fbpx

FONTES EM DASHBOARDS NO EXCEL

Guia Prático

FUNÇÃO AGREGAR

A função agregar é a irmã mais nova da função subtotal.

Basicamente a função subtotal realiza alguns cálculos ignorando linhas ocultas, isto é, se em sua planilha você tem 3 linhas, cada uma com valor 10, e oculta uma delas, enquanto que a função SOMA resultaria em 30, a função SUBTOTAL mostraria 20 como resultado.

Mas a função agregar faz mais coisas, e o que achei mais interessante é a possibilidade de ela ignorar células com erro.

Maior vantagem da função agregar

Em algumas situações quando fazemos alguma fórmula em nossa planilhas, um delas apresente algum erro, que muitas vezes até pode acontecer, mas que acaba por ser propagado para todo o resto de nosso modelo, fazendo com que precisemos tratar basicamente todas as possibilidades de erro que possam acontecer em alguma fórmula.

Imagine a situação a seguir:

Screenshot_1

Note que, caso haja alguma célula com erro, o totalizador (no exemplo, a função SOMA), ficará comprometido.

Agora, se usarmos a função AGREGAR, ela simplesmente irá ignorar a célula com erro, mostrando a resposta 30.

Além disso, ela tem a mesma vantagem da função subtotal, que é a possibilidade de ignorar linhas ocultas também. O que ela tem de melhor é a possibilidade de você escolher se quer que ela ignore linhas ocultas ou não e se quer que ela ignore erros ou não.

[irp posts=”1885″ name=”Função SOMASES”]

Sintaxe da função AGREGAR

A função agregar possui a seguinte sintaxe:

AGREGAR(número_da_função, opções, matriz, [k])

Número_Da_Função: Corresponde á função que você deseja utilizar nela, pode ser some, média, etc, de acordo com a tabela a seguir:

Screenshot_2

Opções: Aqui você define se quer que ela ignore erros, linhas ocultas, etc. Os códigos disponíveis são:

Screenshot_3

Matriz: É o intervalo a ser usado para fins de cálculo.

K: É um índice que você deve utilizar dependendo do Número_Da_função que você usou. O k corresponde à posição/quartil/percentil das funções a partir do código 14:

Screenshot_4

 

Exemplo e Quadro Resumo da função AGREGAR

Abaixo um quadro-resumo com exemplos da função AGREGAR e comparação com as funções SOMA e SUBTOTAL:

Nele, colocamos os 8 códigos de opção possíveis para você perceber como cada um funciona. Agora, se seu objetivo fosse o de somar somente as células com valores visíveis, a melhor opção seria usar o código 3, que ignora, erros, linhas ocultas e ocorrências de função subtotal e agregar. Em outras opções ele inclui o resultado de uma função no resultado, duplicando o valor que deveria ter sido usado somente uma vez (clique na imagem para ampliar):

RESUMO DA FUNÇÃO AGREGAR

 

Licença Creative Commons

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE

quatro motivos para voce parar de usar o procv

quatro motivos para voce parar de usar o procv

Já são 40 anos de idade O Excel 1.0 foi criado em 1982. São quase 40 anos de existência. Apesar de ter começado minha carreira usando o Excel 5.0 tenho certeza de que a função PROCV existia nela (pelo menos no 5.0 tinha!). Então estamos hoje, no séc. XXI obcecados em...

ler mais
Como utilizar a Função Filtro

Como utilizar a Função Filtro

Certamente você no mínimo já ouviu falar do recurso de FILTRO do Excel. Nele você consegue mostrar somente linhas de uma planilha que atendem a um ou mais critérios. Além disso você poderia usar também o filtro avançado, cuja principal diferença é a possibilidade de...

ler mais

Função PROCX

Como usar a função PROCX Recentemente a Microsoft incluiu uma nova função em seu arsenal de funções de procura a referência, a função PROCX. Além de servir como um substituto para o famoso PROCV, ela também utiliza a nova funcionalidade, que é apresentar a resposta em...

ler mais
Fabio Vianna
Siga-Me
Nossas Redes Sociais
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube