projetos de investimento (bndes)
  • análise de crédito corporate (cheguei a ter 4 grandes bancos utilizando modelos desenvolvidos por mim)
  • orçamento empresarial (integrando excel e access e excel e sql)
  • forecasting / projeções financeiras (dezenas de empresas de vários portes e ramos de atuação)
  • dashboards operacionais e estratégicos (dezenas deles, para diversos tipos de empresas e ramos de atuação)
  • isso só para citar alguns

Aliás, aprendi Excel DE VERDADE quando os clientes perguntavam se dava para fazer determinada coisa no Excel, e eu respondia – na lata – “Claro que sim!”. E depois corria para fazer acontecer…

Tenho Orgulho Do Que Criei

Os cursos a seguir foram desenvolvidos por mim (e se você já viu algum desses oferecido por alguma escola de informática é porque deram CTRL-C e CTRL-V no meu temário)

  • Dashboards em Excel
  • Relatórios gerenciais em Excel
  • Imersão em Excel Avançado
  • Tabelas Dinâmicas em Excel
  • Como Criar Gráficos Profissionais em Excel
  • PowerPivot
  • Como criar planilhas profissionais de orçamento
  • Como criar planilhas profissionais de propostas comerciais
  • Dentre vários outros treinamentos

Por isso hoje preocupo-me em transmitir conhecimento que realmente faça a diferença. Se você quer apenas aprender a usar PROCV ou a fazer um gráfico, basta procurar uma dica ou tutorial.

Minha missão é ir além disso: é conseguir, através do conhecimento correto, transformar um profissional que usa planilhas em um Profissional que Modela Planilhas. Ou que faça Dashboards profissionais.

Canso de ver profissionais estressados, preocupados em saber se a planilha está correta, gastando intermináveis horas para fazer um dashboard que sequer sabe se será compreendido.

Como gosto de dizer:

Conhecer Modelagem de Planilhas e Dashboards é para sobrar tempo para o que importa

Ficar com a família, ter tempo para estudar algo novo, ir dormir mais cedo ou mesmo reduzir o nível de estresse.

É claro que não é ‘culpa’ do Excel. Na verdade é porque ocupamos preciosas horas nele, como se fosse a coisa mais importante. Não é. Ele é APENAS UMA FERRAMENTA.

Mas você precisa saber usá-la de forma contextualizada. Mais do que já você já sabe e além do que profissionais ‘comuns’ conhece.

Então, este é meu convite: deixe-me ensiná-lo a fazer planilhas profissionais, a entender de verdade o que é um Dashboard, e ir além das coisas básica que existem por aí.

Vamos começar? Então inscreva-se em nossa lista VIP para poder receber semanalmente dicas e sacadas de Excel e Dashboards e ficar por dentro dos cursos que eu estiver oferecendo no mês.

Aproveite e siga-me nas redes sociais. adicione-me no Facebook, Linkedin e onde quiser.

Antes de tudo quero amigos que pensem do mesmo jeito, afinal já disseram que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos.

Minha Jornada Até Aqui

Primeira Porrada Que Levei Da Vida

Gostaria de compartilhar o caminho tortuoso que segui até chegar onde cheguei e tentar mostrar o porquê da minha quase obsessão com o ‘usar o tempo para o que vale a pena’.

Fui o chamado ‘raspa de tacho’: filho único de uma mãe de 43 anos e um pai de 67. Como era de se esperar, não convivi muito com meu pai.

Em 1982, então com 9 anos, meu pai (teimoso como uma porta) demorou para procurar um médico e tarde demais descobriu estar com câncer no intestino. Operou e teve uma sobrevida curta.

Era criança e não entendia muito essas coisas, até chegar ao 1º baque de minha vida: Lá em abril/maio de 1983 sou chamado pelo oncologista dele e ele me informa que meu pai não mais sairia do hospital. Só depois de morto. Em junho (faltando uma semana para meu aniversário) ele faleceu.

Morava em Santos, e como toda minha família morava em São Paulo, além de minha mãe não querer ficar mais na cidade que trazia muitas lembranças, mudamos para SP.

Era 1984. Vivíamos bem naquela época, a pensão que ela recebia era boa e meu pai tinha deixado um pequeno seguro de vida, que usávamos para comprar meu uniforme e material didático para a escola (estudei no Liceu Pasteur). Daí veio o Sarney, e lembro-me que aconteceu alguma ‘pedalada’ que fez com que o dinheiro que tínamos aplicado de repente não valesse quase mais nada…

Em 1986/1987 as coisas começaram a complica. Consegui bolsa de estudos no Liceu e começamos a precisar de ajuda de familiares.

As coisas foram piorando até que, em 1989 precisamos morar de favor num quarto da lavanderia onde ela trabalhava. Meses depois ela consegui um trabalho de doméstica em uma casa.

Terminei os estudos do 3o colegial em 1990, fiz cursinho para engenharia naval (!!!) e não passei na 2a fase (ainda bem kkkk).

Segunda Porrada Que Levei Da Vida

Em 1991 entrei na FGV na turma do 2º semestre, porque descobri que gostava muito de marketing.

Em 1992 minha mãe começo a emagrecer e a ter dificuldades para se alimentar.

Nem preciso comentar o que passou pela minha cabeça…no dia 7 de setembro ela foi para Santos com uma tia para se consultar com um conhecido dela.

Na semana seguinte, minha mãe seria operada e ainda não sabia o diagnóstico.

Quando chego no hospital, minha tia chega e diz que minha mãe estava com câncer de esôfago e que seria operada para a realização de gastrostomia (um tudo para se alimentar diretamente ligado ao estômago).

Quando chega o médico, era o mesmo que tinha tratado de meu pai…

Como ela ficaria se tratando em Santos, não iria mais trabalhar como doméstica e eu precisaria sair da casa onde estávamos.

Já deu para anotar que nunca tinha trabalhado (estava em um estágio na CEF na época) e nunca tinha morado sozinho. Era filho único de uma senhora de idade, tratado como um bibelô frágil.

De repente me vi sem minha mãe e indo morar em uma pensão. Nem quarto era; era uma sala grande onde a dona havia colocado um tapume e transformado em quarto.

Pelo menos era perto da FGV (se alguém conhece, era na Rua Santo Antônio, ao lado do Bar Amigo Gianotti)…

Em 1994 um amigo me indicou uma empresa que precisava de estagiário, e fui trabalhar lá. Nesse ínterim minha mãe estava também com traqueostomia e em estado terminal.

10 dias depois de mudar de emprego, ela faleceu.

Estava eu, com 21 anos, sem pai, mãe, sem renda, sem bens. Só me restaram alguns (poucos) amigos e uns tios e tias que obviamente e justificadamente tinha outras prioridades.

Neste emprego comecei vendendo planilhas (ainda em Lotus 123) para formação de preço de venda, projeções; enfim basicamente ferramentas para finanças.

Com o tempo fui aprendendo mais até que em 1997 comecei a dar treinamentos. Na época bolei meu 1o curso, chamado “Finanças em Excel”. Só com este curso treinei mais de 1.900 pessoas.

Assim que começou o uso mais intensivo de internet, bolei um material sobre finanças chamado Up-To-Date, que seria enviado semanalmente para os assinantes via e-mail. Acho que foi uma das primeiras inciativas de se monetizar a internet.

Nesta empresa não tinha tempo para nada. Meu ex-chefe me ligada de domingo exigindo que eu fosse até o escritório para trabalhar, resolver pepinos, etc. Não tinha hora para nada. Não podia emendar feriados (cheguei a ter que vir em uma 6ª feira de emenda de um feriado lá de Monte Verde onde estava para fazer uma reunião de 45 minutos…). Aprendi bastante em termos técnicos, mas definitivamente não era a vida que eu queria.

Terceira Porrada Que Levei Da Vida

Por volta de 1998/1999 um primo meu (Arthur) começou a ter problemas para usar um braço, ele achava que era tendinite. Ele tinha 23 anos.

Em alguns meses ele ficou paralisado, por conta de um tumor na coluna, e faleceu. Em meses, um cara absolutamente saudável, morreu. À toa.

Ele jogava bola, tinha banda (tocava bateria MUITO bem).

Tínhamos quase a mesma idade, estávamos sempre juntos, na infância brigávamos pelas mesmas garotas…Era quase um irmão.

MINHA empresa

Em determinado momento, comecei a ser procurado para cursos ao invés da empresa onde trabalhava. Casei em 2001 e minha ficha caiu:

  1. Corria sério risco de não ver meu filho nascer, tal a quantidade de trabalho que tinha, viagens, etc
  2. Não era remunerado de forma justa (não tinha registro em carteira, contrato, NADA)
  3. Tinha nenhum pouco reconhecimento

Até que em 2002 abri minha própria empresa. Eu e minha esposa tínhamos uma mesa de micro da Tok Stok (uso-a até hoje) na sala de um apartamento de 1 dormitório e apenas um micro (brigávamos para o usarmos – ela no comercial e eu nos projetos).

A sensação de quando dei meu 1o curso pela minha empresa é vívido até hoje…

Quarta Porrada Que Levei Da Vida

Comecei a trabalhar como louco, sem hora para acabar, de final de semana, feriado, etc. Até vi minhas duas filhas nascerem.

Até que um dia a mais velha me pergunta: “Papai, você me ama?”

3º baque na minha vida. Achava que o que fazia por ela era amor. Dava tudo para ela (assim que ela nasceu cheguei a gastar 500 reais em babadores). Isso foi em 2011.

Procurei um curso de auto-conhecimento (Processo Hoffman– recomendo mesmo!) e comecei a entender melhor minha missão (porque todo mundo tem uma).

Minha Missão

E descobri que no que eu dominava, poderia ajudar as pessoas a conseguirem tempo para os que lhe é importante. E ficar se desdobrando para fazer planilha até tarde da noite, definitivamente, não é…

Pareço criança com brinquedo novo quando um aluno me diz que consegue fazer algo mais rápido no Excel, e/ou que agora todos na empresa o conhecem como quem sabe fazer gráficos inteligíveis. Ou que conseguiu uma promoção, impressionou uma platéia. É muito legal.

Acredito que a cada segundo somos apresentados a oportunidades de aprendizado. Sou grato a todos com quem cruzei na vida e a todos os que me ajudaram a chegar onde cheguei.

Minha missão, hoje, é ajudar os profissionais a melhorarem seu desempenho em modelagem de planilhas, fazendo modelos mais rapidamente e com melhor qualidade e também a conseguirem apresentar as informações de maneira correta para auxiliar na tomada de decisões.

Não sou perfeito, minha filha e esposa odeiam quando fico no celular. Continuo com vários defeito, mas hoje tenho uma consciência mais clara a respeito de nosso maior ativo: o tempo.

Como só conheço Excel (kkkk) a forma de ajudar as pessoas a se apoderarem deste valioso ativo é ensinando- as a utilizar de forma inteligente e profissional a ferramente que elas mais vêem na frente, que é o Excel.

Chega, né?

Se você chegou até aqui já merece uma cerveja (ou suco).

Apenas tenha a certeza de que o que ofereço será sempre com pelo menos um destes objetivos:

  • Fazer sobrar tempo para você fazer o que é importante
  • Fazer com que seus Dashboards sejam os melhores relatórios da Empresa
  • Capacitar você a apresentar informações compreensíveis e que auxiliem decentemente na tomada de decisões

Continue conosco

Aproveite e cadastre-se para receber periodicamente nossas dicas e agenda de cursos.

[optinform]

 

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

JOGO DOS 13 ERROS

Ache todos os erros neste gráfico

Baixe GRÁTIS o PDF mostrando os 13 erros mais comuns cometidos por quem cria gráficos no Excel.

Confirmado! Acesso agora sua caixa com o link para seu PDF