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Como criar dashboards profissionais no EXCEL

APRESENTAÇÃO

Você já deve ter visto dezenas de imagens, cursos, vídeos falando sobre “Dashboards em Excel”.

Em todos eles você encontrará esses pontos em comum:

1. Só falam de Excel.
2. Ninguém diz de onde a “ideia” veio.

A impressão é de que basta conhecer umas funções do Excel, saber criar uns gráficos coloridos, copiar umas templates do Pinterest e voilà: você está pronto para ser promovido e ouvir elogios por todo o lugar onde passar.

Quando criei esse curso aqui no Brasil, lá por volta de 2006, eu não tinha de quem copiar, não tinha nenhum exemplo no Google. Só tinha a teoria de Dashboards, diversos livros lidos e uma vaga ideia de que dava para fazer “isso” no Excel.

Nem preciso dizer que a moda pegou, haja visto a quantidade de “especialistas” em Dashboards no Excel que apareceram.

Passados mais de 15 anos do primeiro curso, o temário evoluiu e novas opções surgiram no Excel. A única coisa que não mudou foi minha fidelidade ao conceito.

Esses “especialistas” convenceram boa parte dos profissionais de que para virar um expert em Dashboard você precisa:

1) Conhecer várias funções do Excel (e claro, o PROCV);
2) Usar 3, 4 tipos de gráficos do Excel;
3) Saber inserir ícones e fundos coloridos;
4) Conhecer um pouquinho de tabela dinâmica

Muitos “especialistas” entregam um ebook com 3 páginas de um apanhado de teoria, como se fosse um bônus.

Mas para fazer um Dashboard de Verdade você precisa conhecer:

1) Excel e ter um repertório de pelo menos 20 a 30 gráficos diferentes (e em que situações usar cada um deles), saber usar tabelas dinâmicas e saber higienizar / consolidar dados);
2) Design de informação
3) Storytelling

Não precisa ser expert, mas precisa ter esses 3 pilares bem fincados. Criar um Dashboard é mais técnica do que decorar menus. Nem criatividade você precisa ter, porque tudo o que estiver dentro de um dashboard precisa de um fundamento. Colocar um gráfico X ou Y na posição A ou B não é por “opinião”, é porque existe um fundamento naquilo.

Quando você olha para a ferramenta você domina somente 1/3 do processo de elaboração de um Dashboard. Para um profissional “montador de dashboards” é suficiente, porque ele apenas vai construir o que mandarem ele construir e vai ficar copiando templates duvidosas de sites de imagem.

É quase uma “uberização” dos profissionais de Dashboard. Todos dominam Excel, sabem fazer rápido e sabem copiar templates.

Se você chegou até aqui então provavelmente faz parte dos profissionais que já perceberam que para fazer um Dashboard você precisa ir além de saber onde os menus do Excel estão. Você sabe que o gestor espera uma solução que o auxilie na tomada de decisão, sem precisar ficar perdendo tempo com páginas cheias de decoração.

E é para esse tipo de profissional que este curso foi montado. Não é um curso de tutoriais, é uma formação em Dashboards Profissionais no Excel.
Obviamente não é um curso teórico. Ele será 100% prático e você vai aprender tudo o que precisa sobre a ferramenta para fazer um Dashboard de Verdade.

 

OBJETIVOS

 Depois de participar deste treinamento você estará capacitado/a a: 

  1. Escolher as melhores visualizações disponíveis para cada tipo de informação;
  2. Saber criar visualizações sofisticadas que não existem no padrão do Excel;
  3. Definir as principais informações a serem apresentadas no Dashboard com base no objetivo daquele relatório e na persona que irá vê-lo;
  4. Escolher fontes, as cores mais poderosas para aquele tipo de informação (e sem parecer infantil);
  5. Criar um storytelling a partir do relatório criado;
  6. Importar dados de diversas fontes de dados (Excel, Txt, Diretórios, Web, SQL etc.) para o Excel;
  7. Realizar higienização de dados (limpeza, consolidação, eliminação de dados etc.) através da ferramenta do chamada PowerQuery.

Mande-me mais informações

14 + 8 =

Público Alvo

Profissionais que queiram aprender a criar Dashboards Profissionais no Excel e não querem apenas dominar a ferramenta.

Estudantes que queiram agregar um conhecimento de ponta a seus curricula.

Profissionais em recolocação que desejam adicionar um diferencial a seus curricula e melhorarem sua empregabilidade.

TEMÁRIO

MÓDULO 1 – Visualização de Informação

O que é visualização da informação? 

  • Origens
  • Evolução
  • Ferramentas disponíveis 

Análise Exploratória e Explanatória de dados 

  • A importância de cada uma delas
  • Você sabe o que está fazendo? 

 A percepção visual 

  • Como funciona
  • Memória de Curto e Longo Prazo
    • A Lei de Miller
  • A importância dos atributos pré-atentivos na visualização (com exemplos de uso no Excel)
    • Forma
    • Cor
    • Posição
    • Movimento 
  • Propriedades Visuais
    • Localização
    • Tamanho
    • Área
    • Forma
    • Cor
    • Orientação 
  • Os princípios da Gestalt aplicada à visualização de informação (com exemplos no PowerBI)
    • Proximidade
    • Similaridade
    • Fechamento
    • Área Comum
    • Continuidade
    • Conexão
    • Figura e Fundo
    • Simplicidade 
  • O risco da “carga cognitiva” em visualizações e como minimizá-lo 

As análises típicas de informação 

  • Comparação
  • Linha de Tempo
  • Proporção
  • Distribuição
  • Relacionamento
  • Localização
  • Pedaço do Todo
  • Incerteza / Desvios 

MÓDULO 2 – Carga e Modelagem dos Dados

Importação de dados

  • Os tipos de dados que podem ser importados pelo Excel
  • Exemplos de importação de dados em Excel, TXT, Web, Pasta, dentre outros 

Manipulação dos Dados 

  • Higienização de dados importados com a ferramenta de PowerQuery:
    • Inclusão e Exclusão de colunas
    • Inclusão e exclusão de linhas
    • Separação e mesclagem de colunas
    • Eliminação de espaços vazios e caracteres indesejados
    • Substituição de dados
    • Promoção de linhas a cabeçalhos
    • Transposição de tabelas
    • Remoção de duplicatas
    • Transformação de textos em números e vice-versa
    • Dentre outros tipos de ajustes
  • Filtragem de dados
  • Edição de consultas
  • Relacionamento entre tabelas  

MÓDULO 3 – Criação do Dashboard

Configurando o dashboard

  • Definindo tamanho de página
  • Inserindo imagens e cores de fundo

 Criando visualizações no Excel para cada tipo de análise

  • Comparação
  • Linha de Tempo
  • Proporção
  • Distribuição
  • Localização
  • Pedaço do Todo
  • Incerteza / Desvios 

 Princípios de Design aplicados na criação de Dashboards Profissionais no Excel

  • Hierarquia Visual
  • Fontes
    • Técnicas para escolher as melhores fontes
    • Como combinar fontes
  • Cores
    • Definindo paleta de cores para dados categóricos, divergentes e sequenciais 

MÓDULO 4 – Adicionando interatividade ao relatório 

  • Segmentação de Dados
  • Linha de Tempo
  • Cuidados a serem tomados
  • Como formatar os menus de linha de tempo 
  • Como automatizar o dashboard automaticamente
    • Sem Macros
    • Com Macros

MÓDULO 5 – Compartilhamento

  • HTML
  • Web
  • Outras opções 

 

Como será o curso ao Vivo

Ele será realizado ao vivo pela plataforma Zoom. Os participantes receberão o link da sala um dia útil antes do início do treinamento.

Caso não possa assistir no dia e hora deixaremos os vídeos disponíveis por 3 meses a partir do início do treinamento.

Os alunos terão acesso ao WhatsApp do consultor Fábio Vianna para tirar em dúvidas.

 

Pré-Requisitos

Conhecimento básico de Excel e que já tenha criado algum relatório / dashboard em qualquer tipo de ferramenta.

    DATA E HORÁRIO

    MANDE-ME MAIS INFORMAÇÕES

    3 + 10 =

    DATAS: 7 a 9/julho e 12 a 16/julho

    HORÁRIO: das 18h45 às 21h45

    O curso será online pelo Zoom e os participantes terão acesso às aulas gravadas por 3 meses após o treinamento).

    Investimento:

    Para inscrições PAGAS até 30/06 = R$1.190,00 via depósito / boleto / transferência. Em até 3 X sem juros ou até 12x com juros no cartão de crédito

    Para inscrições PAGAS após  30/06= R$1.390,00 via depósito / boleto / transferência. Parcelamento em até 12x com juros.

    Esse valor inclui:

    • Acesso às 8 aulas online
    • 12 meses de acesso à gravação das aulas
    • Apostila digital com todos o conteúdo do treinamento
    • Acesso ao OneDrive com todas as bases relatórios criados ao longo do treinamento
    • Solução de dúvidas permanente e diretamente com o Fábio Vianna (não é com o suporte, é diretamente com o consultor), via WhatsApp ou e-mail
    • Uma live mensal por 12 meses com novas dicas e tutoriais
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